Em memória de Bill Asbury

O pastor William (Bill) Asbury, um dos pioneiros da ABUB, faleceu no domingo (16/11). Ele foi o primeiro Secretário de Treinamento da ABUB, componto a secretaria executiva em 1977. Um ano antes havia coordenado o Congresso Missionário de Curitiba: “Para o cargo de Secretário Treinador foi eleito Bill Asbury. Ele confirmou, durante este ano, como Diretor do Congresso Missionário, ser o homem certo para este cargo. Demonstrou grande capacidade de liderança e poder de aglutinar pessoas ao seu redor para treiná-los”. (Encarnando a Palavra Libertadora, Neuza Itioka).

Bill foi o principal responsável por fundar o CTK (Centro de Treinamento Koinonia) em São Carlos (SP), onde por muitos anos foram  realizados os treinamentos nacionais da ABUB.

Ele chegou no Brasil na década de 60 pela missão Latin Link e também foi pastor da Igreja Presbiteriana do Brasil em São Carlos (SP), quando começou a receber os jovens universitários da cidade.

Sua esposa Cherry escreveu: “Agora ele está começando a aventura da eternidade com o Senhor Jesus”.

Pedimos em especial oração por sua família: Cherry, Michael, Paul e Helen. Somos gratos a Deus pela vida de Bill que abençoou ricamente o ministério estudantil brasileiro. Muito do que somos hoje é fruto de seu trabalho fiel.

(na foto Bill e sua esposa Cherry, há um ano atrás).

Leia abaixo o testemunho do ex-secretário geral da ABUB, Ziel Machado:

“Vidas que fazem diferença


Eu tinha 23 anos quando o meu amigo Rev.Bill Asbury (o inglês mais engraçado que conheci), me chamou para uma conversa séria. Estávamos em Vila Izabel, no Rio de Janeiro, na reunião do Conselho Diretor da Aliança Bíblica Universitária do Brasil (ABU). Ele disse, daquele seu jeito típico;”irmão, precisamos de você na ABU, você está disposto a deixar sua boa vida aqui no Rio de Janeiro/ Niterói, para nos ajudar a superar este tempo difícil.” Fiquei assustado com o convite, era muita “responsa” para um guri, pedi um tempo para pensar e orar. Tempos depois lhe enviei uma carta com o seguinte título:”10 razões de porque não posso aceitar este desafio!” Ele me respondeu, “venha ao encontro da ABU em São Carlos-SP, lá conversaremos”. Cheguei em São Carlos e o encontrei, junto com o dr. Ross Allan Douglas, com minha carta nas mãos. Me chamaram para caminhar com eles (a famosa volta no quarteirão do CTK), me ouviram e depois ele disse, “irmão, as 10 razões que você apresentou como sendo um impedimento para assumir este desafio são as mesmas que acreditamos ser as razões pelas quais você deve aceitá-lo!” Ele viu algo que o meu medo , imaturidade e falta de segurança não me permitiam ver. Ao dizer sim àquele convite, minha vida mudou de uma forma que só um livro daria conta de contar. Ele se tornou o meu mentor, desenhou um programa de formação para mim, que cumpri a risca, buscando abrir minha cabeça para o novo mundo que me esperava e do qual eu não fazia menor idéia. Depois de um tempo ele retornou a Inglaterra, voltei a vê-lo ali no breve tempo em que lá morei , e depois nos meus retornos a trabalho. Hoje recebi a notícia de que ontem, ele começou sua nova aventura na eternidade. Bilzão marcou muitas vidas, a minha foi apenas uma entre tantas. Nunca o esquecerei, ele foi um mestre e mentor fabuloso! Deixo o meu abraço e beijo para Cherry, Michael, Paul e Helen.
Receba o teu filho em festa, querido Abba- Pai!

foto: Bilzão colocando uns parafusos na minha cabeça, ele achava que eu havia perdido alguns. Acho que era bem o contrário!!!”

Gostou do conteúdo?

Compartilhe nas redes sociais e faça mais pessoas conhecerem a ABUB.