Estudantes Nepaleses trocam livros por sacos de lixo

Os estudantes da NBCBS (Nepal Bishwabidyalaya Christiya Bidhyarthi Sangati – Comunidade Nepalese de Estudantes e Graduados Cristãos) podem não ser especialistas em assistência a desastres, mas quando dois enormes terremotos atingiram seu país em rápida sucessão, eles expressaram amor por seus vizinhos, ajudando do modo como puderam.

Ram Kumar Lama, o Secretário-Geral da NBCBS, estava perto da fronteira com a Índia, quando o primeiro terremoto atingiu o Nepal e lutou para voltar a Kathmandu. “Depois de chegar em casa, eu estava confuso sobre como poderíamos ajudar. Nós não somos especialistas em salvamento e trabalhos de socorro. Mas depois de orações e discussões com os interessados em ajudar, a NBCBS começou a trabalhar nos campos em Kathmandu, local onde as pessoas afetadas foram encaminhadas.”

“Na fase inicial estávamos focados em higiene, porque muitas ONGs já tinham fornecido comida e água antes de começarmos a trabalhar. Quarenta estudantes e jovens foram mobilizados para recolher o lixo ao redor dos campos e para fornecer alimentos e itens de higiene em três lugares no vale de Kathmandu. ”

“Pelo que sabemos, a equipe da NBCBS e os estudantes estão a salvo, mas as casas de 71 líderes estudantis e de cinco obreiros foram completamente destruídas. O piso superior do edifício da NBCBS está rachado e um muro está danificado.”

“Cinco obreiros foram designados para ajudar a reconstruir a casa de um estudante, mas a estrada foi bloqueada por um deslizamento de terra causado pelo tremor mais recente. Nós ainda não sabemos se eles conseguiram passar.”

No entanto, Ram Kumar acredita que coisas boas aconteceram através deste terremoto. Desde que a democracia foi restabelecida em 2006, o Nepal tem sido dividido em muitos grupos, cada um tentando garantir seus próprios interesses. Mas agora, diz ele, “nós estamos unidos e começamos a ajudar um ao outro. E nós estamos chorando um pelo outro. Este enorme terremoto nos aproximou emocionalmente “.

Ainda há grande pesar. Um colaborador da equipe da NBCBS comentou sobre a perda de sua casa. “Nós gastamos muitos anos da nossa renda para construir esta casa. Dentro de um minuto ficamos sem casa e agora estamos na rua. Eu não consigo expressar a dor que está em meu coração. Ainda assim, eu não perdi a esperança. Vou começar a partir do que restou.

Um estudante do centro do Nepal também expressa este sentimento. “Muitas pessoas perderam entes queridos, casas, propriedades. Minha casa está muito danificada. Ainda tenho esperança; eu fui ajudado e eu estou ajudando. “

Gostaria de ajudar também? Criamos um fundo especial que irá diretamente para ajudar na construção e reforma dos escritórios da NBCBS e das casas dos funcionários, bem como para colaborar nos esforços assistenciais dos estudantes. Você pode doar on-line ou escrever para nós.

Você também pode orar – pela segurança, comida, água e suprimentos, para que alcance as áreas isoladas, e pelas organizações de auxílio que estão trabalhando contra o relógio . Ore também para que no meio de tanto medo e tristeza, o Deus de toda a consolação toque a vida de muitos.


(Legenda das fotos: Estudantes preparando-se para recolher o lixo. Estudantes distribuindo suprimentos. Uma estudante na frente de sua casa devastada.)

Texto publicado originalmente na página da IFES por Penny Vinden
Tradução de Raul Guimarães e Giovanna Amaral

Gostou do conteúdo?

Compartilhe nas redes sociais e faça mais pessoas conhecerem a ABUB.