Somos ramos dessa videira!

Fim de semestre, última reunião da ABU na Universidade Federal do Maranhão, núcleo que lidero juntamente com a Iara Araújo e com o apoio de uma galera muito especial, que só não me atrevo a citar os nomes por medo de esquecer alguém!

O que fazer na última reunião? Pensamos em algo simples: uma Palavra, música e comes e bebes. Excepcionalmente nesta reunião não levei um EBI, que praticamente toma os nossos 40 a 50 minutos de tempo. Levei um texto bíblico que falou muito comigo e que eu esperava que de alguma forma falasse também a quem estivesse presente. Apesar de poucas pessoas terem ido (fim de período, aquela loucura!) foi muito bom. Pelo menos pra mim, enquanto líder, enquanto alguém que ama essa missão.

Lemos juntos o texto de João 15: 1-17. Quando lembro deste texto e faço uma retrospectiva da ABU na minha universidade fico muito feliz. Um dos trechos é muito forte: “Permaneçam em mim, e eu permanecerei em vocês. Nenhum ramo pode dar fruto por si mesmo, se não permanecer na videira. Vocês também não podem dar fruto, se não permanecerem em mim. Eu sou a videira; vocês são os ramos. Se alguém permanecer em mim e eu nele, esse dá muito fruto; pois sem mim vocês não podem fazer coisa alguma. Se alguém não permanecer em mim, será como o ramo que é jogado fora e seca. Tais ramos são apanhados, lançados ao fogo e queimados.”.

O núcleo não começou por iniciativa minha. Já existe há mais de 5 anos e nomes como Hilton Carlos, Edu Oliveira e Eduardo Collins foram protagonistas nesta história. Várias vezes conversei com estes e recebi conselhos, instruções e depoimentos do quanto, na época deles, as coisas estavam difíceis, havia muitas dificuldades e desafios… Continua a mesma coisa. Este semestre particularmente foi muito difícil, mas, de certa forma, sempre é (principalmente no final dele!) e os desafios continuam os mesmos: alcançar mais os não cristãos, acompanhar estudantes, evitar que o grupo se feche e etc. Mas, então… Não houve progresso? Onde estão os resultados? Quando li esta passagem de João e lembrei de tudo o que estes falaram pra mim fiquei muito feliz, porque tive a certeza de que somos um dos muitos ramos da videira. Ele não nos lançou fora. Eu sou fruto do trabalho de muitos anos atrás do Hilton e dos Edu’s! Somos uma dos ramos que está bem vivo, mesmo diante de tudo o que dificulta. Deus é quem nos sustenta. E eu quis falar sobre isso aos que estavam ali se despedindo de mais um semestre.

Falava sobre isso quando uma moça, que eu nunca havia visto antes, chegou à reunião. Como já estava finalizando continuei, e, ao terminar, perguntei o seu nome e ela falou “Meu nome é Talita, eu já fui da ABU há muitos anos, hoje já sou mestranda aqui na universidade, encontrei a Renatinha ali e ela falou que a reunião estava rolando e eu vim dar uma olhada. Sou da época do Edu Jornal, do Collins e do Hilton. Estou muito feliz por saber que vocês continuam aqui! Foi muito importante pra mim!…” E aí a Talita continuou a falar sobre as dificuldades, os desafios… Eu havia falado sobre tudo isso minutos antes de ela chegar! Ela até citou os mesmos nomes que eu citei!

Não pareceu uma simples coincidência pra mim. Por uns instantes eu fiquei sem acreditar. Pra mim foi ouvir Deus dizendo: eu quero que vocês continuem aqui e esse trabalho não é vão. Fiquei feliz por saber que o trabalho marcou muitas pessoas e que nós, de alguma forma, estamos vivendo tudo isso também. Frutos que permanecem, sabe?

“Vocês não me escolheram, mas eu os escolhi para irem e darem fruto, fruto que permaneça, a fim de que o Pai lhes conceda o que pedirem em meu nome. (João 15:16)

Gostou do conteúdo?

Compartilhe nas redes sociais e faça mais pessoas conhecerem a ABUB.