Boletim Literário: Estudo Bíblico Artístico

O boletim literário, tem por objetivo incentivar a literatura e a arte na região. Será publicado mensalmente no site e divulgado no Instagram, contendo resenhas e demais produções artísticas, reflexões e outros materiais de estudantes e profissionais do movimento. Este é um espaço feito para todas e todos. Entendemos que a arte também é uma manifestação do evangelho e que se somos feitos a imagem do Criador, somos chamados para a criatividade.

Durante o mês de junho e julho, estamos realizando o Curso de Formação Missionária e na ultima semana tivemos uma oficina sobre o Estudo Bíblico Artistico, uma alternativa ao clássico Estudo Biblico Indutivo (EBI). Como proposta prática para aplicá-lo, a Mayra Curinambe, oficineira, propôs que os participantes respondessem artisticamente ao salmo 98:

Eu canto, canto

Eu danço, danço

Exalto, louvo

Sinto a alegria do Eterno

Lembro-me do amor

que Jesus anunciou

da Verdade que deixou

Da alegria que ficou

a Terra clama: bendito é o Criador

Seja aonde for

eu darei esse louvor

gritando, chorando

batendo palmas

Diante do Senhor

Lidiane Silva Souza

São Luís – MA

 

O salmo 98 nos convida a celebrar, juntamente com toda a criação, os feitos e maravilhas de Deus e o seu Reino de justiça que será estabelecido. Esse lettering representa uma resposta a esse convite, com uma explosão de cores e aquarela que busca traduzir todo o louvor que é devido ao Senhor e Criador do universo.

Carla Ferreira

Ouro Preto – MG

 

Ao ler Salmos 98 e ficar meditando nele, optei por uma colagem de imagens, usei basicamente: computador e Internet

Ao fazer deixei o Salmo 98 de fundo (sendo narrado msm várias vezes) e no modo geral a adoração / grandeza à Deus se destaca. Nisso quis retratar o espaço pois vemos nele a grandeza de Deus (Criador). E tudo no espaço o adora desde a lua, terra, rios e montes. Os versículos finais me fizeram também refletir que Ele voltará (imagem refletida na luz bem forte perto das ondas e as pessoa contemplando seu esplendor).

Fernanda Caroline Maciel

Rio de Janeiro – RJ

Entendo que ele nos salvou, nos salva e salvará. E isso é um grande motivo para nos alegrar e cantar.. Que a natureza expressa essa beleza de Deus.. Que suas maravilhas evidentes do passado, nos geram alegria no presente e fé no futuro, porque Ele virá novamente. E coloquei o arco íris pra lembrar a aliança dele com a humanidade.”

Amilton Júnior

Seropédica – RJ

Fiz algo bem simples a partir do verso que mais me chamou a atenção, o verso 2.

Tenho me sentido convidada pelo Senhor a perceber a beleza nas coisas simples. Então, como tenho plantinhas aqui em casa, peguei uma das folhas que caíram de uma das minhas plantas, coloquei numa folha, passei um pouco de terra e escrevi algo sobre o fato de cada detalhe revelar a beleza de Deus, porque Ele se fez notório.

Nívea Lopes

São Paulo – SP

Destaquei em cada ponto algo que me chamou a atenção e enumerei, e essa é o que descrição a partir de cada um:

1. Todas as manhãs Deus espera que vivamos algo novo, Ele deseja que coisas novas aconteçam a cada amanhecer.

2. O Senhor Deus através do Seu Filho manifestou sua Salvação a todo o mundo.

3. E assim nos mostrou o seu amor e sua fidelidade para conosco através Dele;

4. A natureza mostra a profundeza do seu criador ao si manifestar

5. E como a natureza o adora;

6. Ele vem julgar a terra, pois também espera dela adoração.

Wanessa França

Cajazeiras – PB

A foto foi retirada no segundo dia da oficina de Estudo Bíblico Artístico, durante o processo de meditação sobre o salmo 98. Essa é uma das visões que tenho de casa e me fazem recordar o seguinte trecho do salmo; “Salmos 98:7 Ressoe o mar e tudo o que nele existe, o mundo e os seus habitantes! 8 Batam palmas os rios, e juntos, cantem de alegria os montes; 9 cantem diante do Senhor, porque ele vem, vem julgar a terra; julgará o mundo com justiça e os povos, com retidão.”
Me parece importante ter comunhão com a natureza, pois por meio dela adoramos a Deus.

Nívia de Oliveira Paiva

Juiz de Fora – MG

Como você responde com arte à Palavra de Deus? Mostra pra gente.

Gostou do conteúdo?

Compartilhe nas redes sociais e faça mais pessoas conhecerem a ABUB.