Sou um profissional, e agora?

O período da universidade é sem dúvida marcante em nossa história de vida. É um crescimento em amplos os sentidos, um amadurecimento emocional, intelectual, social, familiar e espiritual. Depois de alguns anos de intensas vivências, um belo dia vamos dormir graduandos e no outro dia acordamos profissionais. E a grande pergunta é: Sou um profissional, e agora?

A missão da Aliança Bíblica de Profissionais de São Paulo (ABP-SP) é “Por meio de relacionamentos, fortalecer profissionais no exercício de sua vocação no Reino e apoiar a missão estudantil”.

Relacionamentos

A ABP-SP entende que por meio dos relacionamentos interpessoais, entre os participantes do grupo, seja possível fortalecer os profissionais que ali estão a enfrentarem os desafios do ambiente profissional independente da área de atuação.

Deus é um ser relacional e age por intermédio de pessoas, nesse sentido a ABP-SP incentiva a comunhão em cada estudo e o compartilhar de experiências.

A Vocação

É fruto da graça e bondade de Deus para conosco e possui três dimensões:

* Dimensão Missão: Convivemos por um período grande de tempo com pessoas que têm raras oportunidades de ter cristãos em seu círculo de amizades, o que traz consigo a oportunidade de estarmos em missão até mesmo em nosso ambiente de trabalho;

* Dimensão Criação: Fomos feitos à imagem e semelhança do Deus criativo, que nos colocou no mundo com a capacidade de criar e produzir a partir de recursos dados por ele: dons, talentos, experiências, oportunidades etc. Assim, exercer a vocação é um processo contínuo de criação, por meio do qual construímos junto com Deus.

* Dimensão Reconstrução: Nosso trabalho tem um sentido para o Reino que transcende qualquer pregação ou testemunho cristão. O trabalho é uma forma de contribuir para que o Reino de Deus se amplie. É uma maneira de tornar concreta a oração em que pedimos “Venha a nós o Teu Reino”. Como cristãos vocacionados, somos chamados a levar o Reino para os lugares onde estamos.

Reino

Cremos que Deus é o único e verdadeiro Rei, soberano sobre tudo. Sendo nós chamados para sermos “embaixadores do Reino”, esse chamado é à transformação de nós e da realidade que nos cerca.

* A transformação interior – lógico que é individual e Deus nos propõem uma mudança de referencial. Ele nos chama a olhar para o outro por meio da graça e amor, como Jesus fez; assim nos livramos do egocentrismos e de uma vida “auto-referenciada”.

* A transformação exterior – conforme Deus vai nos transformando, nossas ações são ativamente para expansão do Reino de Deus na Terra. Uma vez estando na videira verdadeira, damos frutos e prosseguimos para ser mais parecidos com o plano original de Deus.

Vocação e Reino

A ABP-SP trabalha a união de Vocação e Reino, unimos trabalho “secular” e trabalho para o “reino”, carreira e ministério, vocação e chamado. Com essa visão procuramos:

– Ajudar cada um a se conhecer e conhecer seus dons e talentos;
– Estimular os cristãos a olharem além de si mesmos;
– Ajudar a agregar significado ao trabalho;
– Trabalhar a questão da parceria com Deus (tudo o que fazemos, fazemos junto com Deus);
– Promover os valores do Reino.

Apoio à missão estudantil: ABU x ABP

A grande maioria dos profissionais participantes passou pela experiência do movimento estudantil e compreendendo o trabalho e missão da ABUB nossa contribuição para com os estudantes pode acontecer pela:
– Realização de oficinas e palestras em eventos;
– Contribuição financeira;
– Hospedagem de estudantes com passagem pela cidade;
– Compartilhar de experiências profissionais e de vida;
– Apoio em grupos de estudos bíblicos e discipulado, já que como pessoas mais experientes é bem provável que sejam ideais “conselheiros” para os estudantes da ABU/ABS. Desde as dificuldades/dúvidas organizacionais de um grupo local até de vida cristã.
– Além disso, espera-se que após os conturbados anos de faculdades (idas e vindas) o profissional seja bem envolvido com uma igreja local, onde provavelmente ele irá gastar a maior parte de sua “energia ministerial”. Consequentemente, ele é um excelente elo entre ABU com a igreja local. E isso é essencial. Afinal, a ABU é um braço da igreja. E seria muito legal que a ABU ajudasse nas igrejas (dando estudos/oficinas, ajudando no grupo de jovens, etc) e as igrejas nos ajudassem (sedendo locais para os eventos, orando, divulgando).

ABP SP na prática…

– Nos reunimos todo primeiro sábado do mês para compartilhar conhecimentos e experiências sobre assuntos relevantes para a vida e trajetória profissional;
– Promovemos momentos de confraternização e Happy Hours, a fim de proporcionar trocas profissionais e ministeriais. Além disso, é sempre muito gratificante compartilhar momentos de entretenimento e lazer com os participantes;
– Atualmente estamos apoiando o Projeto Social “Eu acredito”, mobilizando esforços para apoiar a instituição, com a oportunidade de servir com o nosso trabalho e capacitação profissional;
– Com relação à missão estudantil, estamos participando efetivamente dos últimos CRs e nos aproximando do grupo base de São Paulo, visando entender possibilidades de apoio local.

Diante dessa perspectiva teórica e prática, gostaríamos de promover um canal de comunicação mais aberto com você que é estudante. Sintam-se a vontade para entrar em contato conosco pelo Facebook. Queremos estar lado a lado com a ABU na missão estudantil e caminhar na buscar por crescimento do movimento.

Você que já se formou… Sugerimos como resposta à pergunta inicial: “Sou um profissional, e agora?”, que venha participar da ABP conosco! 🙂

Se quiser abrir um grupo em sua cidade, entre em contato com a gente

Página da ABP São Paulo, SP no Facebook!

Gostou do conteúdo?

Compartilhe nas redes sociais e faça mais pessoas conhecerem a ABUB.