Uma noite para lembrar histórias

Por Eduardo Oliveira

Uma noite para relembrar a história. Assim foi a Noite Cultural da Região Leste no Congresso Nacional da ABUB, nesta terça-feira, 13. A programação foi iniciada com o poema do estudante do Rio de Janeiro, Castro Lins sobre o prazer de participar do movimento. “Dá para contar histórias vividas na ABU por mais de vinte anos aos meus filhos – e sem que nenhuma seja repetida”, celebra o estudante poeta.

Estudantes do Espírito Santo apresentaram um vídeo com curtos depoimentos sobre a ABU. As resposta foram desde “a primeira impressão que tive da ABU foi a de uma reunião chata” a “ABU é o que Deus usou para que eu realizasse meu comprometimento com Ele, de fazer missão na Universidade”.

Por alguns minutos, os atuais estudantes ouviram e se emocionaram com os depoimentos de participantes das últimas décadas na Região Leste como Ziel Machado, Daniela Frozi e Simone Petitet.

Ziel acompanhou mais de 50 grupos de ABS no Rio de Janeiro e logo foi desafiado a ser obreiro. E assim ficou por 18 anos no movimento! Simone passou pelo desafio, logo no início de sua conversão, de compartilhar a palavra de Deus! Um desafio para quem estava ainda aprendendo.

Frozi, de forma emocionada, falou sobre o que ela espera para a próxima década. “Eu espero que nos próximos 10 anos a ABU tenha e continue tendo uma geração fiel ao Senhor, que ame ardentemente, sem medo de amar. Uma geração capaz de mudar o rumo do nosso país e que possa experimentar a vida plena que há em Cristo Jesus, sem medo de ser feliz, de arriscar, de proclamar e de enfrentar os problemas naturais da vida”.

Os estudantes ainda apresentaram uma peça teatral sobre a violação dos direitos humanos, mostrando dados sobre a violência nos estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo, alternando versículos bíblicos, leis e estatísticas. A encenação terminou com a apresentação da Rede Fale, projeto de diaconia da ABUB que trabalha com defesa dos direitos e uma breve apresentação de Morgana Boostel sobre o Conselho Nacional de Juventude.

A noite foi encerrada com todos os participantes da região Leste no palco do Teatro do SESC, cantando um samba e alegrando a todos os presentes. Nesta quarta-feira será a vez da Região Norte fazer a apresentação da Noite Cultural.

Gostou do conteúdo?

Compartilhe nas redes sociais e faça mais pessoas conhecerem a ABUB.