Uma Dolorosa Celebração

Por Judson Malta

Amados irmãos da ABU Nordeste,
Estávamos alegres pela grande benção que o Senhor nos presenteou na realização de um treinamento missionário em Caruaru/PE, dia 25 e 26, mas na manhã da segunda-feira, dia 27 de fevereiro de 2012, nossa alegria se converteu em choque e pesar, ao saber da notícia do falecimento trágico do querido Bispo Dom Robinson Cavalcanti e de sua esposa Miriam Cavalcanti.
Dom Robinson foi um grande homem de Deus, um líder proeminente no cenário evangélico, político e acadêmico nacional. Nesta carta, apresentaremos alguns fatos para que os missionários da ABU Nordeste entendam a profundidade de nossa perda.

O primeiro registro oficial do Robinson Cavalcanti na ABU Nordeste data de 1967 quando ele foi indicado pelo então assessor da ABU NE, Dionísio Pape, para participar como ouvinte do primeiro Instituto de Preparação de Lideres, quando Robinson ainda era estudante de Direito na UFPE. Em 1969, Robinson palestrou no IPL; o então estudante estava sendo preparado por Dionísio Pape para assumir a função de obreiro da ABU no Nordeste:

“Dionísio Pape continuou responsável por todo o Nordeste, e já começava a treinar o estudante Robinson Cavalcanti, que se despontava como líder estudantil, na cidade do Recife” (trecho do livro “Encarnando a Palavra Libertadora”).
Após a saída de Dionísio Pape, a região Nordeste contou com basicamente dois assessores: Robinson Cavalcanti e Elizabeth Coutinho, ambos de tempo parcial, pois também eram professores universitários. Robinson continuou a obra do Senhor Jesus Cristo iniciada pelo irmão Dionísio Pape na ABU Nordeste.
“Robinson Cavalcanti, que dividia o seu tempo de assessoria com a Cátedra na Universidade, nunca perdeu a oportunidade de usar os seus talentos de mestre para o serviço da comunidade universitária. No segundo semestre de 1972, em co-patrocínio com o Diretório Central dos Estudantes da Universidade Rural de Pernambuco e a ABU de Recife, realizou-se todas as quartas-feiras, às 18 horas, o Curso de História do Cristianismo, ministrado por ele. Eram setenta matriculados. Foi um sucesso”. Escreveu a assessora Betinha para o Escritório Central. (Encarnando a Palavra Libertadora).

A contribuição dele não ficou somente no âmbito da ABU, pois participou ativamente da fundação da ABS Recife, a primeira do país, que tinha como líder Hilquias Cavalcanti. Robinson também contribuiu com o incentivo à obra da ABS no Brasil designando, via CR e CD, Rosália Baia como assessora da ABS Recife. A ABS comemora ao longo de 2012 os seus 40 anos de existência e louva ao Senhor pela vida e apoio do Bispo Robinson.

 

O Bispo Dom Robinson Cavalcanti é citado mais de 20 vezes no livro Encarnando a palavra Libertadora, escrito por Neuza Itioka, que conta a história da ABUB e conta ele ajudou a consolidar a ABU Nordeste enquanto assessor, cargo que desempenhou durante cerca de 10 anos.
Mesmo após seu afastamento formal da ABUB, o Bispo Robinson Cavalcanti, sempre que solicitado, acompanhou os grupos em treinamentos locais, congressos nacionais, Calouradas, IPLs e Cursos de Férias. O Bispo escreveu e publicou diversos livros, inclusive pela ABU Editora e Ultimato.

O assassinato do Bispo Robinson e de sua esposa nos mostram o quanto a problemática das drogas na família e na juventude brasileira está próxima de cada um de nós. Oro, diante do meu Senhor e Deus, para que Ele mova corações e nós, evangélicos do Brasil, tomemos posturas mais sérias no combate às drogas.
Relembrar a história do Bispo Robinson na qual nos deparamos com o contraste proeminente entre seu exemplo de fé em Cristo e a tragédia, é, por fim, um convite a uma dolorosa celebração. Devemos celebrar a Cristo como Senhor soberano na vida do Bispo Robinson e sua esposa, para assim, sermos gratos a Ele, por termos o privilégio de conviver e aprender com estes grandes servos de Deus.

 

Sigamos firmes na Graça de Cristo, o exemplo de equilibrado engajamento político, acadêmico e religioso do Bispo Robinson Cavalcanti na luta contra as desigualdades sociais e na proclamação do Evangelho integral. Donos de uma fé conservadora, fundamentalista e equilibrada, o Bispo Dom Robinson Cavalcanti e sua esposa Miriam, deixam nossos corações feridos pela tragédia, mas alegres e transbordantes em Fé, por crer que eles descansam nos braços do Pai, que toda lágrima lhes foi consolada e que a carreira está cumprida.
Meus amados, que ninguém vos engane, pois Deus não é Deus de mortos, mas sim de vivos.
Robinson e Miriam vivem em Cristo…
Robinson e Miriam estão vivos em nós!

Em Cristo,
Judson Malta.
Presidente da ABU Nordeste

“Marcharemos cheios de coragem e seguiremos seja onde for, embora a dor nos cerque na viagem… Marcharemos na coragem do Senhor.”

  • Oremos:
    Pelo consolo dos familiares, amigos e fieis mais próximos ao casal.
    Pela continuidade da missão integral da Igreja Evangélica Brasileira.
    Pela ABUB e ABU Nordeste, para que permaneçamos firmes em Cristo e sempre abundantes na obra do Senhor.

Gostou do conteúdo?

Compartilhe nas redes sociais e faça mais pessoas conhecerem a ABUB.