Notícias

Dar a vida pelos irmãos: doação de sangue em Blumenau

Grupo participa de doação de sangue organizada por igreja local, no último sábado

A ABU Blumenau participou no último sábado (01) de uma doação de sangue coletiva organizada pela UMADBLU (União da Mocidade das Assembléias de Deus de Blumenau). A doação foi feita no Hemocentro Regional durante toda a manhã.

Depoimento da ABUense Samara Braun:

"Sabe, fazer um relato de uma doação de sangue parece algo muito banal. Mas é verdade, eu nunca tinha doado sangue. Sempre arranjei desculpas, até mesmo pra não confessar meu medo de agulhas. Pedidos de doação nunca me tocavam o coração, mas Deus vem trabalhando isso em minha vida. Assim, decidi que em 2014 eu seria doadora. Mas, Senhor? Quando? Eu não vou lá sozinha!


Levei esse assunto ao GB (Grupo Base) e Deus não deixa escapar uma, né?! O grupo de jovens de uma igreja local havia se mobilizado para uma campanha de doação. “A ABU pode participar também?” “Pode!!” O medo estava sob controle, mas o Senhor não deixa escapar, e mexeu muito comigo na hora do cadastro. A pedidos do pessoal do IPL (Instituto de Preparação de Líderes), resolvemos nos cadastrar como doadores de medula óssea também. Na hora, a moça me perguntou umas três vezes: “Mas você tem certeza mesmo que quer se cadastrar como doadora de medula? Mesmo?" Percebi que o negócio era sério. “Sim! certeza! Mas por quê? O pessoal desiste fácil?” “Na hora que precisamos deles, eles desistem...” Bah, que choque, se algo nunca havia me tocado, veio tudo nessa hora. E se sua única chance de cura estivesse nas mãos (ou na medula) de uma única pessoa e ela não quisesse te ajudar? Jesus, misericórdia da minha vida por nunca ter percebido a gravidade dessa situação.

E agora, escrevendo este depoimento, Jesus me cutuca dizendo: “Eu sou sua única chance, e eu não desisti de você.” Ah Jesus, é bondade e amor que excede meu entendimento, obrigada! Doar sangue foi muito além de uma ação social, foi lição de vida. Senhor, que não venhamos a esquecer desta lição, e que nossa doação seja a chance de alguma pessoa, que não venhamos a desistir de ajudar por nossos medos, mas que sempre tenhamos em mente seu ato de amor de suportar tudo para nos dar mais uma chance."

 

Por que doar sangue? 

O sangue é um tecido vivo essencial para a vida. Doar sangue é um gesto de amor. Neste evento não doamos sangue para nenhuma pessoa específica, mas doamos para o banco de sangue, que sempre precisa de um bom estoque para atender a população. Além do cadastro como doadores de sangue alguns jovens também se cadastraram como doadores de medula óssea. O cadastro de doadores de medula óssea é muito importante, pois encontrar um doador compatível com um paciente é, em média, de 1 em 100 mil pessoas. A doação de sangue não traz risco à saúde do doador e apenas uma doação pode ajudar várias vidas.

“Nisto conhecemos o que é o amor: Jesus Cristo deu a sua vida por nós, e devemos dar a nossa vida por nossos irmãos.” I João 3:16.

Jesus nos comprou com o seu sangue e nós somos responsáveis por usar nossos dons, talentos (e porque não) nosso sangue para a obra dele. E, como esta escrito no panfleto do hemocentro, “salvar vidas está no seu sangue”.

 

Suany Barbosa Santos Ottobeli

Estudante de Farmácia - FURB (Universidade Regional de Blumenau)

Diretora de Comunicação da ABU Blumenau

Nenhum Comentário

Comentar

O conteúdo deste campo é privado não será exibido ao público.
CAPTCHA
O teste abaixo serve para verificar se você é um ser humano e para prevenir submissões automáticas de spam.