Notícias do Equador

Por Tarcísia Duarte

Esse ano ocorrerá em Viçosa-MG a IX Semana da Esperança. Trata-se de um evento organizado de dois em dois anos pela ABU Viçosa, com duração de uma semana, no qual são feitas programações diversas todos os dias com o objetivo de levar a esperança em Cristo à comunidade da UFV: estudantes, professores e funcionários.

Para realizar este evento, precisamos nos organizar com antecedência, nos reunindo mensalmente e dividindo as tarefas em 6 comissões: Arte, Financeiro, Logística  Burocracia, Estudos Bíblicos, Comunicação e Divulgação e por fim, Oração. Essas comissões foram definidas na primeira reunião geral, no entanto ainda não há lideres para todas.

Na segunda reunião geral definimos o tema da IX SE: “OPEN HOPE”. Trata-se de um paralelo à uma realidade viçosense de um grande número de festas “open bar”, geralmente buscadas pelos alunos para extravasar a ansiedade gerada pelos conflitos do dia a dia, pela pressão universitária. Segundo o diretor da Divisão Psicossocial da UFV, esse fator, ansiedade, é a maior causa da procura pelos atendimentos psicológicos na UFV. Enquanto uns estudantes buscam extravasá-la nas festas, outros se isolam em suas repúblicas. Assim como nós, todos estão carentes de descanso, de confiar em alguém que cuida de todos seus anseios e lhes dá ESPERANÇA…  É nossa tarefa apresentar a eles quem/qual É a nossa esperança.

Para que consigamos apresentar essa esperança na IX SE, que ocorrerá nos dias 14 a 19 de setembro de 2015, gostaríamos de contar com suas orações. São os nossos pedidos:

*Ore pela definição de um coordenador geral da IX Semana da Esperança. No momento ela está sendo coordenado por duas abuenses que não poderão assumir este definitivamente. Já há uma pessoa orando a respeito;
*Ore pela definição dos coordenadores das comissões. Ainda há comissões sem líderes e possivelmente teremos que remanejar cargos;
*Ore pelo envolvimento dos abuenses e membros de outros grupos cristãos na IX da Esperança, assim como os membros das igrejas cristãs de Viçosa;
*Ore por discernimento de Deus para a decisão da programação da IX SE, que deverá ser definida até a próxima reunião geral, dia 16/05;
*Ore pela vida espiritual dos líderes e demais envolvidos, pois certamente estes serão atribulados. Para que Deus os fortaleça e lhes dê ânimo;
*Ore pelo sustento financeiro da IX SE
*Ore agradecendo pelo apoio da UFV, que vê a IX SE com muito bom grado, e ore para que esse apoio permaneça;
*Ore pelo trabalho de cada comissão, que já começou;
*Ore pra que consigamos descansar em Deus de que a missão é Dele, que ele é o Senhor da IX Semana da Esperança e que somos apenas vasos em suas mãos, instrumentos para servi-lo. Que Ele nos use e nos capacite. Que a vontade Dele seja feita em todos os momentos.

Um pouco de História:

No ano de 1997, foi realizada uma pesquisa na Universidade Federal de Viçosa (UFV) que apontou um alto índice de depressão e potenciais suicidas entre os alunos da instituição. Em resposta à essa pesquisa, um grupo estudantes do Centro Evangélico de Missões (CEM) e da ABU se mobilizou para promover a primeira Semana da Esperança (SE) em 1998. Nos anos seguintes foram realizadas outras seis semanas como essa, sempre marcadas pela criatividade, valorização da cultura, pessoalidade e relevância dos temas.

Suas atividades incluem palestras que já abordaram assuntos como política, responsabilidade social e ambiental, preconceito racial, sexualidade, vícios e identidade. Incluem também expressões culturais (apresentações musicais, teatrais, de dança e artísticas), videodebates, Elementos Criativos (elemento surpresa que causa reflexão) e estudos bíblicos.

A proposta é apresentar aos estudantes a esperança contida nos valores do cristianismo e que dá sentido para a vida humana – a começar no âmbito relacional, onde se encontra a maioria dos problemas geradores de depressão.

Gostou do conteúdo?

Compartilhe nas redes sociais e faça mais pessoas conhecerem a ABUB.