7 dias com Jeremias

Recepção, credenciamento e boas vindas. Ao som da canção ‘Em todo tempo’ iniciou-se o Curso de Férias (CF) da ABU, na tarde do dia 23 de julho, no sítio Catavento, em Serra (ES). Não diria “mais um CF” já que a cada ano vivenciamos um momento novo, estudamos um livro novo, conhecemos ABUenses novos. Ou não. Pode ser que para alguns, o CF não passe de um mesmo curso que só muda de lugar. E ainda assim, Deus nos surpreende com coisas novas.

O livro escolhido para estudo durante o CF foi o de Jeremias – que é conhecido como o profeta chorão. Pranto, denúncia e esperança sintetiza a temática principal que nos levam a repensar sobre sensibilidade, justiça e expectativa.

O obreiro da região leste, Pablo Gomes, fez a exposição bíblica começando por Jeremias 1 – o capítulo narra um diálogo entre Deus e o profeta. Deus chama Jeremias para ser um profeta para as nações. A mensagem que ele precisa anunciar é revelada através de duas visões – o galho de amendoeira e a panela fervendo. No fim das contas, Deus envia Jeremias (para arrancar, derrubar, destruir, arruinar, edificar e plantar) e promete estar ao lado dele.

Diante do medo do profeta de falar e de que palavras usar, discutimos que reconhecer-se incapaz é saudável e importante, mas que isso não pode nos estagnar. “Podemos nos sentir incapazes, mas de modo que isso nos faça olhar para Deus. O discurso motivacional de Deus não faz a gente olhar para as nossas capacidades, mas para Ele. Olhar para Deus nos liberta da inércia e do egocentrismo”, afirma Pablo.

A novidade da noite foi a ‘roda de leituras’ – um espaço para compartilharmos os highlights e insights das leituras para o CF. Os livros debatidos foram ‘Crer é também pensar’, de John Stott, ‘Jesus de pés sujos’, de Don Everts e ‘Cristo é o Senhor’, de Dionísio Pape que retomaram fortes percepções em comum e nos prepararam para os dias de CF que ainda estão por vir!

Gostou do conteúdo?

Compartilhe nas redes sociais e faça mais pessoas conhecerem a ABUB.