Notícias

Estudantes participarão de novo modelo no intercâmbio Brasil-Noruega

Selecionados para a edição de 2017-2018, Marcela Marcos (Uberaba - MG) e Carlos Oliveira (São Carlos - SP) farão duplas com colombianos

 

Com novo formato, a próxima edição do intercâmbio entre os movimentos estudantis evangélicos brasileiro (ABUB) e norueguês (NKSS) será com Marcela Marcos e Carlos Oliveira. Ambos irão em agosto ao Hald Internasjonale Senter, na Noruega, para o curso de “Missão, Liderança e Comunicação Intercultural” por seis semanas.

Depois virá a novidade: em parceria com nosso movimento irmão da Colômbia (UCU), os intercambistas formarão times mistos. A dupla de uma pessoa brasileira com uma colombiana ficará o tempo prático na Noruega, a outra dupla voltará para a América do Sul, três meses no Brasil e três meses na Colômbia. Para concluir o intercâmbio, todos farão o curso de primavera no Hald.

O modelo inédito será testado pelos estudantes de Uberaba (MG) e São Carlos (SP), que já estão ansiosos pelo que acontecerá no segundo semestre. Conheça mais deles:

Pronto para falar norueguês!

Carlos Oliveira, de 23 anos, trancará a faculdade de engenharia mecânica na Universidade de São Paulo (USP) em São Carlos por um ano para mergulhar numa cultura diferente. "Sempre pensei na possibilidade de um intercâmbio, basicamente para ter uma experiência internacional e a possibilidade de ser fluente em outra língua. Contudo, nos últimos anos estive em contato com leituras extremamente impactantes em minha vida como A Mensagem da Missão e a série Lausanne, nas quais me impressionaram o fato de Deus se revelar de formas diferentes para outros contextos, e ainda assim ser o mesmo Deus. Isso me intriga muito e me faz querer conhecer essas diferentes 'revelações' e esse Deus cada vez mais", conta o estudante.

"Quando soube sobre o intercâmbio, vi a oportunidade de estudar missiologia e assuntos relacionados à cultura e ao evangelho. Além de estar imerso em um ambiente com uma cultura totalmente diferente da minha, vi que esta poderia ser uma oportunidade para onde Deus queira me levar."

Na Aliança Bíblica Universitária desde 2014, ele espera também aprender como o grupo norueguês se organiza e se relaciona com as universidades. "E também quero aprender a esquiar e falar norueguês, claro", compartilha dedicado. Carlos já começou a estudar a língua nórdica através do aplicativo Duolingo e diz estar se saindo bem!

 

Na bagagem, o desejo de compartilhar

 Aos 22 anos, Marcela Marcos já é formada em geografia pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) em Uberaba (MG). Ela se sente "vocacionada a trabalhar com missão estudantil" e viu o intercâmbio como uma "oportunidade única de partilhar experiências".

"São pessoas de diferentes lugares e culturas, todos juntos como corpo pra dividir o viver em Cristo", compartilha Marcela, que participou da ABU desde o início de 2014 e agora espera pelas transformações que as novas experiências podem lhe dar. "Espero aprender a conviver com novas diferenças e que essa vivência contribua para a forma a qual eu sirvo ao Reino, me ensinando e me ajudando a ensinar!"

Ela levará para o intercâmbio toda sua vivência dos anos de faculdade. "A vida na universidade participando da Aliança Bíblica Universitária me mudou de maneiras muito pontuais e necessárias para a minha caminhada como cristã, estudante, futura professora, amiga e filha!", comenta. "Conheci Deus como o Pai que busca um relacionamento baseado em simplicidade! E um dos grandes desejos da minha vida é compartilhar esse sentimento para que, como aconteceu comigo, outras pessoas possam experimentar esse amor."

A preparação de Marcela tem sido "com muita oração e um coração que transborda gratidão". Para acompanhá-la, podemos orar pela mente e espírito de ambos, pela preparação em lidar com outra cultura, pelo semestre acadêmico de Carlos, pelos grupos locais (Carlos ainda é presidente de seu grupo!) e por todas as documentações de ambos.

Nenhum Comentário

Comentar

O conteúdo deste campo é privado não será exibido ao público.
CAPTCHA
O teste abaixo serve para verificar se você é um ser humano e para prevenir submissões automáticas de spam.