Sinta-se em casa!

Por Gabriela Albuquerque

Do dia 1 ao dia 5 de julho, aconteceu em São Paulo a 17ª Semana de Reflexão Teológica. Nesses cinco dias estudantes secundaristas, estudantes universitários e profissionais puderam se reunir, confraternizar, rever amigos, e o mais importante de tudo, aprender mais sobre a Palavra de Deus.

O tema abordado nessa Semana foi a “Hospitalidade – Sinta-se em casa”, e a cada dia, nas palestras, estudos e oficinas, víamos a importância da Hospitalidade na vida de pessoas que servem a Deus, e como ela pode impactar a sociedade.

Entender o significado da hospitalidade era muito difícil para mim, afinal nasci e cresci em uma cidade hostil – São Paulo – por isso um momento muito especial para mim, nessa semana, foi o testemunho de uma jovem, dizendo o quanto a ABU mudou a vida dela, no momento que ela mais precisava pessoas que ela nem conhecia foram gentis com ela e a ajudaram.

Eu gostei muito desse testemunho, porque eu tive uma história assim com a ABU. Quando eu descobri a ABU na EACH (onde estudo), me falaram que ia ter uma reunião do grupo base no Mackenzie, e eu fui para conhecer mesmo. Cheguei nessa reunião atrasada, a primeira reunião do ano, entrei na sala e eu não conhecia ninguém, aí eu já me senti super arrependida, pensando “eu deveria ter ficado em casa” rs. Mas não deu cinco minutos, e eu estava lá super à vontade, ajudando a decidir qual seria o tema da ABU esse ano.

Mesmo estando em uma sala, com pessoas que eu mal conhecia, eu me senti em casa, me senti bem, me senti querida, e aqueles estranhos hoje são meus amigos \o. Nesse dia foi proposto o tema “Hospitalidade” e na hora eu vi que hospitalidade e ABU, são sinônimos :D.

Seguem alguns depoimentos sobre a Semana!

“Então, eu na verdade nem sabia o que esperar do SRT, e das oficinas da ABS que antecediam a SRT, e na verdade sempre me chamavam para ir nas oficinas, pois eu participo da ABS desde meu sétimo ou oitavo ano, sim eu não era secundarista, mas eu nunca consegui ir… Porém este ano foi diferente, eu pude ir em todas as oficinas e em todas as palestras quase, e foi um lugar onde eu aprendi bastante. Nas oficinas aprendi coisas bem práticas que podem ser aplicadas na ABS na qual eu vou, e cada palestra na SRT foi muito boa, pois cada palestrante tinha um jeito. E eu pude aprender muito com todos, conhecer novas pessoas, e também espero ter sido benção na vida de alguns assim como alguns foram em minha vida, que Deus os abençoe (:.” Samuel “Mumu”, estudante do 1º ano do ensino médio na ETESP, da ABS de São Paulo.

“A semana de reflexão teológica foi muito edificante para minha vida. Para mim, que acabei de entrar na ABU, é um refrigério saber que a igreja cristã se organiza e se atém ao evangelho verdadeiro. É muito bom contar com a experiência de pessoas que há muito tempo lidam com a propagação do evangelho nas universidades e passam pelos mesmos dilemas que nós estudantes, é também um magnífico intercâmbio cultural, encontrando pessoas de diversas formações, experiências de vida e experiências cristãs. Estou realmente muito feliz com esta experiência.” Vitor Vilela, estudante de Ciências Sociais na FFLCH, USP São Paulo.

“De tudo que foi dito/ensinado, o que mais chamou minha atenção foi o que o Josué Bratfich trouxe sobre a ideia de que a parábola cria impacto, ilustrando a junção de duas parábolas, e relacionando com a ordem cronológica do Livro de Lucas. Dentre muitas coisas que ele disse, a que mais brilhou aos meus olhos, é que Maria não se vê nem [o] Mestre da lei, [o] Sacerdote ou [o] Levita, mas ela sabe que ela não é, não é o bom samaritano e se vê ferida, e que precisa do amor e vida e que a considerem [como] seu próximo, e o bom samaritano como sendo Jesus.” Priscila Carneiro, estudante do 2º ano de Nutrição na UNINOVE Barra Funda).

Bom, a SRT foi muito cativante, me senti realmente em casa com os temas. O tema principal, tratando da hospitalidade, me fez enxergar que está mais próximo do que eu imaginava, aliás, está ao meu lado! Pude perceber que não preciso sair da minha rotina para falar de Jesus ao próximo e sim posso usá-la para explicar o que Deus representa em minha vida.” Andressa, estudante do 1°ano de Ciências Contábeis, Universidade São Judas Tadeu.

“Minhas impressões sobre a SRT 2013?

Bom, o mais marcante foi o fato de ter sido na minha igreja… Espere um pouco, eu não congrego naquela igreja, mas desde o momento que cheguei lá me senti parte dela, fui tratado como se estivesse crescido lá. E toda equipe da ABU teve esse papel fundamental nessa hospitalidade, que não foi apenas um tema discutido em oficinas, exposições bíblicas e EBIs, mas era possível sentir na atmosfera essa hospitalidade tanto falada, quem foi voluntário para fazer com que a semana acontecesse, sendo na cozinha, no louvor, nas inscrições, ou na arrumação da igreja, foi tratado como se fossem parte da família, mesmo que fosse sua primeira ou segunda participação em algo da ABU. Parabéns ao GB de São Paulo por não apenas dar-nos conhecimento sobre o tema, mas fazer-nos experimentá-lo.” André Vassoler, estudante da Poli – USP São Paulo.

“Sede imitadores de Deus, como filhos amados” Ef 5.1

 

Em Cristo, com amor,

Gabriela Albuquerque

(Estudante de Sistemas de Informação – USP São Paulo)

Gostou do conteúdo?

Compartilhe nas redes sociais e faça mais pessoas conhecerem a ABUB.