Carta informativa da assessora Aline Cavalcanti

Por Aline Cavalcanti

Olá queridos amigos e amigas!

Sempre que me sento para escrever uma carta informativa, passo alguns bons momentos antes refletindo sobre que tipo de coisa devo escrever, quais das atividades devem ser relatadas em meio a tantas experiências? Uma frase que me marcou nesse último mês foi: “o assessor é um tipo de testemunha, é parte da sua função testemunhar aquilo que Deus anda fazendo em meio ao universo estudantil”. É aliando a pergunta que norteia meus pensamentos antes de começar a escrever à essa consciência de testemunho que, com muita alegria, compartilho com vocês minhas experiências nesse último mês de junho.

Como muitos de vocês já sabem, entre os dias 2 a 30 de junho, participei do Encontro de Formação de Obreiros – EFO, realizado na Venezuela. Esse encontro tem como objetivo investir em aspectos base na vida e ministério dos assessores dos movimentos da Comunidade Internacional de Estudantes Evangélicos – CIEE. Estivemos reunidos em aproximadamente 40 pessoas, vindos de cerca de 18 países da América Latina e Caribe. A Aliança Bíblica Universitária do Brasil – ABUB – foi representada por 6 pessoas (Fernando e Patrícia, da região Norte; Lia, região Minas Gerais; Sarah, região Sul, Tályta, assessora de captação de recursos; e eu, assessora da região SP/MS).

 

O tema do encontro foi: “Ao redor da mesa”, onde procuramos nos acercar a essa dimensão de intimidade, de amizade e de companheirismo com que Jesus ensinou e mostrou a seus discípulos. A mesa significa um lugar de compartilhar o pão, mas também um lugar de formação e de crescimento. O encontro durou quatro semanas e, cada uma das semanas teve uma ênfase diferente:

1ª Semana: Nesta semana nossas reuniões aconteceram em uma igreja na cidade de Valência. Todos os participantes ficaram hospedados em casas de famílias, que abriram suas portas gentilmente, nos enchendo de carinho e de conforto. A ênfase desse período foi dada sob o tema: “O alimento na mesa”. Nos deleitamos na Palavra estudando o livro de Lucas por meio de exposições bíblicas, estudos em pequenos grupos e momentos para reflexões pessoais; também participamos de oficinas cujos temas giravam em torno de “A bíblia em minha vida: amando a Palavra, entendendo a Palavra e comendo a Palavra” (com Sabine Kalthoff) e outra oficina sobre “Introdução à pregação bíblica expositiva”(com Carluci dos Santos). Essa semana foi particularmente especial. Senti Deus me convencendo, por meio de sua própria Palavra, o quanto ela deve ser cada vez mais relevante em minha vida e ministério. Conclui essa semana não simplesmente sabendo mais sobre a bíblia, mas sentindo ela entrando mais profundamente em minha existência, trazendo significado a todos os aspectos de minha vida pessoal e ministerial. Graças a Deus por sua Palavra viva, Cristo, aquele que nos orienta e nos alimenta!

1ª Semana: Nesta semana nossas reuniões aconteceram em uma igreja na cidade de Valência. Todos os participantes ficaram hospedados em casas de famílias, que abriram suas portas gentilmente, nos enchendo de carinho e de conforto. A ênfase desse período foi dada sob o tema: “O alimento na mesa”. Nos deleitamos na Palavra estudando o livro de Lucas por meio de exposições bíblicas, estudos em pequenos grupos e momentos para reflexões pessoais; também participamos de oficinas cujos temas giravam em torno de “A bíblia em minha vida: amando a Palavra, entendendo a Palavra e comendo a Palavra” (com Sabine Kalthoff) e outra oficina sobre “Introdução à pregação bíblica expositiva”(com Carluci dos Santos). Essa semana foi particularmente especial. Senti Deus me convencendo, por meio de sua própria Palavra, o quanto ela deve ser cada vez mais relevante em minha vida e ministério. Conclui essa semana não simplesmente sabendo mais sobre a bíblia, mas sentindo ela entrando mais profundamente em minha existência, trazendo significado a todos os aspectos de minha vida pessoal e ministerial. Graças a Deus por sua Palavra viva, Cristo, aquele que nos orienta e nos alimenta! 


2ª Semana
: Continuamos em Valência, mas agora hospedados numa casa de retiros. Nossas atividades estiveram sob a ênfase: “Mordomos da mesa”. Estudamos o livro de Atos, observando o relato daqueles que entenderam que devem servir o Evangelho aos famintos e necessitados de Jesus. Uma atividade que contribuiu muito para meu pensamento acerca de me reconhecer como alguém que deve servir O Alimento preparado por Deus foi a oficina de “Aspectos práticos da missão” (conduzida por Ricardo Borges, o malária, e José Bonilla), quando nos voltamos para identificar as necessidades específicas do contexto missionário ao qual estamos servindo: o mundo estudantil. Ver a necessidade, saber da importância e relevância do alimento e me reconhecer como alguém que tem em sua identidade a responsabilidade de servir, me fizeram terminar essa semana com muitos planos para o trabalho aqui no Brasil, mas também com muita consciência de que aquele que nos chamou para o trabalho é quem provê todas as ferramentas necessárias para que seu nome seja engrandecido. Graças a Deus por sua misericórdia em nos chamar para perto dEle e nos dar a missão de servir o alimento mais precioso que existe: seu Filho maravilhoso!

3ª Semana: Essa foi a esperada semana de prática, onde fomos encaminhados em grupos para quatro cidades diferentes, com objetivos de suprir, na medida do possível, parte das demandas da missão estudantil desses lugares. Fui encaminhada para a cidade de Cumaná para trabalhar com dois grupos de estudantes, um na Universidad de Oriente – UDO – e outro na UPTOS, e também em cinco igrejas da cidade. Passávamos todo o dia na universidade e a noite trabalhávamos nas igrejas. Nossas atividades na universidade estavam voltadas à formação do grupo, evangelismo e serviço à comunidade (por exemplo: oficina de “como iniciar um grupo de estudo bíblico”, “conversas sobre o que é evangelismo e como fazer isso na universidade”, palestras sobre ética profissional, excelência acadêmica, sexualidade, estudos bíblicos com não cristãos, limpeza da universidade, servindo comida no refeitório, momentos de oração, distribuição de bíblias, divulgação, etc). Nossas atividades nas igrejas foram palestras e oficinas com as seguintes temáticas: “pós-modernidade”, “namoro na adolescência”, “adolescência e família”, “dons espirituais” e uma gincana bíblica. Devo confessar que essa foi uma semana esgotante, mas, ao mesmo tempo, muito animadora. Saí de Cumaná com o coração cheio de alegria por todas as possibilidades de serviço que tivemos e também com muitos motivos de oração por cada estudante que encontramos e cada igreja que passamos. Que o Senhor continue guardando o coração deles em Jesus e que eles permaneçam motivados ao trabalho.

4ª Semana: Por fim, a última semana de encontro. Nossa ênfase foi: “A hospitalidade na mesa”. David Bahena nos conduziu a uma maravilhosa reflexão sobre aspectos acerca da hospitalidade em nossas vidas e ministérios e toda a equipe nos ajudou a acalmarmos o coração para voltarmos da maneira mais proveitosa para casa. Não poderíamos ter concluido esse período de outra maneira… refletir em quanto Deus é hospitaleiro e generoso, que nos convida a sentar em sua mesa e morar em sua casa, que nos permite fazer parte da família, nos convida a sermos também uma comunidade hospitaleira, baseada na obra de Cristo, e não em nossas diferenças, e ainda nos desafia a termos vidas abertas e transparentes como marca de nosso coração aberto para o amor e o serviço humilde. Que deleite! Graças a Deus por ser nosso pastor!

Volto do EFO muito impactada pelo conjunto de maravilhas que pude presenciar. Desde o primeiro momento, quando fomos convidados, passando pelo número de pessoas que nos ajudaram financeiramente e em oração para que nossa equipe pudesse ir, chegando e aproveitando todo o evento e voltando para casa com o coração cheio de gratidão. “Que diremos, pois, diante dessas coisas?”. Deus tem nos dado muitas coisas! Graças a Deus por isso.

Não poderia deixar de relatar que o período no EFO também foi cheio de desafios. Tive muita dificuldade com cansaço, me sentia esgotada em muitos momentos, isso acabou afetando um pouco meus relacionamentos e meu desfrutar em geral. Deus, durante todo o tempo, usou sua Palavra para me confrontar e mostrar meus pecados e necessidades de transformação, e todos sabemos o quanto isso é doloroso. Fiquei muito gripada na última semana do evento, o que gastou as últimas energias que tinha. Voltei para casa e estou muito feliz de estar de volta ao meu lugar 🙂 Tenho orado por sabedoria para descansar e sabedoria para retornar as atividades. Mas, mesmo me sentindo ainda um pouco enfraquecida, tenho certeza de que minhas crises também contribuiram muito para minha formação e para tudo o que Deus queria me ensinar nesse tempo.

Graças a Deus por tudo o que Ele é, e por me dar o privilégio de fazer parte de sua família. Graças a Deus por sua vida e por tudo o que você tem significado para mim nessa jornada!

Que Deus nos abençoe em tudo,

Abraços
Aline Cavalcanti

Gostou do conteúdo?

Compartilhe nas redes sociais e faça mais pessoas conhecerem a ABUB.