Notícias

Festival Mira traz olhar latino-americano para sociedade e arte

Projeto financiado pela Comunidade Internacional dos Estudantes Evangélicos promove grade de discussões sobre espiritualidade, política e artes

O que nosso contexto latino-americano tem para falar sobre arte, cultura, gênero, política e meio ambiente? Mira esta ideia: de 21 a 25 de outubro acontece em Pelotas (RS) o ¡MIRA!. O evento é um festival acadêmico e cultural que põe na roda grandes temas presentes na universidade e na sociedade que envolvem espiritualidade, política e artes. 

O projeto foi desenvolvido pelas estudantes da ABU Pelotas Déborah Vieira e Jéssica Porciúncula e pela assessora auxiliar do grupo no Rio Grande do Sul Paloma dos Santos. Para ser realizado, o financiamento inicial é da Ifes (Comunidade Internacional dos Estudantes Evangélicos, na sigla em inglês). O projeto também está vinculado à ABUB (Aliança Bíblica Universitária do Brasil), à UFPEL (Universidade Federal de Pelotas) e à Secretaria de Cultura do município gaúcho.

Para que as reflexões e discussões aconteçam, o festival conta com um eixo de atividades envolvendo  exposições artísticas, mesas de debate, revista e oficinas. Entre os assuntos da programação estão a relação da mulher com a arte contemporânea, racismo e xenofobia no Brasil, identidade latino-americana e soberania alimentar. Intervenções artísticas e um show da banda Simonami também estão na grade de atividades.

Até o dia 30 de setembro, interessados poderão inscrever seus trabalhos no site do festival. Serão vinculados produções na área de pintura, desenho, design gráfico, fotografia, colagem, mosaico, stencil, gravura, escultura, tecelagem, vídeo, cinema, animações, performances, instalações, dança, entre outras. Voluntários e doações também são bem-vindas durante este período de preparação para o evento.

“Com o Mira pretendemos dar um enfoque totalmente novo às discussões por tantas vezes já realizadas nos corredores e salas de aula da universidade. No entanto, queremos mais que isto. Aproximar a comunidade externa dos universitários é um objetivo claro do festival. Entendemos que essa aproximação é capaz de ressignificar o espaço universitário, criar novos vínculos, laços e concepções das mais diversas temáticas”, diz a descrição do projeto.

 

 Mira a descrição do projeto e a programação aqui

Mira o vídeo para contribuir com o projeto aqui

Mira o site do festival, com todas as informações, editais de inscrição e guia completo aqui

Nenhum Comentário

Comentar

O conteúdo deste campo é privado não será exibido ao público.
CAPTCHA
O teste abaixo serve para verificar se você é um ser humano e para prevenir submissões automáticas de spam.