Acampamentos servindo aos propósitos da missão

Não sei quanto a você, mas chegou um determinado momento da minha vida no qual eu já havia me cansado deles… acampamentos, retiros espirituais, fim-de-semana-na-chácara-com-a-igreja. Pareciam ser sempre a mesma coisa, o mesmo modelo com músicas intermináveis, apelos carregados de emoção, brincadeiras sem sentido. Não são poucos os jovens que eu conheço que também se cansaram.

 Esse foi parte do relato de Samuel, aluno do 2º ano de Eng. Mecânica da USP, quando o questionamos sobre a experiência de participar do acampamento da ABUSCar:

“O acampamento da ABU foi para mim, uma experiência surpreendentemente boa, pois sou nascido em lar cristão e vivi imerso nesse ambiente de acampamentos e congressos; estes sendo recheados de pessoas previsíveis e com discursos prontos. Na ABU vi alguns jovens que conhecem muito da Bíblia e pensam a respeito, que vão além das frases de efeito. Isso foi o que me surpreendeu e me fez gostar muito do acampamento. Pude aprender mais e ouvir pessoas interessantes e estudadas falando sobre o livro de Rute, que eu nunca pensei que tivesse tanto a ensinar.”

Esse foi um dos primeiros contatos dele com o grupo de ABU, no qual ele tem trabalhado ativamente hoje. Apesar de já ter um grande contato anterior, compartilho da mesma conclusão de Samuel sobre a possibilidade de se surpreender com um acampamento. Depois de quatro anos organizando acampamentos em São Carlos, posso dizer que essa foi uma experiência nova e transformadora, que me ajudou a pensar e ver este tipo de evento de uma forma diferente. Há espaço para acampamentos na missão estudantil. Na verdade, há um espaço especial para ele.

 Um dos idealizadores dos acampamentos em São Carlos nos falou sobre isso:

“Um dos grandes desafios da Missão Estudantil sempre foi conseguir pensar em estratégias que colocassem o universitário mais próximo da Bíblia, com o desejo de conhecer ao nosso Deus. Criar ambientes, momentos, assuntos, atividades, palestras, e tantas outras coisas nunca foram um trabalho fácil.

Tive a oportunidade de participar de um dos grandes desafios que Deus deu para o grupo em São Carlos: organizar um acampamento, onde Deus seria apresentado para os nossos amigos. Para não sair muito da rotina: não foi nada fácil! Cada um dos acampamentos que fizemos foi um desafio diferente, mas Deus sempre nos surpreendia no final. A alegria de ver alguns olhos brilhando, desejando conhecer a Deus, valia todo o esforço.

Este é um dos eventos que depende do grupo todo! Se apenas duas ou três pessoas organizarem um acampamento (se cada ABUense não investir em oração e também convidando seus amigos) o acampamento se tornará o mais caro e trabalhoso dos eventos com um fim em si mesmo. Entretanto, não encontrei nenhuma atividade até hoje que seja tão eficaz no sentido de permitir que outras pessoas vejam o amor que temos uns pelos outros, o temor que temos de Deus, e também como continuamos sendo seres humanos.”

 

Concordo com o Jonatas, ex-aluno de Eng. Aeronáutica da USP, o desafio é enorme! Encontrar um local apropriado, um preletor que fale e entenda a linguagem do universitário, montar uma equipe que trabalhe junta, preparar um ambiente divertido e atraente, mas que, ao mesmo tempo, desafie o universitário a pensar sua vida sob a luz da revelação do Deus Eterno. Isso só pode ser feito com muito auxílio e capacitação vinda diretamente dos céus. Nossos acampamentos sempre foram precedidos de vigílias de oração, pois reconhecíamos nossa incapacidade de fazer qualquer coisa sem a ajuda do nosso Deus. Porém, a recompensa era certa, a Palavra de Deus sempre nos surpreendia nos seus efeitos!

A Cris, aluna do 5º ano de Eng. Civil da UFSCar, confirma esta afirmação:

“No primeiro acampamento que participei, um dos EBIs era sobre a passagem do “filho pródigo”. Já tinha lido e ouvido falar muito a respeito daquele trecho, então pensei que o conhecesse bem, mas estava enganada. Após o estudo, fiquei encantada com a conclusão que chegamos sobre a história, porque era muito maior (e melhor) do que eu imaginava. Foi a partir daí que tive mais vontade de ler a Bíblia e, principalmente, de entender as verdadeiras mensagens que o Senhor tem para nós.”

Creio que esses três relatos, além do meu, nos dizem apenas uma coisa: vale a pena investir em acampamentos como uma excelente ferramenta de evangelismo para a missão estudantil. As oportunidades proporcionadas por esses eventos marcaram a vida de inúmeros estudantes em São Carlos e creio que podem impactar a vida de muitos outros universitários de todos campus espalhados pelo Brasil.

Pense nisso! Desafie seu grupo local a pensar nisso também! Invistam tempo orando, sonhando e planejando. Deem à Palavra um lugar central neste evento e deixem que Deus faça o restante, afinal a “Palavra de Deus é viva e eficaz” e “mais desejável que o ouro, mais do que muito ouro depurado”. Deus não está em silêncio, Ele continua falando ao mundo pela Palavra. Ele pode usar um simples acampamento como um meio para isso.

Lucas Fernandes C. Simone

(ABUense formado na USP/São Carlos)

Gostou do conteúdo?

Compartilhe nas redes sociais e faça mais pessoas conhecerem a ABUB.