Ei4 Catu: Joelhos Dobrados, Ouvidos Atentos e Braços Abertos.

Por Judson Malta

O Encontro InterEstadual de Estudantes Evangélicos BA/SE foi um treinamento missionário para estudantes realizado na Primeira Igreja Batista em Catu- BA (PIB Catu) de 18 a 20 de maio de 2012. Neste evento, contamos com a participação de 65 estudantes, universitários e de profissionais dos estados de Bahia e Sergipe (Ver foto). O treinamento missionário foi produto de uma articulação entre diversos grupos locais oficiais (ABU/S Salvador; ABU/S Feira; ABU/S/P Aracaju) e grupos pioneiros (Catu; Vitória da Conquista; Alagoinhas e Camaçari). Para mais detalhes sobre o processo de surgimento do Ei4 veja o texto “A Construção do Ei4 Catu/BA”.

Desde o início, o Ei4 foi um evento organizado com base na oração. Mantivemo-nos constantemente na Presença do Nosso Deus pedindo que Ele estivesse à frente deste evento nos direcionando a cada momento. E assim foi. O Senhor colocou no coração da comissão o desejo de desafiar os grupos locais de Bahia e Sergipe passamos a aprofundar as articulações,  ampliando assim, a abrangência do evento.
O Ei4 foi a materialização de nossas orações, e mais, muito mais. O nosso bondoso Deus usou poderosamente os nossos coordenadores gerais do Ei4, Tailon Morgan e Larissa Ribeiro, e também, o Pastor Petrônio da PIB Catu e um “sempre abuense”, e através deles o Senhor tocou nos corações de muitos irmãos da Igreja para nos ajudarem e desafiou muito secundaristas e universitários a contribuírem na organização/participação do Ei4.
O Espírito de serviço e o carinho com que os irmãos da PIB Catu nos receberam foi um verdadeiro presente de Deus. As equipes de som/louvor, mobilização, recepção, cozinha, tesouraria, logística e estrutura demonstraram uma grande maturidade na organização do evento. Tudo foi minuciosamente elaborado com excelência e animo. Um verdadeiro fruto do Espírito para a nossa edificação em exemplo de serviço voluntário ao Senhor!

Louvamos a Deus e agradecemos humildemente por cada pessoa que nos ajudou direta ou indiretamente na organização deste evento. Nosso muito obrigado especial à toda equipe da cozinha e aos voluntários, em especial ao suporte que a família Ribeiro nos deu, a saber, Silas, Josenice, Laís e Larissa.
Logo na abertura do Ei4, na noite da sexta, louvamos, oramos e realizamos dinâmicas de apresentação. A palavra foi ministrada pelo Presidente Regional, Judson Malta, que trouxe uma breve meditação em Isaias 6 nos desafiando a ter a visão de Deus (v. 1-4), a visão de nós mesmos (v. 5), receber a purificação (v. 6 e 7) e ouvir a voz do Senhor, para finalmente poder  responder ao Seu Chamado com temor e tremor (v. 8).
O sábado foi marcado por uma programação intensa. De manhã, tivemos o foco na aplicação de Estudos Bíblicos Indutivos na Oficina de EBI em prática e uma exposição Bíblica baseada na vida e no chamado de Abraão que foi ministrada pela Coordenadora de Estado de Sergipe, Gilvânia Ramos. Esta desafiadora exposição foi um chamado à obediência por Fé, aprendendo a depender de Deus em nossa caminhada missionária.
Pela tarde do sábado, tivemos as oficinas de “Estudo Bíblico Criativo” com Robert Alan; “Evangelismo Natural” com Rafael de Jesus; “Liderança Cristã” com Júlio de Freitas; e “Formação de Núcleos” com Raabe Noa. Logo mais a noite, houve uma preleção temática sobre “o perfil de um estudante evangelista” com o Pastor Nelson dos Santos da Igreja de Arauarís que ressaltou a necessidade de aceitar o chamado com clareza do nosso lema visão, compromisso e sacrifício.
No domingo pela manhã, o culto foi realizado juntamente com os membros da igreja, no qual tivemos oportunidade de trazer uma palavra de agradecimento à PIB Catu em nome da ABU Nordeste. A pregação foi ministrada pelo Pastor Jean Santos da Igreja Batista da Família em Camaçari/BA, que nos falou sobre as bases da missão integral da igreja no desafio de manifestar o evangelho de transformação para a dignidade de todo ser humano. Nosso muito obrigado emocionado ao Pastor Jean e a sua esposa que nos deram o privilégio de acompanhar o Ei4 integralmente contribuindo sempre com suas sábias e edificantes palavras.

As classes de Jovens e adolescentes ficaram sob a responsabilidade da ABU e os professores foram Júlio de Freitas e Leon Souza, respectivamente; ambos compartilharam sobre os desafios da missão integral no meio estudantil.
Em todo o Ei4 Catu, pudemos ouvir palavras desafiadoras vindas do Senhor com o objetivo de despertar os corações dos jovens para missões estudantis. Deus nos desafiou a mudar nossa postura diante de nossos colegas de sala, assumir o desafio de ser “sal e luz” para impactar nossa geração com compromisso, conhecimento, alegria, criatividade e unidade.
Deus surpreendeu a todos com o Seu amor pelo ministério estudantil. O Senhor tem feito maravilhas em nosso meio e chamado novos trabalhadores para esta grande seara. Deus agiu poderosamente no meio dos secundaristas de Catu/BA; Ele os desafiou de maneira tão poderosa que antes mesmo do fim do evento, esses estudantes nos pediram para dirigir a reunião de eleição da ABS Catu/BA. Aleluia! Bendito seja o Senhor, nosso Deus, por essa maravilha! O Ei4 foi o marco histórico de um novo grupo de ABS com uma diretoria de nove membros (Ver foto)!

Todos estes frutos somente foram possíveis porque o Senhor é o Deus que surpreende; Ele estendeu o Seu braço forte sobre o seu povo e tem confirmado a obra das nossas mãos. O Ei4 foi um grande desafio para toda a ABU Nordeste; contudo, maior que o desafio é o Deus que nos dá a vitória quando estamos de joelhos dobrados, ouvidos atentos e braços abertos.

 Soli Deo Glori!
Judson Malta.

 

Gostou do conteúdo?

Compartilhe nas redes sociais e faça mais pessoas conhecerem a ABUB.