Exposição CN2010: Cristo singular, supremo e suficiente!

Na manhã do dia 12 de julho iniciaram as exposições bíblicas de Colossenses no Congresso Nacional da ABUB. Ziel Machado expôs o primeiro capítulo. Ele é o secretário regional para a América Latina da Comunidade Internacional de Estudantes Evangélicos. Ziel foi obreiro da ABS/ABU entre os anos 80 a 85 e secretário geral da ABUB até 1998.

Colossenses – A carta de Paulo escrita aproximadamente no ano 60 depois de Cristo, tem como tema central o encorajamento aos cristãos para que permaneçam firmes na fé e controlem suas mentes, corações e corpos. Que vivam um estilo de vida que é paciente e suporta provações até o fim.

O primeiro capítulo de Colossenses apresenta uma “cristologia”, que Ziel chamou de três “s”:
– Singularidade de Cristo
– Supremacia de Cristo
– Suficiência de Cristo

Em contraposição a toda sabedoria humana, controles, mitos e mistérios, Cristo é a imagem de Deus como Ele é e a do homem como deveria ser. Ele é a revelação visível de Deus, superior a tudo que foi criado, e possui a mesma natureza de Deus. E só Jesus pode trazer o universo de volta a Deus.

Só Cristo dá vida ao corpo, por isso é singular, ele é o único na história. E não há nada e nem ninguém capaz de nos redimir e dar verdadeiramente a vida.

“Todos os caminhos levam a Deus como juiz. Mas só um caminho leva a Deus como Pai: Jesus”, ressalta Ziel. Por isso Paulo quer que os Colossenses percorram o caminho correto! Permaneçam firmes e fiéis, no alicerce seguro que receberam, mesmo com todas as incoerências da vida! Este alicerce é as boas novas do evangelho, que cria uma comunidade de fé, de amor e esperança.

Comunidade que deixa uma repercussão na História, que marca a sociedade, e revela o evangelho. Evangelho que ao mesmo tempo se faz conhecido em nossas vidas, nos torna diferentes, pacientes, capazes de suportar provações.

Colossenses traz a nós o caminho da obediência! Só ela pode nos aprimorar na caminhada do crescimento cristão! Ziel nos orienta que só se cresce na prática da obediência. Na materialidade da vida. No dia-a-dia!

Gostou do conteúdo?

Compartilhe nas redes sociais e faça mais pessoas conhecerem a ABUB.