Notícias

Prontos para imergir: veja os selecionados do intercâmbio Brasil-Noruega

Selecionados para 2018-2019 querem aprender com a diversidade cultural

Felipe Augusto e Ruan Lino foram os selecionados para a próxima edição do intercâmbio entre os movimentos estudantis evangélicos brasileiro (ABUB) e norueguês (NKSS). Eles partirão em agosto de 2018 para passar um ano nas terras nórdicas, onde terão aulas na escola Hald Internasjonale Senter junto com estudantes noruegueses e de outros países. Eles também servirão o movimento estudantil norueguês por seis meses.

Ambos citam a "imersão cultural" como suas motivações para a viagem. Para Ruan, "imergir numa cultura totalmente distinta nos ajuda a exercitar a alteridade, nos permite compreender que Deus se revela de formas diferentes e que ele é glorificado através da diversidade étnica e cultural".

Já Felipe afirma: "A oportunidade de imergir em um contexto intercultural, o impacto que isso trará para minha caminhada cristã e como relacionar isso com o serviço aqui no Brasil, dentro e fora da ABUB foi o que me motivou a participar do intercâmbio. Conhecer e aprender com pessoas de outras culturas me fará entender melhor a diversidade humana e como relacionar a missão nisto".

Conheça os intercambistas:

Felipe Augusto

"Espero encontrar muita neve e também lindas paisagens", brinca Felipe sobre a expectativa do intercâmbio. Participante da ABU Itajubá (MG) e estudante de engenharia de produção pela Universidade Federal de Itajubá, Felipe confessa que está apreensivo com as diferentes formas culturais de se relacionar.

"Sei que deve ser um pouco diferente, mas espero me adaptar e entender as formas de expressão e de relacionamento dos noruegueses. Estou com muita expectativa para as aulas no Hald, principalmente para conviver com pessoas de vários países. As disciplinas do curso também me empolgaram bastante. Sei que Deus vai me sustentar em todas as coisas."

Felipe acredita que sua experiência no Brasil e nosso formato de iniciativa estudantil pode contribuir no seu trabalho durante o intercâmbio. Além disso, ele quer refletir sobre arte e espiritualidade para poder abordar o assunto na ABUB quando retornar, seja envolvendo adoração, evangelismo, formação ou até serviço.

Ruan Lino

Estudante de direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Ruan participa da ABU Rio de Janeiro (RJ) e sempre quis fazer intercâmbio. Apesar do sonho, nunca teve possibilidades reais de estudar fora do país – até conhecer a parceria da ABUB com a NKSS.

"Confesso que é um pouco difícil controlar as expectativas", compartilha. "A adaptação ao frio norueguês será um tanto quanto complicada. Todavia, é justamente por ser carioca que alimento a expectativa de viver com intensidade o frio (leia-se: me jogar na neve). Espero muito que o intercâmbio seja um momento de inúmeros aprendizados."

Ruan já tem aprendido muito em sua história: antes do direito, ele ingressou nos cursos de ciências sociais e história. Participa de movimentos estudantis desde o ensino médio e também está no Coletivo Negro Claudia Silva Ferreira, da faculdade de direito. Após o intercâmbio, Ruan quer continuar falando sobre como Deus ama e preza pela diversidade: "É justamente no caminho do respeito e amor à diversidade que desejo contribuir".

  • Ore pela preparação de Felipe e Ruan, que Deus os guie e cuide de suas expectativas e ansiedades. Interceda também pelo período em que estarão aprendendo no Hald, servindo à NKSS e retornando para contribuir no Brasil – que Deus use-os para sua honra e glória.
  • Interceda também pelas duplas que ainda estão no intercâmbio e pelas que retornam para as últimas semanas no Hald em abril: Carlos Oliveira e David Silva na Noruega; Marcela Marcos e Daniela Maldonado no Brasil. Que Deus os ajude a terminar este tempo de serviço e meditar no que ele lhes tem ensinado, para que possam retornar e servir em seus contextos.

Nenhum Comentário

Comentar

O conteúdo deste campo é privado não será exibido ao público.
CAPTCHA
O teste abaixo serve para verificar se você é um ser humano e para prevenir submissões automáticas de spam.