Recursos

Os puros de coração verão a Deus


 

 

MT5:8 Bem aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus. 

 


Quando os limpos de coração verão a Deus? E por que O verão?

 


Essas são duas perguntas que não nos fazemos por pressupor respostas erradas. Cremos que os puros de coração verão a Deus no céu, porque lá não teremos pecados. Isso é verdade, mas não completa. Jesus veio anunciar o Reino de Deus (MT 4:17), e não disse que esse Reino seria estabelecido na vida após a morte, mas disse que o Reino de Deus era chegado com Ele - O Rei.

 


Em MT 6:22-23 Jesus explica ser os olhos a candeia do corpo. A candeia é um instrumento usado para iluminar, e a luz na Bíblia era muito usada para representar a verdade ou o conhecimento. Nisso Jesus disse, que pelos nossos olhos é que conhecemos, ou seja, é pelos nossos olhos que discernimos verdades e conhecemos as coisas (Não desprezo aqui os outros sentidos do nosso corpo, mas quando somos dotados de boa saúde dos olhos, esses são nossos principais receptores de informações). Mas o que Jesus estava dizendo acerca dos olhos bons e maus é atribuído ao modo como interpretamos as coisas. Isso definirá se nosso corpo será bom ou ruim, uma pessoa de coração puro, ou em purificação pelo Espírito Santo, tenderá a interpretar as situações e as pessoas de maneira pura. Isso não significa que ela não verá a totalidade da realidade e desprezará o pecado e o medo, mas que ela vendo tudo o que acontece, ela se apegará as coisas boas. O limpo de coração é aquele que vê com a perspectiva das coisas boas, vendo o que Deus criou e planejou em cada coisa. Desde modo ele verá aquilo que está sendo apagado de nossas mentes pela cultura do pecado. Ele conseguirá ver que o drogado foi criado para a boa saúde do corpo e da mente. Que a prostituta foi feita para honra, o ladrão para o trabalho, o assassino para a paz e o mentiroso para verdade. Nos olhos do puro não há engano de um mundo ideal, mas a crença de que Jesus é o Rei e a resposta para as nossas misérias.

 


As bem-aventuranças são características dos cidadãos do Reino de Jesus, todos desse Reino tem em si o Espírito de Deus que os purifica de todo mal e nos dá olhos bons para que vejamos a Deus com mais nitidez em toda a sua criação; com riqueza de detalhes naquilo que são os propósitos, natureza e revelações de Deus para nós.

 



 José Terêncio Jr.