Esperançar

A expressão “pôr a esperança no Senhor” presente nos salmos 146:5 e 37:4 trouxe algumas perguntas: O que significa colocar a esperança em Deus em termos práticos? Como continuar colocando a esperança em Deus em meio a nossas rotinas dentro deste contexto de pandemia e ainda com muitas restrições? De fato, está difícil ser constante na esperança ao longo dos últimos meses: há muito que se lamentar e se compadecer daqueles que sofrem as consequências da pandemia. No geral, temos encontrado muita gente desanimada e desesperançada.

Precisamos colocar a esperança no Senhor Jesus porque podemos colocá-la em qualquer outra coisa que não seja Ele. Nossa esperança pode estar na nossa capacidade de se adaptar às crises ou simplesmente na confiança que em um ano novo tudo será diferente. Se a nossa esperança em Cristo se limita apenas a esta vida, somos os mais infelizes de todos os homens (I CO 15:19). Nossa esperança não está na circunstância, mas uma pessoa: Jesus e isso tem implicações na maneira como vivemos agora.
Primeiro é importante dizer que, para nós, cristãos, a esperança não é um pensamento positivo ou acreditar que tudo vai dar certo no final e ainda que nenhum mal nos afligirá (não é isso! apesar deste pensamento estar bem presente na comunidade cristã). A esperança consiste em confiar e esperar o cumprimento de promessas de Deus. Ou seja, olhar para situação atual com esperança é ter a certeza de que Deus não perdeu o controle das coisas que Ele é soberano e continua sendo bom. Ainda que desejemos o fim de todo esse sofrimento, confiar que Deus é poderoso para nos livrar do sofrimento e/ou nos ensinar através do sofrimento.
 A esperança, fé e amor são marcas do estilo de vida cristã, dadas por Deus. (1 CO 13:13).  Ao mesmo tempo que Ele nos exorta a depositar a esperança nele. Popularmente, as pessoas acham que essas 3 virtudes são puramente emocionais, como se nós não tivéssemos nenhuma ação ou responsabilidade, mas também requer decisão consciente e uma prática, um hábito. 
Parece importante relembrar aqui algumas razões que temos para colocar a esperança no Senhor. Ele cumpre o que promete! E uma das promessas é a felicidade* para aqueles que confiam no Senhor e O tem como auxílio (SL146:5). Porque  a nossa salvação chegou! Sim, Deus está conosco. Ele se fez homem, trouxe a libertação dos nossos pecados e prometeu retornar para livrarmos de vez das dores deste mundo. Ele é o criador de todas as coisas. “Ele defende a causa dos oprimidos e dá alimento aos famintos. O Senhor liberta os presos, o Senhor dá vista aos cegos, o Senhor levanta os abatidos, o Senhor ama os justos. O Senhor protege o estrangeiro e sustém o órfão e a viúva, mas frustra o propósito dos ímpios.” Salmos 146:7-9.  Porque O Senhor reina para sempre! De geração em geração Sl 146:10!  E seu reino começou pequenininho e aparentemente frágil lá na Galileia, foi crescendo, chegou até nós e continuará crescendo (pequeno como um grão de mostarda que quando cresce alcança tamanhos enormes). Porque seu Reino que vai se estabelecendo neste mundo e em nós, independente de nós. Porque ele permite que a gente veja tudo isso e coopere com a obra dele neste mundo. Por que somos chamados para compartilhar as razões da nossa esperança com as pessoas deste mundo (1 Pe 3:15). Porque já experimentamos da bondade, do perdão e da graça de Deus! Também temos razão para depositar a esperança no Senhor, porque nessa espera é que nos torna cristãos menos infantis, mimados e ansiosos já que é na espera que desenvolvamos a paciência, longanimidade, bondade e todos outros frutos no espírito.
Como colocar a esperança no Senhor?

Não há uma receita, mas acredito que tem a ver com hábitos, prática e decisão consciente que vem da prática de ações simples que todos nós conhecemos e constantemente precisamos ser lembrados:
– Orando.  Sim, podemos pedir que o Senhor derrame mais fé, amor e esperança na nossa vida e em toda comunidade cristã para que possamos conservar a esperança nele em um momento em que tantas pessoas se encontram desanimadas e desesperançadas. [Que o Senhor nos ajude a “esperançar” mesmo em situações em que aparentemente a esperança nos parece faltar]. Também orar reconhecendo as situações em colocamos nossa esperança em outras coisas (nossa segurança, saúde ou nossos estudos ou ainda com a realização dos eventos presenciais) que possamos nos arrepender;
– Fortalecendo um relacionamento pessoal com Jesus já que à medida que nos relacionamos mais com ele, confiamos ainda mais em sua fidelidade;
– Olhando e celebrando o que Ele fez no passado seja na sua história pessoal, na história das pessoas que você conheceu na sua igreja e na ABUB e ao longo da história da bíblia. De novo, vale lembrar que precisamos ler diariamente a bíblia bem menos como um ato mecânico e mais com um ato de louvor ao próprio rei Jesus. Ele já cumpriu a promessa de transformar a vida de tantas pessoas. Consequentemente, confiaremos ainda mais no cumprimento de suas promessas.
– Celebrando o que Ele fez no passado, confiando que ele está agindo agora no tempo presente e pode nos usar para a honra e glória dele, inclusive por meio desse tanto lives que temos participado…
– Confiar e fazer algo agora (Salmo 37:3) Esperança tem ver com espera, mas não é uma espera passiva.

Que a gente possa olhar com esperança ao fazer balanços deste ano difícil e fazer planos para o ano que vem!! Que a gente possa esperançar no ministério na ABU e no serviço a nossa igreja e também nossa vida acadêmica e com nossos amigos e familiares.

Gostou do conteúdo?

Compartilhe nas redes sociais e faça mais pessoas conhecerem a ABUB.