Tudo o que é bom dura para sempre!

por Thábata Lessa dos Anjos

(Thábata é estudante da ABU Rio de Janeiro/coordenadora da região Leste e participou do último Conesul, evento de capacitação da Comunidade Internacional de Estudantes Evangélicos da América Latina – na sub-região que compreende Brasil, Chile, Uruguai, Argentina e Paraguai)

Não é uma tarefa fácil resumir em algumas palavras tudo que se viveu em intensos 10 dias; mas de acordo com Pedro e João quando disseram “porque não podemos deixar de falar do que temos visto e ouvido”, assumo o desafio de contar como foi para mim o Cone Sul 2012 no Uruguai.

Éramos cerca de 70 pessoas de diversas nacionalidades: brasileiros, uruguaios, argentinos, paraguaios, chilenos, mexicanos, colombiano e até norte-americana e australiano; reunidos num lindo e espaçoso sítio e estudando juntos o livro de Atos. Uma aventura na qual valeria a pena embarcar!

‘Diferença’ era a palavra que guiava todas as conversas nos primeiros dias: a língua, os cursos, a comida, os costumes. Porém, pouco a pouco entramos numa sintonia única. O espanhol se tornou mais entendível para quase todos os brasileiros, enquanto que o portunhol era bastante eficaz para nos fazer entendidos. Com o aparente problema da comunicação resolvido, daí para frente foi só alegria!

Aprofundar meu conhecimento sobre a vida e o trabalho dos apóstolos na proclamação do Evangelho e na formação inicial da Igreja foi algo confrontador e animador ao mesmo tempo. Quando vi as dificuldades que eles enfrentaram por causa da fé que tinham e o simultâneo gozo com o qual viviam essas situações, senti arder em meu coração a chama do Espírito Santo que nos garante força, ousadia e consolo. Que privilégio poder servir a Deus e contribuir para o crescimento do Reino! Unir esse aprendizado individual com a companhia de amigos do Brasil e de novos amigos estrangeiros foi uma experiência que nunca havia tido. Cada pergunta discutida no grupo pequeno me deixava cada vez mais impressionada com a sabedoria daquelas pessoas e com a mudança que Deus fazia em meus conceitos e ideias. Em cada dia de oficina (foram oito no total) eu ficava mais feliz por aprender ou entender melhor algum assunto, como a importância do discipulado na vida do cristão e da convicção e pleno entendimento das nossas bases de fé.

E para completar o clima de comunhão, que coisa boa foi conhecer um pouco dos países presentes nas suas respectivas noites! Deus é mesmo muito criativo! Nem preciso dizer que sempre terminava em danças e brincadeiras. A nossa noite, brasileira, teve direito a samba, forró, funk, carimbó, capoeira, baião de dois, vídeos muito engraçados e várias participações legais. Saiu tudo melhor do que imaginávamos! E como esperávamos, o momento mais triste foi o de ir embora; mas não de todo triste porque o tempo de companhia continuou para muitos que permaneceram mais alguns dias no Uruguai e também na Argentina.

Esse foi o primeiro encontro internacional da CIEE que participei, e com certeza afirmo que nossos ‘hermanos’ formam a identidade dos seus movimentos nacionais, assim como nós formamos a identidade da ABUB, e todos juntos, somos parte da Igreja de Cristo, que O encontrará em breve. De fato, o Reino de Deus já veio a nós e já vivemos a vida eterna aqui na Terra. Para mim, o Cone Sul foi um aperitivo do que viveremos no Céu!

Gostou do conteúdo?

Compartilhe nas redes sociais e faça mais pessoas conhecerem a ABUB.