Recepção dos bixos 2012

por Vanessa Ribeiro (ABU Marília)

 

“Antes tarde do que nunca, ou melhor, antes que o mundo acabe” é a frase principal do Guia do Bixo da ABU de Marília, que fez menção ao filme “2012” em sua capa, sendo este o primeiro contato que os calouros tiveram na matricula da UNESP. Durante anos – que parecem longos o bastante para desanimar qualquer um – vários estudantes buscam aprimorar seu conhecimento a fim de conseguir a tão almejada vaga no curso e faculdade de sua preferência. Noites em claro de puro estudo, com direito a gravar datas e fórmulas pouco usuais: um período de verdadeira turbulência! Mas, apesar de todo este processo, ao entrar em sua faculdade, descobrem que nem tudo são rosas, sentem que estão em solo inimigo e são atingidos pelo sentimento de medo e de insegurança: agora ele está sozinho na Universidade!

 

“A Aliança Bíblica Universitária acredita que entrar e estar na universidade é entrar e estar num precioso campo missionário” (Thais Machado). Com este conceito em mente, muitos ABUenses de nossa região se juntaram nos últimos meses para receber esses calouros.

 

É o caso da ABU de São Carlos: cerca de 15 pessoas do grupo se mobilizaram na confecção de 800 kits, contendo o Guia do Bixo, régua, sabonete e toalhinhas, sendo os dois primeiros confeccionados pelo próprio grupo. A entrega dos mesmos ocorreu durante as primeiras chamadas tanto da USP quanto da UFSCar já que nelas havia maior número de matrículas. O encantamento dos calouros e pais fora notório, pois além de oferecer algo útil e prático para qualquer momento, o grupo ofereceu também a confiança de estar ali para auxiliar o calouro.

“Cristo não chega à universidade somente quando chegamos. Ele já está lá! E é o maior interessado por cada estudante, professor e funcionário, buscando implantar seu governo sobre cada aspecto da vida acadêmica, social e política dos campi.” (Reinaldo Percinoto Júnior). A ABU de Bauru também entendeu esse interesse de Cristo pela universidade e aceitou o desafio de confeccionar, durante as quatro primeiras matrículas, cerca de 1000 kits na Unesp e 90 kits na USP, com ecobag, squeeze, imã de geladeira com telefones úteis e guia de horário de ônibus, que foram disbrituidos durante as primeiras matrículas. Os 15 ABUenses envolvidos com a recepção se surpreenderam com a ajuda de pessoas que não esperavam e, com certeza, Deus trabalhou muito no grupo local durante todo o processo, além de mostrar que realmente era Ele que estava no comando. A recepção chamou tanta atenção que tiveram até um destaque de um site de notícias da web.

“É natural ao coração humano a busca de conforto, status, poder e tudo quanto vem agregado a estas realidades. Tiago, João e sua mãe foram até Jesus solicitar tais privilégios na consumação do reino de Deus. Jesus não disse nem que sim, nem que não, mas aproveitou para reforçar que o reino de Deus é reino de servos e, portanto, os servos são os verdadeiros governantes do mundo.” (Ed. René Kivitz). Neste processo de serviço à faculdade e aos calouros, todos os grupos enfrentaram dificuldades. A ABU de Santos, por atraso da entrega do novo prédio de aulas, teve que se organizar em apenas um ponto da cidade, deixando de receber muitos calouros, com seus cartazes-retrato. A ABU de Bauru, pela excelência dos kits entregues, demorou em obter recursos financeiros necessários à entrega dos kits. Mas a recompensa também foi enorme, como por exemplo, para a ABU de Marília, que inovou em sua recepção, recrutando metade do grupo para as primeiras matrículas para chamar a atenção de veteranos, calouros e pais de calouros com seu cartaz-retrato registrando com bom-humor os novos rostos universitários. Os grupos fizeram a ABU conhecida na matrícula da melhor forma: servindo!

“Toda missão envolve o envio, e o envio relaciona-se com um resgate à distância. Distância que nem sempre se traduz em grandeza física. Abrange também, esta distância existencial, angustiante e sofrida, estes lugares ermos que a alma se coloca.” (Igor Miguel). Em meio à solidão, a insegurança, a depravação e a incerteza, Cristo se fez presente na Universidade através da Aliança Bíblica Universitária, pois recepção fora um momento de mostrar aos calouros, além de uma referência cristã dentro da Universidade, mostrar que não é preciso rebelar-se contra Deus para ser um universitário, seja negando sua fé ou se tornando um religioso fanático. Tudo isso fora o cumprimento da missão de Cristo, de ser “sal da terra e luz do mundo”; de ser testemunha que serve de instrumento para Deus transformar vidas.

“É impossível vivermos plenamente tanto nossa juventude quanto nossa fé sem nos deparamos com questões desafiadoras. Não é fácil, e Cristo nunca disse que seria. Ás vezes parece que a cada batalha vencida, deparamos com uma nova. A delícia de andar por este caminho complicado é reconhecer cada vez mais nosso Deus de perto, sua esperança nos ensinando e sua graça em nossos passos. Que venham mais desafios!” (Jessica Grant)

Gostou do conteúdo?

Compartilhe nas redes sociais e faça mais pessoas conhecerem a ABUB.