Recursos

Setembro Amarelo: vamos conversar?

 

Setembro é o mês dedicado à prevenção do suicído! É uma campanha que visa a conscientização sobre o TEMA, assim como evitar de todas as maneiras que aconteça!

Acontecem cerca de 800 mil suicídios por ano segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). Isso significa um suicídio a cada 30 segundos. No mundo todo, a taxa geral de mortes por suicídio é de 11,4 pessoas para cada 100 mil, especialmente em países pobres. No Brasil, a cada 100 mil pessoas, 6 se matam todo ano. E pior: estima-se que, para cada pessoa que comete suicídio, existem pelo menos outras 20 que tentaram, mas não conseguiram consumar o ato. Entre as principais causas que levam uma pessoa a acabar com a própria vida estão problemas como depressão, uso de drogas e situações temporais que despertam forte carga emocional, como o fim de um relacionamento amoroso ou a perda de um emprego. Na luta contra o suicídio, o mais importante é poder falar com alguém sobre o que se está sentindo. O CVV (Centro de Valorização À Vida), uma organização sem fins lucrativos, presta atendimento gratuito e anônimo para quem precisa. Ligue 188 e receba apoio emocional e prevenção ao suicídio!

Sabemos como o ambiente estudantil é cercado por situações que podem nos agredir, sejam nas competições pelas maiores notas e desempenho, na arrogância de professores com seus altos Lattes, na pressão que recebemos...

Como forma de redução de tudo isso, resolvemos promover espaços acolhedores para discussões e atividades em torno do tema. Teremos este espaço aqui e em diversos campi espalhados pelo Rio de Janeiro e Espírito Santo! Fique atento!!

 

Abaixo estão algumas frases...

CASO VOCÊ PRECISE LER HOJE:

    Você é importante!
    Você é amado!
    Você não é o que dizem sobre você!
    Você não é um caso perdido!
    Você não precisa ter medo!
    Você não está sozinho!!

CASO VOCÊ PRECISE AJUDAR ALGUÉM:

  •      Mostre que você se importa!
  •      Agradeça por ela se abrir com você!
  •      Não tenha medo de falar sobre suicídio!
  •      Entenda e explique que depressão é uma doença!
  •      Não julgue nem menospreze os sentimentos dela!
  •      Encoraje a conversar com um profissional!
Em anexo, se encontra um Estudo Bíblico Indutivo (EBI) produzido por um estudante da ABU Macaé.
Utilize, se for necessário e produza também estudos vinculados a esse tema!

 

Estamos disponíveis para auxílio em nossas redes e em alguns campi nas Universidade e Escolas. Procure por um núcleo! Nós teremos programações específicas sobre!

Facebook

Conte conosco e VIVA A VIDA!

Nenhum Comentário

Comentar

O conteúdo deste campo é privado não será exibido ao público.
Enviar comentário
CAPTCHA
O teste abaixo serve para verificar se você é um ser humano e para prevenir submissões automáticas de spam.