Projeto de conexão entre ciências e fé recebe inscrições

Você gostaria de explorar mais a interface entre fé e ciências? Construir pontes entre universo acadêmico e teologia? A Comunidade Internacional de Estudantes Evangélicos (IFES, na sigla em inglês), da qual fazemos parte, está com uma iniciativa voltada para esta área de Engajamento com a Universidade.

A Iniciativa Logos e Cosmos (ILC) é um programa de formação para acadêmicos cristãos comprometidos com os movimentos estudantis. Financiada pela Fundação John Templeton (JTF), o projeto busca capacitar uma nova geração de líderes jovens atuantes tanto na missão estudantil quanto no universo acadêmico por meio de mentoria e formação., As inscrições estão abertas para potenciais catalisadores da América Latina e África Francófona.

Tudo isso é pensado a partir da certeza de que o evangelho tem algo a dizer sobre cada uma das disciplinas, desde política, economia e ciência até ética, educação e artes. A IFES deseja ver discípulos de Jesus que conectem de forma autêntica todos os aspectos da vida e do campus à mensagem de Cristo. A ILC buscará, portanto, ajudar os catalisadores a desenvolver projetos que realizem essa interface de alguma forma.

Essa iniciativa deve ter continuidade ao longo dos próximos cinco anos. Assim, há a possibilidade dos catalisadores continuarem envolvidos, caso seus projetos e sua permanência no programa sejam aprovados. Além disso, alguns participantes poderão ser convidados a se tornar mentores, dependendo do seu perfil, envolvimento e tempo disponível. Também haverá financiamento para a formação dos catalisadores selecionados e para a implementação dos projetos aprovados.

Inscrições

Podem se candidatar assessores da ABUB, estudantes de pós-graduação, estudantes de graduação que correspondam ao perfil buscado, docentes universitários e pesquisadores. Todos precisam ter vínculo com o movimento estudantil ligado à IFES. As inscrições vão até o dia 7 de março, às 23 horas GMT (20 na hora de Brasília).

No site da IFES (clique para acesssar e coloque no modo em espanhol para ler tudo) é possível informar-se sobre o perfil completo e os requisitos exigidos. A seleção levará em conta a formação de um grupo diverso em níveis de formação acadêmica, nacionalidades, gênero e perfis dos candidatos.

Lembrando que durante o primeiro ano, os escolhidos deverão reservar no mínimo 10 horas por semana para a Iniciativa Logos e Cosmos, o que pode aumentar nos anos seguintes se houver permanência no grupo. Os selecionados participarão de eventos de formação (online por enquanto), reuniões com mentor e com outros catalisadores e prestarão relatórios trimestrais quanto ao progresso de metas e de um projeto anual.

Após ler todas as informações, para se inscrever é preciso preencher o formulário com dados pessoais, enviar um currículo de no máximo duas páginas e uma carta de motivação de 900 palavras (instruções no site). Acesse o formulário e informe-se na página da IFES.

Gostou do conteúdo?

Compartilhe nas redes sociais e faça mais pessoas conhecerem a ABUB.