Projeto Ação Curumim e ABU Imperatriz: Ações sociais no Norte

“Ação Curumim” é um projeto de missões indígenas que desde de 2011 vem desenvolvendo trabalho com as crianças em aldeias no interior do Maranhão durante todo o ano e várias atividades são feitas, mas uma em especial é prioridade no projeto: O Dia das crianças.

É nesse período que o casal de organizadores Denis Bailey e Oli fazem parcerias com as igrejas e comunidade em geral a fim de arrecadarem doações financeiras ou brinquedos, alimentos para realizarem um dia especial para os pequenos indígenas. Os dois moram na aldeia há mais de 4 anos e conhecem a realidade de cada indígena e a necessidade de envolvimento dos cristãos em apoiar o projeto.

“Desde 2011 eu e minha esposa Oli fazemos o Dia das crianças em três aldeias na reserva Krikati. Aprendemos muito e em 2012 decidimos fazer em apenas uma aldeia e convidamos outras aldeias para participar. Com somente um grupo de seis amigos arrecadamos uma boa quantidade de doações e fizemos uma grande festa. Em 2013, o Senhor colocou em nossos corações para fazermos em quatros reservas, em três Estados diferentes, Pará, Maranhão e Tocantins. A Ação Curumim foi para uma aldeia onde o povo sai uma vez por mês para fazer compras, raramente alguém faz uma visita a eles! Um ônibus com 48 pessoas foram e os irmãos lá se sentiram gratos. Um cacique comentou que tudo foi muito lindo e a primeira vez ele viu o corpo de Cristo indo e fazendo não somente para os crentes, mas para todas as crianças! Em 2014, o projeto alcançará 1.400 crianças nos três estados”, nos conta Denis Bailey sobre como surgiu a ideia e sua expectativa para o ano de 2014.

A ABU Imperatriz recebeu o convite para apoiar o projeto e colabora com a missão desde 2013, com a união do Grupo Base e decidiu convidar os universitários para mobilizarem pessoas em suas faculdades a abraçarem a causa.

“Está sendo muito gratificante, as pessoas em nossas universidades estão apoiando e ajudando financeiramente para realizarmos o evento, comprando camisetas, cartão postal e espalhamos caixas para os estudantes colocarem brinquedos. Para nós vai ser uma experiência bem diferente em termos de contato com outra cultura e saber que a galera da ABU está empenhada em atender a demanda deste ano. Esperamos também poder mobilizar os grupos da ABU nos estados do Pará e Tocantins a participarem”, Presidente da ABU Imperatriz (MA), Hete Maom, comenta como está sendo a parceria.

“Quando participei no ano passado da Ação Curumim (Curumim Action) que se realizou no dia 12 de Outubro (dia das crianças) na aldeia São José – Krikati – MA, foi um experiência constrangedora, pois os dias que passei com eles foram de grande aprendizado sobre a cultura deles, o quão rica e simples é, e ao vê-los adorando Cristo Jesus percebi o tanto que minha adoração era vazia, eles se entregam ao louvor de uma forma tão bonita – fiquei extasiado e refleti muito sobre essa Ação, sobre o papel do Universitário Cristão na evangelização e prevenção da cultura deles, vi que os pastores que estão morando nesta região procuram conservar pontos dos costume e manter viva a tradição deles. Quando chegamos à tarde, as crianças das aldeias vizinhas chegaram e estas foram divididas por faixas etária, imaginei que iriamos só distribuir brinquedos e lanches, mas para minha surpresa foram feitas brincadeiras que me chamaram a atenção, tais como CABO DE GUERRA, CORRIDA COM TORA, ARCO FLECHA que são próprias da cultura deles. Fiquei impressionado com o quanto eles estavam felizes naquele dia com tão pouco, não tinha como não me constranger, pois creio que recebi um presente que não tem preço, que foi a honra de participar dessa Ação Curumim,” relata o tesoureiro da ABU Imperatriz, Ângelo Almeida que participou do evento em 2013.

O Projeto Ação Curumin precisa de apoio e você também pode ajudar o projeto, sabe como?
– Orando
– Indo
– Contribuindo (Doação Online)

Gostou do conteúdo?

Compartilhe nas redes sociais e faça mais pessoas conhecerem a ABUB.