Captar Recursos: Motivo e Ação

Início de ano é um dos períodos que mais gosto, mesmo sabendo que no dia 01/01 tudo deverá estar exatamente igual a 31/12. Mas nem é sobre o feriado de “Confraternização Universal” que me refiro… refiro-me ao decorrer dos primeiros dias, semanas e meses, em que notamos que é comum nas pessoas um desejo de “planejar” o novo ano que chegou. Novos planos são traçados, antigos reavaliados, objetivos e metas definidos, algumas coisas descartadas, outras recuperadas… e ainda tem as tradicionais listas de “este ano eu…”, cheia de “promessas” que pretendemos cumprir. Entre estas e outras coisas, percebo que nesse período algo que também muda é a motivação, independente da ação, os motivos para continuar agindo são repensados, ou não!

Motivação é essencial para o serviço, seja ele qual for. É tão verdade que dentro das organizações profissionais da administração e psicologia em muitos momentos tem a missão de encontrar o bendito “fator motivacional” para manter as pessoas trabalhando. E isso dá um trabalhão!

Enquanto Cristãos, a maioria de nós em algum momento da Caminhada orou por motivação para servir no Reino, ou simplesmente para continuar prosseguindo… ou ainda para que ela fosse corrigida. De qualquer forma, é sempre importante lembrarmos que entre nós há um fator motivacional comum e que torna irrelevante qualquer outro motivo: Cristo! Por razões conhecidas (e desconhecidas), em Cristo encontramos motivos suficientes para dedicarmos nosso tempo, recursos e disposição ao Reino.


Meu sincero desejo, querido tesoureiro, é que você esteja bastante motivado para servir no seu grupo local ao longo deste ano, seja pela primeira, segunda ou enésima vez, lembre-se sempre de Quem ou o Quê lhe motivou a servir. É um fato inegável, que há propósito para tudo o que Deus faz e permite, inclusive para a motivação que Ele colocou no seu coração.

Não, não é nada fácil trabalhar com Tesouraria e Captação de Recursos. Não existe fórmula ou “procedimento padrão” para isso. Existem certas iniciativas, que podem dar muito certo, em certos lugares, e durante certo tempo. Mas o certo mesmo é que sua missão enquanto Captador de Recursos precisa estar bem clara.

“Em captação de recursos como ministério, nós convidamos as pessoas a um novo relacionamento delas com seus recursos. […] Do ponto de vista dos evangelhos fala às pessoas o seguinte: eu pegarei seu dinheiro e investirei nesta visão somente se isso for bom para sua jornada espiritual.” (Henri Nowen)

Na parábola dos talentos Jesus demonstra que todos sempre recebem alguma capacidade para somar/contribuir com o Reino de Deus: “E Ele lhes deu dinheiro de acordo com a capacidade de cada um…” (Mateus 25:15a). Isso me ajudou a enxergar o ministério da Tesouraria e Captação de Recursos como uma forma de contribuir para que pessoas com a perspectiva do Reino usem o que Deus tem lhes dado (energia, talentos e dinheiro… recursos) para o cumprimento de sua vontade perfeita. Ou seja, através desse Ministério tenho a oportunidade de direcionar Recursos que já existem para o lugar onde as pessoas que o detêm já desejam colocá-lo, só que não sabem como chegar lá.

 “Quando aqueles que tem o dinheiro e aqueles que precisam do dinheiro dividem esta missão, vemos um sinal claro da nova no Espírito de Cristo.” (Henri Nowen) 

O Deus de Paz supre todas as nossas necessidades, e isso é fantástico! Compreendo que como todas as coisas dependem dEle, e que para nós sempre há uma chamada para o auxílio mútuo, isso acaba gerando uma “teia de dependência”, o que faz depender todas as coisas uma das outras. Logo, em nós sempre existirá dependência uns dos outros, que será suprida através de Deus.

O relacionamento com Deus modifica nosso relacionamento com todas as outras coisas com as quais nos relacionamos, entre elas, o dinheiro. Sendo assim, o dinheiro não deve ser para nós um “assunto delicado”, e o bolso a “parte do corpo mais dolorida”. O ideal é lidarmos naturalmente com assuntos como necessidades, suprimentos, doações, ofertas, etc., sem constrangimentos ou pudores desnecessários, mas com Espiritualidade.

 “E Deus é poderoso para fazer que toda a graça lhes seja acrescentada, para que em todas as coisas, em todo o tempo, tendo tudo o que é necessário, vocês transbordem em toda boa obra” (II Coríntios 9:8)

Louvo a Deus por sua vida e por ter sido motivado a se colocar à disposição do Reino, Reino que é de Deus. Desejo que seja feito de você um excelente proveito!

 

¹Erika Miranda é administradora e estudante de Psicologia, trabalhou na Diretoria Regional da ABUB Norte como Tesoureira.

Leia os dois primeiros textos desta série:

Contribuir é um Privilégio: Steffi de Castro conta como é ser estudante e ser uma doadora.

Coração Alegre: Fernando Costa explica o verdadeiro motivo e sentido de ser um doador.

Gostou do conteúdo?

Compartilhe nas redes sociais e faça mais pessoas conhecerem a ABUB.