Trote Solidário – ABU Montes Claros

O projeto do Trote Solidário ou Trote do Abraço nasceu sem dúvidas primeiramente no coração do Senhor e inspirados pela ordem que Jesus nos deixou em Marcos 16:15 (“E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura”) um grupo de jovens uniu forças para levar o grande amor do Pai até crianças do Bairro Cidade Industrial em Montes Claros, MG.

Infelizmente para muitos a entrada em uma faculdade é acompanhada pela experiência vexatória do trote dos calouros. A intenção em realizar o Trote do Abraço foi fazer algo antagônico ao que é comumente imposto. Nós nos dispusemos a tornar o trote uma oportunidade para que os calouros pudessem ajudar outras pessoas e principalmente acrescentar algo em seu caráter e formação profissional.

No mês de janeiro houve a primeira proposta que depois foi apoiada pelos acadêmicos do 2º e 3º período de Enfermagem da Unimontes, por integrantes da ABU e ABS (Aliança Bíblica Universitária e Secundarista), pela Web Rádio Há Esperança e pelo coordenador do grupo Conexão Jesus. Durante o desenvolvimento do projeto surgiram novos parceiros, como os calouros do curso de Medicina, Enfermagem e Odontologia. Além disso, contamos com o apoio e doações de professores, colégios e igrejas amigas e da colaboração de amigos e irmãos no dia em si. Foram pessoas que entenderam que a proposta buscava dar um alento àquelas pessoas mais do que glorificar um grupo ou instituição.

No entanto, também aumentaram as dificuldades. Existiram momentos em que o que tínhamos nas mãos não seria suficiente para cumprir o que havíamos pensado, mas como cristãos escolhemos desafiar as circunstâncias e acreditar que o nosso Deus proveria o que fosse necessário. Isso não aconteceu somente pela essencial necessidade de conseguir os materiais e pessoas necessárias, mas também tivemos que mudar a programação poucos dias antes (por causa da impossibilidade da fazermos na escola do bairro) para se adequar ao espaço aberto de uma praça no centro de um bairro carente.

Na manhã do dia 31 de março cerca de 350 crianças foram assistidas pelo nosso projeto. Conseguimos juntos ultrapassar as expectativas e sermos surpreendidos pela ação do nosso Deus tão bom e justo. Podemos levar naquela manhã músicas e histórias bíblicas adequadas ao gosto infantil, várias brincadeiras com brindes aos vencedores, pintura facial, “Espaço Beleza” para meninos e meninas e aferição da pressão arterial para os pais que vieram junto com seus filhos. No final também houve distribuição de lanches às crianças e de kits escolares (com cadernos, lápis e borracha). Não poderíamos deixar de citar aqui a importância do que foi feito dentro daquela comunidade em nossas vidas, afinal nós não só oferecemos algo àquelas crianças como também recebemos e aprendemos com elas.

Louvamos ao Senhor pela rica oportunidade, por Ele ter nos concedido a capacidade e os instrumentos para levar as Boas Notícias (em palavras e atos) a vidas que em sua maioria estão tão distantes do amor do Pai e da justiça social. Louvamos a Ele por ter enviado pessoas dispostas para nos auxiliar e acima de tudo louvamos a Ele por ter nos escolhido para participar desse projeto dEle, que certamente é parte do começo.

Nayara Lopes
Luís Guilherme Maia

 

Depoimentos de quem participou:

“Percebi que mesmo com as dificuldades, já estava nas mãos do Senhor. Ele nos proporcionou essa alegria contagiante, alegria essa que senti com toda força no simples olhar de uma criança, no abraço aconchegante (e acho que elas queriam saber o tamanho do meu estômago,me apertaram com tanta força…rsrs). Então que possamos estar unidos sempre para que possamos ser instrumentos de Deus nesse mundo que possui muitas crianças, criaturas de Deus que precisam!” (Iane Campos – Acadêmica de Enfermagem)

“Nunca irei esquecer o sorriso de cada criança por receber um lanche ou um material escolar que para muitos é apenas um detalhe, mas para elas era uma grande ajuda. Deus estava presente em todo o processo e isso já basta para ser algo grandioso, e o foi para mim.” (Jéssica Magalhães – Caloura de Medicina)

“Nessas pequenas ações podemos ver o mover de Deus àquilo que é necessário a cada um de nós, no convívio uns com os outros que é essa ajuda solidária. Que ela cresça abundantemente em nossas vidas.” (Milena Bastos – Integrante da ABU-Moc)

“Foi uma experiência única, ver o sorriso de cada criança ao receber o lanche, o caderno… foi simplesmente emocionante. Se alguém me perguntasse se faria tudo de novo, com toda a certeza responderia que sim, mas se for possível, ainda faria melhor.” (Francilene Nunes – Caloura de Enfermagem)

“Foi gratificante ver a felicidade nos olhos de tantas crianças e saber que parte daquela alegria teve uma pequenininha contribuição minha e de pessoas que conheço. Sem contar que me incentivou ainda mais a realizar projetos que antes achava que não ia dar certo!” (Sira Samayka – Caloura de Enfermagem)

“A experiência foi maravilhosa! Agradeço a Deus e a todos os colegas por ter proporcionado o trote solidário para sensibilizar a nossa visão de mundo!” (Maria Gomes – Caloura de Medicina)

“Aprendi a ser mais humana… a observar e apreciar cada vez mais o lado simples das coisas… são nas coisas mais simples como um sorriso de uma criança que percebemos que podemos sim fazer a diferença. Além disso adorei muito essa experiência, pois foi a primeira vez que participei de uma ação solidária.” (Dany Mec – Acadêmica de Enfermagem)

“Aquelas crianças nos deram a todo tempo varias demonstrações de afeto, por proporcionarmos a elas coisas que já deviam ter de direito, mas que por um motivo ou outro não tem. Deus nos usou como instrumento a todo tempo e tudo que tem o afago de sua mão, segue o caminho correto.” (Lucas Winders – Calouro de Medicina)

“Uma das coisas mais importantes no Trote foi a união e a mesma visão de quem realmente esteve na frente do projeto, que chorou, lutou, ficou bravo, mais continuou ate o fim!” (Enilson Francisco Santos – Presidente da ABU-Moc)

“O trote solidário foi estar presente e participar do maravilhoso que pode ocorrer com atitudes…afeto, gratidão, esperança de uma vida melhor…marcas de um trote solidário!” (Sarah Martins – Caloura de Enfermagem)

Gostou do conteúdo?

Compartilhe nas redes sociais e faça mais pessoas conhecerem a ABUB.