Joelhos juntos pela ABU Editora

A literatura ocupa um espaço especial na formação dos estudantes cristãos da Aliança Bíblica Universitária do Brasil (ABUB), tanto que temos a ABU Editora! Mesmo quem não tem o costume de ler, não passa pelos eventos regionais ou nacionais de nosso movimento sem folhear algumas obras, presentes com frequência nas leituras prévias.

A primeira incursão da ABUB no campo foi em 1962 quando, em parceria com a Edições Vida Nova, através da Junta Editorial Cristã, foi publicado o Novo Comentário Bíblico e o Novo Dicionário Bíblico. Nisso, a nossa missão buscava cumprir seu objetivo de desenvolvimento dos secundaristas, universitários e profissionais rumo à maturidade do ser humano integral em Cristo Jesus.

Depois de outras iniciativas, e com o crescimento da área e a dedicação de assessores e voluntários, formalizou-se em 1975 a ABU Editora, que neste mês celebra 42 anos! Hoje, seus livros podem ser adquiridos através da editora parceira Ultimato. Atualmente, há apenas um profissional dedicado à editora, o fiel Norberto Riback. E alguns processos, como a revisão dos livros antigos, são feitos por voluntários.

Equipe da ABU Editora e escritório anos 70

Gente que colabora com a editora

Nos últimos Conselhos Diretores, órgão deliberativo da ABUB, alguns profissionais e estudantes sentiram-se chamados a servir à editora. O casal da Aliança Bíblica de Profissionais de São Paulo (SP) Patrícia Kühl Schuindt e Junior Miranda iniciou uma espécie de força tarefa para apoiar as áreas mais administrativas. Hoje, o grupo é coordenado por outro profissional (Damião Bonilha) e está focado em quatro áreas: comunicação e vendas, financeiro, jurídico e na gestão dos voluntários de editoração.

Esta última tarefa está a cargo de Bárbara de Abreu Francisco, estudante de engenharia física da ABU São Carlos (SP) . Ela também esteve em um Conselho Diretor e depois se colocou à disposição. Depois de assinar o termo de voluntariado, fez a primeira revisão de “A Mensagem de Efésios”, de John Stott. “Eu olhava e via que precisava de muita ajuda em outras coisas”, conta Bárbara. “Fui dando ideias ao grupo, e quando entreguei o livro, precisavam de alguém para acompanhar os voluntários do processo de edição e, junto com isso, ajudar na divulgação da ABU Editora entre os abeuenses.”

Ao acompanhar e incentivar os voluntários que fazem revisões e capas, Bárbara está encarando como o trabalho é desafiador. “Mas é recompensador conversar com o pessoal e ver como estão animados. Dá força pra continuar fazendo as coisas.” São muitos voluntários envolvidos, tanto que Bárbara alerta que por enquanto não há demanda.

Em janeiro, o mesmo sentimento de preocupação e serviço tomou parte de Aline Avelar, estudante de psicologia da ABU Belo Horizonte (MG). “Sou uma pessoa que tenta pensar qual é a peça que está faltando no quebra-cabeça. (…) [Depois do relatório no Conselho Diretor,] ficou uma sensação de ‘e aí, o que vamos fazer?’”, conta. Logo que voltou para casa, Aline criou um grupo no Facebook, “Amigos da ABU Editora”, ainda um pouco sem rumo. Depois, encontrou os voluntários já em ação e descobriu em qual área o grupo poderia servir.

“Inicialmente a ideia é sempre mudar o mundo, mas aí você descobre que não é bem assim. [Mas] conversando com os voluntários, descobri que o que estavam precisando mesmo é de venda de livro”, compartilha Aline. Uma das primeiras ações do grupo será incentivar as compras neste mês em que a ABU Editora celebra 42 anos, pois haverá um dia promocional… Para saber mais, fique de olho na nossa página no Facebook!

Com tanta gente colaborando, nós podemos também servir à editora não apenas adquirindo suas obras, como também orando por ela. Vamos?

livros da ABU Editora em estante

Norberto: Bárbara tem orado pelo Norberto: “A editora passou por muitos processos e ele viu todos. Tem muito da história da editora nele, frustrações e esperança”. Ore também pela vida de Norberto, sua saúde física, emocional e espiritual, e agradeça a Deus por sua fidelidade!

Voluntários: A estudante da ABU São Carlos também pede que oremos pelos voluntários! “Estamos tentando reestruturar, mas é muita coisa em todas as áreas. É muito difícil estar em sintonia, ore para que consigam seguir com o trabalho de atualizar os livros.” Não deixe de orar também pelos voluntários nas demais áreas administrativas, que Deus guie seus trabalhos e lhes ajudem no comprometimento.

O futuro: Aline tem orado para que Deus faça sua vontade na editora. Ore junto com ela, para que Deus guie a editora e use-a para a honra e glória de seu nome do modo que ele desejar. E que esta vontade seja manifesta num possível planejamento estratégico a ser realizado.

A área comercial: “Vejo muito potencial na ABU Editora. [Também] oro querendo que realmente consigamos ajudar a vender livros”, compartilha Aline. Oremos com ela pelas vendas e crescimento da ABU Editora!

Gestão jurídica e financeira: ore por estas áreas em que a força tarefa tem procurado auxiliar, para que Deus guie-os junto também da Diretoria Nacional em todo o trabalho.

Por fim, ore conosco pela ABU Editora em seus 42 anos! Que ela possa continuar servindo à missão estudantil e aos objetivos da ABUB, fornecendo material de qualidade que colabore na formação dos estudantes e profissionais do movimento.

Gostou do conteúdo?

Compartilhe nas redes sociais e faça mais pessoas conhecerem a ABUB.