Encontro de Pesquisadores: seleção de pesquisas

Até cinco pesquisadores poderão apresentar um trabalho científico no primeiro dia do Encontro de Pesquisadores da ABUB. O evento acontecerá no Congresso Nacional (CN) 2020 (todas informações aqui) com programação exclusiva, no mesmo local e entre os dias 16 e 17 de julho. Quem participar do encontro poderá desfrutar das sessões matinais do CN.

Para participar da seleção que escolherá os trabalhos, é preciso ser estudante de graduação ou pós de qualquer universidade pública ou privada, ou ser pesquisador vinculado a alguma instituição de pesquisa. Além disso, é necessário ser participante ou já ter participado de algum grupo local da ABUB. Todas as informações estão no edital (clique para ler).

Dentre os propósitos destas apresentações de pesquisas, a comissão de organização do encontro quer inspirar os ouvintes com trabalhos que mostrem como a fé se relaciona com a pesquisa e nos desafia em nossa vocação acadêmica. Para isso, as apresentações serão no modelo TED Talks.

Com no máximo 10 minutos de duração, não terão a roupagem de bancas de avaliação ou eventos acadêmicos, mas buscarão divulgar novas ideias que podem ser interessantes para o público em geral. Assim, as propostas enviadas precisam enfocar na pergunta, ideia e conclusões da pesquisa, deixando de lado informações muito técnicas. Para criar conexão com o público, a comunicação não deve ser lida, e deve usar vocabulário cotidiano e exemplos que conectem com a realidade geral. Todos os detalhes estão no edital.

O formulário, cujo link está no edital, estará disponível entre os dias 1 e 15 de abril. Nele, será necessário o envio de um vídeo de no máximo três minutos com a proposta de apresentação do trabalho. Este precisa conter o resumo da pesquisa, como ela pode ser importante para a igreja, universidade e sociedade, e como a fé do pesquisador se relaciona e desafia-o em sua pesquisa e vocação acadêmica.

A seleção buscará diversidade, coerência e articulação dos pontos propostos. Seu resultado será comunicado aos candidatos via e-mail até o dia 10 de maio de 2020. Os selecionados terão direito a um subsídio limitado a R$ 80, a serem ressarcidos posteriormente, além de certificadoOs dados completos podem ser encontrados no edital, cuja leitura é obrigatória.

Encontro de Pesquisadores

Como missão que busca alcançar a universidade, pesquisadores também são parte do nosso público. Por isso, a ABUB está organizando o Encontro de Pesquisadores, com painéis de pesquisa e demais atividades, para reunir este grupo de acadêmicos cristãos. O público esperado são estudantes de graduação com interesse em pesquisa, estudantes envolvidos em iniciação científica, de pós-graduação, docentes envolvidos em pesquisas e demais pesquisadores de todas as áreas do conhecimento.

Para participar, é preciso comprar ao menos duas diárias avulsas para as datas 16 e 17, com direito a pernoite entre estes dias. Porém, o transporte até o local fica por conta do participante. A diária avulsa inclui café, almoço e jantar do mesmo dia. Se for necessário pernoitar do dia 15 ao 16 ou 17 ao 18, por exemplo, será necessário pagar as diárias do dia 15 ou 18, respectivamente. Dúvidas? Escreva para abub@abub.org.br!

Confira o edital

Gostou do conteúdo?

Compartilhe nas redes sociais e faça mais pessoas conhecerem a ABUB.