Estudantes preparam-se para o Curso de Férias

Malas prontas. Viagem agendada. Várias origens e apenas um destino: Campo Largo, na Grande Curitiba (PR). De 19 a 25 de julho a cidade recebe o Curso de Férias da ABU Sul com a participação de dezenas de estudantes da região que terão dias de formação, comunhão, adoração, oração e muita descontração. A inscrição custa pode ser feita pela internet até o início do evento.

O Curso deste ano abordará o tema “Pranto, Denúncia e Esperança”, com estudos no livro de Jeremias. De acordo com Sarah Nigri, assessora regional da ABU Sul, cada ano o evento estuda um livro da Bíblia, buscando alternar entre o Antigo e o Novo Testamento. “É um grande desafio, mas também uma ótima oportunidade de aprender com a vida deste homem que mesmo em meio a dor, a perseguição e as dificuldades, não se calou diante das iniquidades e do pecado, manteve a esperança e permaneceu confiante em Deus”, comenta.

A programação é cheia de oportunidades de crescimento e fortalecimento da missão estudantil. A chegada dos participantes acontecerá na sexta-feira (19), às 15h, no Acampamento Arca. Os estudantes terão acesso a exposições bíblicas sobre o livro de Jeremias, oração, louvor e oficinas temáticas com temas atualizados e importantes, como ciência e fé, serviço, artes, estudos bíblicos, hermenêutica, masculinidade e feminilidade. Os abeuenses também terão a oportunidade de apresentar seus talentos artísticos em um sarau cultural.

Segundo Sara, o objetivo do evento é fortalecer a missão estudantil proporcionando espaços de aprendizagem e valorizando o relacionamento entre estudantes, profissionais e assessores. “Por se tratar de um evento regional, e com uma semana de duração, é possível aprofundar conversas, reflexões e conhecer diferentes realidades através das histórias e vivências de estudantes de toda a região”, diz.

Para a coordenadora da ABU Sul e estudante de Engenharia Ambiental na UDESC em Lages, Lais Gervasio Batista, o objetivo central do evento é a formação dos estudantes. “Por meio da programação que teremos, do relacionamento entre as pessoas, da troca de experiência e, enfim, de toda a atmosfera, esperamos ter um tempo para a formação e de reflexão”, afirma.

A expectativa da diretoria é que os participantes saiam impactados com o que viverem durante o curso. “Estaremos em meio a muitos abeuenses, estudantes que buscam os mesmos objetivos e que tem o mesmo amor pela missão”, completa.

Para participar do Curso de Férias, os estudantes precisam cumprir algumas atividades antes do evento. Todos devem ler o livro de Jeremias e fazer resenhas de livros propostas pela organização. A coordenadora lembra que para estar no curso é exigido esforço nas leituras e financeiro, além da dedicação do tempo. “Qualquer esforço é recompensado pela semana maravilhosa que passaremos nesse curso. Aprenderemos muito, refletiremos, nos silenciaremos e deixaremos Deus falar conosco. Será algo que ficará nas nossas lembranças para sempre”, finaliza.

 

Tudo para receber os participantes

Para que o evento aconteça, é preciso muita organização. Os estudantes de Curitiba e região trabalham durante o ano para que tudo seja feito perfeitamente. Tamara Bark cursa Direito da Unicuritiba e é uma das pessoas que prepara a recepção dos participantes e toda a organização do curso. Ela comenta o desafio para Curitiba receber o Curso de Férias, pois a ABU na cidade ainda está em fase de estruturação. “Nós ficamos com um pouco de receio das coisas não darem certo, mas temos nos surpreendido com a forma com que tudo tem ocorrido”, destaca. Ela afirma que ficou impressionada com a dedicação de cada estudante que está preparando o evento. “O que mais nos impressionou foi que a maioria deles nunca participou de um Curso de Férias, são novos na ABU e já nos mostraram que estão dispostos a servir”, diz.

Tamara espera que os estudos do livro de Jeremias tragam muito aprendizado. “Além disso, as oficinas sempre trazem temas interessantes, sem contar a alegria de conhecer estudantes de outras faculdades e cidades e trocar experiências”, comenta. “Cremos que vai ser um tempo maravilhoso de aprender mais da palavra de Deus, fazer novas amizades, refletir e dar boas risadas”, conclui.

Expectativa a mil

Quem fez a inscrição antecipadamente já se prepara para o curso. Luciana dos Passos Moreira cursa Engenharia Civil na UEPG em Ponta Grossa (PR) e participará pela segunda vez de um curso de férias da ABU Sul. “Eu decidi ir porque é uma grande oportunidade de aprendizado, além de um lugar de comunhão, troca de experiências com pessoas diferentes, de lugares diferentes, e com a mesma missão”, afirma.

Carlos Arthur Siqueira, que faz Psicologia na UFPR em Curitiba, participará pela primeira vez do evento. “É muito gratificante receber o Curso de Férias na nossa região, nos faz crescer como grupo, pois temos que nos unir mais pra organizar o evento e estarmos em constante comunicação. Eu espero me surpreender a cada dia”, diz.

Jéssica Porciúncula faz Artes Visuais e virá de Pelotas (RS) para participar pela primeira vez do Curso de Férias. “Acredito que eu precise disso, tanto do treinamento que lá é oferecido como também da comunhão que isso tudo proporciona”, afirma. Ela diz estar animada com a oportunidade de conhecer pessoas de lugares diferentes que têm a mesma missão. “Acredito que será incrível, a somatória de pessoas de áreas diferentes com vidas e cabeças diferentes compartilhando a mesma fé me anima”, comenta.

 

Oficina para reforçar a visão bíblica

Uma das oficinas que será dada durante o Curso de Férias é sobre papéis masculinos e femininos, pelo casal de assessores regionais auxiliares da ABU Sul Luiz Adriano e Mabel Borges. “É um tema que nunca sai de moda e precisa sempre ser atualizado. A masculinidade e a feminilidade como Deus tinha planejado sempre sofre novos ataques”, comenta Luiz. Para ele, a cultura na sociedade traz complicações para se viver de acordo com o plano de Deus atacando princípios cristãos. “Precisamos resgatar uma masculinidade e a feminilidade bíblicas”, diz.

Durante o evento, ele também dará uma exposição sobre o capítulo 12 do livro de Jeremias. “É muito importante estudar um livro inteiro mais detalhadamente, o que temos dificuldade no nosso dia a dia”, afirma. Luiz exalta o propósito do curso e afirma que o curso deixará um legado espiritual e humano aos universitários. “Um encontro como esse tem a capacidade de levantar uma região e acordar muitos jovens que não estão tão conectados com a obra que Deus quer fazer nas universidades”, enfatiza.

 

Você ainda pode fazer sua inscrição para participar do Curso de Férias da ABU Sul – 2013.

Gostou do conteúdo?

Compartilhe nas redes sociais e faça mais pessoas conhecerem a ABUB.