Missão remota: participei dos estudos do Uruguai

Por André Ramos

Participei da ABU ABC (SP) durante a minha graduação e no mês de outubro de 2021 comecei a participar de um grupo de estudo bíblico da Comunidad Bíblica Uruguay (CBU). Eu tinha a intenção de colocar em prática o espanõl (en mi caso, más cercano del portuñol… jajaja) e gostaria de compartilhar a experiência. Penso que talvez outras pessoas tenham interesse em participar. Vale ressaltar que conheci o grupo graças a indicação da Gemima Jacinto, também da ABU ABC.

Minha primeira participação foi na oficina Los conflictos se resuelven o te disuelven e a experiência foi muito bacana, tanto pela recepção das pessoas, como pela relevância do tema abordado.

Oficina do CBUApós este primeiro contato, resolvi participar dos estudos bíblicos do grupo CBU Educación (os grupos se dividem em SaludSociales e Educación, atendendo os estudantes de cada uma dessas áreas). Em um intervalo de três semanas tive oportunidade de estudar com nuestros hermanos del Río de la plata os Salmos 11, 90 e 139 sob a perspectiva do momento de crise que estamos vivenciando por conta da pandemia. Foi muito edificante e tivemos troca de experiências.

A partir de novembro, o livro de Mateus foi escolhido como tema dos próximos estudos e para isso foi elaborado um guia para introduzi-lo e facilitar o andamento dos encontros. Ao estudar e refletir sobre o nascimento de Jesus e o início de seu ministério, pudemos refletir, entre outras coisas, sobre:

  • Como desfrutamos da vinda de Jesus?
  • O que significa seguir a Jesus nos dias atuais?
  • A fé que nos aproxima de Cristo e nos impele a levar outras pessoas até ele.

Foi um tempo muito especial! De fato, Deus tem levantado e preparado jovens estudantes para se engajar com a sua missão. Louvo a Deus pela vida e ministério dos assessores da CBU (Jorge Bermúdez, Pedro Olivera, Sofía Faina entre outros), os quais têm trabalhado para o crescimento do reino de forma bastante criativa e integral. Em especial, agradeço pela vida dos estudantes do grupo CBU Educación (Carolina Pietro, Iván Bravo, Facundo Villegas, Juan Lago, Priscila Olivera, Santiago Deniz e Viviana), por me receberem tão bem e por toda a troca de experiências e momentos de testemunho e oração. Que o Senhor que os chamou cumpra a boa obra em suas vidas!

E aí, se interessou? Caso deseje se manter informado das reuniões e atividades virtuais realizadas pelo zoom, basta acompanhar o Instagram ou o site da CBU Uruguai. Além dos grupos de estudo bíblico por faculdade, a CBU também estava realizando encontros virtuais em inglês (English for life) e em português (As fake news e a Bíblia). A expectativa é que no ano que vem os encontros presenciais possam voltar, mas que algumas atividades continuem sendo realizadas de modo virtual para atender os estudantes uruguaios que vivem no interior do país. Vamos orar para que essa transição possa ser conduzida por Deus!

P.S.: Provavelmente o acampamento da CBU 2022 será realizado na semana santa, entre os dias 10 e 16 de abril. Vale a pena ir se programando e fazer esse intercâmbio com outros estudantes engajados na missão.

Gostou do conteúdo?

Compartilhe nas redes sociais e faça mais pessoas conhecerem a ABUB.