Um dia de secundaristas para secundaristas

por Guilherme Prado

Nos dias 7 e 8 de dezembro foi realizado pela Aliança Bíblica dos Secundaristas (ABS) o segundo TIFS do ano, em Linhares-ES. O formato deste evento foi planejado pelos próprios estudantes do ensino médio e direcionado para outros estudantes do ensino médio.

O lugar escolhido para o encontro foi a Igreja Batista de Farias e contou com a presença de aproximadamente 20 pessoas, sendo a maioria do ensino médio, alguns profissionais e, até mesmo, alguns do ensino fundamental. Todos participaram ativamente nos dois dias de treinamento.

A secretaria de comunicação da região entrevistou alguns dos participantes do TIFS a respeito de suas visões e expectativas colocadas sobre o treinamento. Confira aqui as respostas:

 

André Oliveira (ABS Linhares)

O que mais chamou sua atenção?

“Poxa! Difícil… Mas acho que foi a disposição dos que estavam ali para ouvir e aprender, sempre ativos e atentos ao que era falado.”

O que mudou depois do treinamento?

“Bom, nos tornamos mais próximos das pessoas que estão a frente de um grupo de oração em uma escola aqui de Linhares. Não houve pedido de filiação ao movimento (não sei se por falta de oferta ou por outro motivo) mas mesmo assim continuaremos a acompanhá-los. E acho que o movimento alcançou lugares mais distantes, onde talvez não houvessem ouvido falar a respeito.”

Quais as expectativas para o pós-evento?

“Acompanhar o grupo do estadual mais de perto, utilizar o que foi aprendido nas nossas reuniões locais, maior disseminação do movimento e maior união do grupo.”

 

Stefany Sampaio (ABS Linhares)

“Esse TIFS para mim foi um dos melhores que participei. Tivemos 20 pessoas inscritas, que ficaram até o ultimo dia com a mesma vontade: aprender e anunciar as boas novas. Ver tantos jovens assim, dispostos a renunciar tudo para anunciar a palavra, traz uma alegria enorme e isso foi o que mais me marcou. Tivemos muitos momentos diferentes nesse TIFS: um momento somente para demonstração de estudos criativos, um momento de EBI, um momento de filme à noite, períodos de louvor com coreografia. Por ser em uma vila rural, as pessoas ficaram admiradas de ver tanta gente de fora para ajudar e ensinar o pouco que sabiam. Acredito que ver a gratidão em cada sorriso e nos olhos atentos foi o mais importante.”

 

Camila Reis (Assessora)

Pensar no grupo ABS Linhares-ES traz ao coração um momento registrado em Atos, quando todos os que criam mantinham-se unidos e tinham tudo em comum (At 2:44).

Manter-se unido é um convite e desafio diário a nós que somos chamados a deixar tudo para seguir o Mestre. As diferenças como personalidade, opiniões, jeito de ser, são deixadas diante da cruz para que sejamos um novo povo, com uma crença que nos mantém unidos e faz com que tenhamos tudo em comum.

O ter tudo em comum precisa passar pela cruz de Cristo, pois é através dela que Deus nos permite unidade e comunhão, consigo e com o outro.

Assim tenho percebido o andar do grupo em Linhares: uma consciência viva da missão. Um desejo por servir ao Rei através do serviço às suas criaturas e filhos. Um zelo pela palavra e um desejo por torná-la cada vez mais acessível a todos quanto o Senhor permitir.

Que assessorá-los continue sendo sempre via de mão dupla, um doar e receber de todas as maneiras e em todas as áreas. Minha oração é que aprendamos cada vez mais e juntos, e assim frutos para Glória de Deus se torne realidade em nosso contexto estudantil.”

Gostou do conteúdo?

Compartilhe nas redes sociais e faça mais pessoas conhecerem a ABUB.