Superando o medo de levantar recursos

por Sarah Breuel*

publicado originalmente no blog da IFES (versão em português)

“É embaraçoso, sinto que estou a mendigar.”

Estas foram as palavras de Adilson Bene quando falava sobre angariações de fundos há alguns meses. Ele tinha se tornado recentemente no secretário-geral da Aliança Bíblica Estudantil de Moçambique (ABEMO). Um dos seus grandes desafios era enfrentar a situação financeira precária do movimento: dificuldades em pagar os salários ao staff (incluindo o seu próprio salário), e os orçamentos não cumpridos.

Ele decidiu enfrentar este desafio de uma forma direta e, por isso, convidou-me, uma obreira da IFES, atuando na Itália, que tem experiência neste tipo de situação. Juntos, começamos a trabalhar em um projeto com um objetivo bem claro: tornar a ABEMO financeiramente sustentável.

O meu primeiro alvo, no entanto, era ajudar o Adilson a enfrentar os seus medos pessoais. Já vi, vezes e vezes sem conta, Deus a usar o trabalho de angariação de fundos a um nível profundo na vida do líder, lembrando-o que Deus é aquele que providencia e que está sempre a trabalhar. Quando o líder ultrapassa estes medos, um movimento inteiro pode ganhar vida. Enquanto o Adilson e eu estávamos trabalhando com Deus os medos, Deus também estava fazendo outra coisa. Ele espalhou generosidade em três outros movimentos da IFES!

Primeiro, os estudantes de todo o Brasil foram convidados a orar e a doar ao projeto. A resposta incrível foi uma doação, que ficará na história, de quase mil dólares americanos! Depois disto, os estudantes do Grupo Bíblico Universitário (GBU) de Portugal, encorajados pela generosidade dos estudantes brasileiros, deram mais que o dobro daquilo para o qual tinham sido desafiados a dar: uma oferta generosa de mais de 612 dólares americanos. Aí, os estudantes italianos, quando ouviram falar das ofertas dos estudantes portugueses e brasileiros, deram, com sacrifício, mas com alegria, 415 dólares americanos durante uma pequena reunião de liderança estudantil.

Com estas belas ofertas, eu, o Adilson e a equipe lançamos campanhas por toda Moçambique em outubro. Os estudantes ficaram emocionados ao ouvir as histórias dos estudantes em outros movimentos da IFES que oravam por eles e doavam para a sua causa. Os estudantes acabaram por responder com uma generosidade incrível! Em apenas três semanas, a ABEMO obteve 40 novos estudantes que se comprometeram a doar mensalmente e mais de 80% da campanha anual dos graduados já foi alcançado. Da maneira como as coisas andavam, parecia que o sonho da ABEMO de se tornar financeiramente sustentável se tornaria realidade em breve. Glória a Deus!

Adilson escreveu-nos sobre como Deus o mudou durante este tempo.

“A semana passada foi muito importante para mim. Encontrei-me com um doador que, há alguns anos, tinha me deixado traumatizado ao gozar comigo quando o convidei a dar alguma coisa. Desta vez, visitei-o sabendo que não estaria a convidá-lo a doar nada para mim, mas para o Reino de Deus em Moçambique através da ABEMO. Senti que tinha ultrapassado o meu medo. E que alegria que eu senti quando o vi aberto ao convite de doar!”

Estudantes de Moçambique, do Brasil, de Portugal e da Itália, estiveram ligados em oração no Dia Mundial do Estudante da IFES e continuam a alegrar-se juntos, louvando a Deus por esta nova fase na vida da ABEMO.

Como é que o teu movimento está financeiramente? Quais são os seus medos no que toca a angariação de fundos? Quais são os seus medos no que toca a doar financeiramente para o trabalho de Deus? Esperamos que esta história em Moçambique possa encorajar-te a refletir e a enfrentar os teus medos, sabendo que Aquele que providencia tudo espera ver o Seu reino crescer no teu país.

 

* Sarah é formada em administração e tem mestrado em teologia. Fez parte da ABUB, agora é obreira da IFES em Roma, Itália

Gostou do conteúdo?

Compartilhe nas redes sociais e faça mais pessoas conhecerem a ABUB.