“E sereis minhas testemunhas… “

““E sereis minhas testemunhas…”

Com esse tema, aconteceu a edição 2015 do Instituto Preparatório de Líderes da Aliança Bíblica Universitária do Brasil no Acampamento Cabuçu Mackenzie, em Guarulhos – SP, no período de 11 a 29 de janeiro.

De nossa Região Norte, fomos eu, que escrevo a vocês, e a Geiziane Oliveira, 2ª secretária regional e presidente da ABU Tucuruí – PA. E registro aqui nossa gratidão aos seres humanos que, pela graça de Deus, cooperaram para que  nossa participação no treinamento se tornasse real:  Diretoria Nacional, Diretoria Regional Norte, GBs, obreiros (Fernando e Consuelo), igrejas locais, amigos da ABU, amigos da faculdade, famílias e aos irmãos da Região SP/MS, em especial, por também terem nos ajudado. Estamos muito gratos a Deus pela vida de vocês, continuem sendo lindos assim no amor e na generosidade que tem sido demonstrada!

Os dias em que estivemos ali certamente foram de muito aprendizado, desafio e comunhão com gente de todo o Brasil. Nossos pensamentos se voltaram para questões sobre testemunho, identidade, missão e sobre como tudo isso se relaciona com os propósitos do Autor da Vida para nossas existências. Além disso, cada IPLense viveu um momento de, do lado de fora da rotina, rever questões pessoais acerca dos mais diversos assuntos como relacionamentos, carreira, saúde, sonhos e afins.

Esse processo foi direcionado por estudos e exposições no livro de Atos e muito discutimos sobre a primeira igreja, seus desafios, suas características e suas primeiras viagens missionárias. Acrescido aos estudos, em nosso tempo livre, um dos pontos mais presentes eram momentos em que sentávamos com alguém para conversar, trocar ideias, experiências e aprender por meio do simples compartilhar da trajetória da pessoa, eram as famosas Agendas Pessoais. Diante disso, nossos horizontes eram ampliados principalmente com relação à necessidade de “construir pontes” na missão estudantil.
E eis aqui uma expressão que merece destaque, pois, “Ponte é uma construção que permite interligar ao mesmo nível pontos não acessíveis separados por rios, vales, ou outros obstáculos naturais ou artificiais.” O que é algo imprescindível ao pensarmos sobre como vamos compartilhar as Boas Novas com amigos, família e outras pessoas por meio de nosso modo de ser. Enfim, nas escolas, faculdades, igrejas, comunidades e mais diversos campos missionários, precisamos construir pontes.

Por fim, encerro esta singela mensagem declarando que ser testemunha tem a ver com nossa identidade em Cristo e a consciência de nossa missão onde quer que estejamos. Que o Consolador enviado por nosso Senhor esteja sempre acolhendo nos corações de cada um de vocês a graça que por Jesus entrou no mundo para reconciliar nossa história e nos dar uma vida que vale a pena ser vivida.

“Por uma humanidade mais humana,
Por uma vida com mais vida
E uma liberdade mais livre,
Sejamos, pois, testemunhas de Cristo!”

(Marcos Abraão Borges Santos, é acadêmico de Psicologia, membro da ABU São Luís e 3º secretário regional de comunicação)

IPLenses 2015

“Estou Ma-ra-vi-lha-da com esse Deus tão lindo e com a doçura do seu falar! 20 dias bem pertinho dele… me senti uma criança aos pés do pai, ouvindo-o ensinar sobre a vida, sobre o amor, seu plano de salvação e sobre as lutas da vida. Me senti acalentada e exortada por esse Deus que constrange com tanto amor e cuidado. 20 dias em confinamento com pessoas de diferentes personalidades e sotaques! Momentos: onde Deus me mostrou mais membros da minha familia.. de aprendizado. Exposiçoes biblicas e oficinas onde Deus nos contava mais sobre a grandiosidade do seu reino. A cada dia Deus ampliava meus horizontes a respeito do reino e sobre o meu papel nele: testemunha! Momentos de oraçao, de silencios, de missão…

Deus demonstrou seu cuidado de Pai conosco ao nos levar ao acampamento Cabuçu, durante o IPL, em cada parte prática e também na volta pra casa. Meu agradecimento vai para ELE, pois me deu a oportunidade de viver tudo isso. Me levou a lugares que nunca imaginei que iria, pois sou do interior do estado do Pará e se fosse por mim mesma não teria condições de ir a lugar algum. Minha parte pratica foi na 1 igreja presbiteriana de Santos. Lá pude ver com meus olhos Deus trabalhando em cada momento: quando encontramos um jovem dependente de drogas e o levamos a uma clínica de recuperação. Em cada louvor que ministramos na igreja. Em cada culto. Na hospitalidade da igreja. Em cada reuniao de com o grupo de parte pratica. Deus trabalhou em nossas vidas através da obra que ele realizou na vida de outras pessoas.

Minha oraçao é para que Deus abençoe a cada um que ajudou tanto financeiramente quando em oração para que eu pudesse viver isso no IPL.  Oro para que no ano que vem mais pessoas do Norte possam ter essa experiência com Deus e que eu possa aplicar tudo o que aprendi para contribuir na construçao de um Norte mais forte!”
(Geiziane Oliveira, é acadêmica de Engenharia Sanitaria e Ambiental na UFP,  membra da ABU Tucuruí e 2ª secretária regional ).

Foto 2: Abuenses e o famoso refrigerante ” Jesus” do Maranhão.

Foto 3: Geiziane e Abrãoo, tentando compor uma música…

Gostou do conteúdo?

Compartilhe nas redes sociais e faça mais pessoas conhecerem a ABUB.