Por que é importante que o III Encontro de Secundaristas aconteça?

Pergunta interessante para meu fim de dia. Para respondê-la não há como não me lembrar das histórias acumuladas dos EBA’s já passados, nem tampouco esquecer como cresci e aprendi naqueles dias. Então vou ‘’começar do início’’, porque pra mim o acontecimento do III EBA é mais uma página das coisas feitas por Deus na ABS durante os últimos anos.

No I EBA éramos todos muito novos na expectativa de fazer algo, estávamos cheios de empenho para mobilizar o grupo, para arrecadar recursos, para pedir autorização aos pais (o que é sempre um processo), estávamos ansiosos em conhecer pessoas da ABS no Brasil e por partilhar a missão com elas. Lembro-me então da gente gritando durante todo o CN/EBA 2010 falando da existência da ABS , falando que estávamos ali e queríamos a ABU orando, se envolvendo e conhecendo ainda mais nossas dificuldades e sonhos. A ABS não estava dormindo, na verdade nunca esteve, e isso foi algo que contemplamos nos anos seguintes!

Enquanto o I EBA foi para mim o ‘’rebuliço’’ da ABS, o II foi aquele momento de agradecer a Deus pelas grandes coisas que haviam acontecido naqueles dois anos. O 2º Encontro Brasileiro de ABS foi cheio de surpresas, afinal, tivemos representantes de grupos novos e alguns que até o momento estavam um pouco distantes do movimento e que, naquele encontro, tornaram mais concreta a proposta de uma nova articulação nacional, envolvida ainda mais com os abessenses.

Chegamos então ao III EBA, NOSSA! Acho que nem mesmo os presentes no primeiro EBA imaginavam o terceiro acontecendo e com tanto engajamento de todas as regiões da ABUB, isso é lindo! Assim como é lindo também ver amigos meus do 1º EBA devolvendo ao movimento tudo que aprenderam e continuando firmes na missão!

Pois como eu disse, a importância do EBA é uma pergunta interessante, o que dizer sobre este terceiro Encontro Brasileiro de ABS? Acredito ser quase impossível não criar expectativas e entre as tantas coisas que tenho esperado desses dias futuros, imagino o III EBA como um grande momento não só para rever os amigos de alma, mas também, e principalmente, como um momento para as ABS das regiões continuarem trocando experiências e fortalecendo laços; vejo um momento para crescemos ainda mais nas discussões sobre a missão na escola; vejo como um momento onde os grupos se unem no processo de ida, estadia e volta a esse evento; e claro, vejo também como um momento, tal como foi no primeiro EBA, em que teremos a oportunidade de mobilizar os grupos locais a continuarem sonhando com a ABS.

Termino então essa ‘’pequena’’ resposta a pergunta feita pela Tábata a mim, com uma frase que gritaram para os abessenses deitados no Hall do SESC BH no CN/EBA2010; enquanto estávamos deitados com roupas de dormir antes do inicio da exposição bíblica, ao nosso lado havia uma plaquinha escrita ‘’a ABS não está dormindo, ela está sonhando…’’ , os presentes ali começaram a gritar: ACORDA ABS,ACORDA ABS, ACORDA ABS! Sempre lembro daquilo. Pois é, a ABS acordou e estaremos bem a postos no EBA 2014. Espero ver vocês lá!

 

Rita Romão

É coordenadora de ABS da ABU Aracaju e graduanda em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda

Gostou do conteúdo?

Compartilhe nas redes sociais e faça mais pessoas conhecerem a ABUB.