Notícias

Livros para inspirar a missão estudantil

Quatro sugestões para evangelismo, vocação, fé e estudos bíblicos

Procurando livros cristãos para ler nas férias? Quatro abeuenses sugerem títulos da ABU Editora pra você aprender mais sobre evangelismo, vocação, estudos bíblicos e fé. Os livros são clássicos da missão estudantil e inspiram a atuação missionária nas universidades e escolas do Brasil há anos, bem como entre os profissionais!

Foi aí que a ficha caiu!

Por Leon Souza, assessor auxiliar da ABS Salvador (BA)

“Quando eu era garoto aprendi que tínhamos o dever de levar o evangelho por todo o mundo, eu repetia o texto de Mateus 28:19,20 toda a semana e lembro que nós nos referíamos a ele com "A Ordem do Rei". Sim, foi assim, dentro de um grupo de meninos denominados Embaixadores do Rei, uma organização dos Batistas Brasileiros, onde fui crescendo e me conscientizando mais do meu dever enquanto cristão. Tudo isso foi bom para me levar para a Aliança Bíblica de Secundaristas (ABS). Cheguei cheio de vontade e ímpeto, até aí quase tudo bem, mas comecei a perceber também que muito do que pensava ser evangelização passou a ser repensado graças a minha leitura do livro Caiu a Ficha.

"Li como requisito para um evento da ABS e em princípio foi um choque, mas depois uma tremenda sacudida nas convicções e dúvidas que carregava na minha curta caminhada. Saldanha nos ajuda a questionar ideias, afirmando o que "não é evangelizar" e, ao final, nos convida a refletir no que pode ser evangelizar. Isso tudo para um adolescente que queria "ganhar o mundo", "salvar almas", serviu como sinal amarelo, e em alguns aspectos vermelho. Do mundo então passei a olhar ao meu redor, das almas ampliei a ótica para a vida como um todo. Fiz do Caiu a Ficha um manual, uma escola, e já se vão uns 20 anos de aprendizado permanente.”

Sugestão: Caiu a Ficha: Você também pode comunicar o evangelho!
Autor: Luís Cláudio Saldanha
É uma boa dica para… abessenses e novos abeuenses.

Profissão e Reino

Por Andrea Ramos, ex-assessora da ABUB e bacharel em Ecologia, também trabalhou na organização A Rocha

“Eu estava no meu primeiro Curso de Férias da Aliança Bíblica Universitária (ABU) quando vi pela primeira vez o livro A Rocha, na época recém lançado pela ABU Editora. Era 2002, eu estava no meu quarto ano do curso de Ecologia, e estava bem perdida em como conectar minha fé com minha profissão. Comprei o livro e o devorei! Foi maravilhoso ver minha paixão encontrando minha fé e vice-versa. É um livro sobre a missão de cada cristão e não só sobre apaixonados em animais e plantas. Um casal de ingleses se muda para Portugal e Deus os chama para trabalhar pela prosperidade daquele lugar. Um livro cheio de histórias e reflexões de pessoas que ouvem ‘o chamado’ do alto.”

Sugestão: A Rocha: Uma comunidade evangélica lutando pela conservação do meio ambiente
Autor: Peter Harris
É uma boa dica para… estudantes universitários e profissionais.

A Bíblia é importante

Transcrito da entrevista de Antonia Leonora van der Meer (Tonica) no Encontro de 60 anos da ABUB

“Creio que o estudo bíblico indutivo ainda continua sendo muito importante na missão estudantil. É uma maneira da gente se preparar para dirigir um estudo, se aprofundar no conhecimento da palavra, refletir, pensar, analisar, questionar. Entrar num diálogo consigo mesmo e a partir disso você se prepara para passar a outros no grupo. E no grupo é aquele diálogo bem aberto, cada um pode participar. (...)

"Um desafio muito grande que recebi quando estava em Brasília foi preparar os estudos bíblicos para o Congresso Missionário [de 1976]. (...) A primeira vez que preparei, recebi de volta: 'Não está bom'. Eu tinha preparado com muito carinho, muita dedicação, mas a resposta foi 'não está bom, faça de novo'. Neste tempo, tivemos um encontro dos assessores onde Russell Shedd veio num dia para trazer uma palavra. Compartilhei um pouco com ele num dia, pedi para ele orar. Ele disse: 'Não se preocupe, você nunca vai fazer um trabalho perfeito. Mas peça a Deus que aquilo que você preparar seja bênção para as pessoas'. Isso me reanimou. Recomecei totalmente e dessa vez foi bem aceito, e no congresso muita gente comentou que Deus usou esses estudos para tocar no coração deles."

Ouça mais sobre as histórias de Tonica e de como ela escreveu este livro no vídeo no YouTube.

Sugestão: O Estudo Bíblico Indutivo: Orientações para preparar e dirigir estudos bíblicos
Autor: Antonia Leonora van der Meer
É uma boa dica para… abessenses, abeuenses e qualquer um interessado em fazer estudos bíblicos interativos.

Fé que pensa, razão que crê

Por Joubert Oliveira Costa, da ABU Juiz de Fora (MG)

“A primeira vez que li Crer é também pensar foi em 2015, em preparação para o Curso de Férias em Alfenas (MG). Sem dúvida, um dos livros que mais marcou minha caminhada cristã e acadêmica. Com a simplicidade e genialidade costumaz, Stott discorre com muita clareza acerca de uma das questões mais relevantes e centrais na vida cristã: a fé e a razão, e como elas se relacionam. Esse livro nos ajuda a compreender com mais profundidade o lema: ‘Fé que pensa, razão que crê’. Uma leitura indispensável para quem busca compreender a dualidade fé e razão, mente e coração, crer e pensar, e deseja vivenciar uma fé cristã que alia conhecimento e prática de vida.”

Sugestão: Crer é Também Pensar
Autor: John Stott
É uma boa dica para… abeuenses em geral.

Nenhum Comentário

Comentar

O conteúdo deste campo é privado não será exibido ao público.
CAPTCHA
O teste abaixo serve para verificar se você é um ser humano e para prevenir submissões automáticas de spam.