EBA sonha com novos horizontes

Por Judson Malta

O Encontro Brasileiro de ABS (EBA) foi um evento proposto pelos secundaristas do nordeste e articulado com a diretoria nacional da ABUB. As programações do EBA começaram terça, dia 14, em Belo Horizonte\MG concomitantemente com a programação do Congresso Nacional. Os objetivos do evento são promover a identidade dos secundaristas nacionalmente; refletir acerca dos desafios, carências e avanços dos grupos locais de ABS e propor estratégias para o avanço da ABS no Brasil.

Tivemos 9 grupos representados, sendo: 5 do nordeste, 3 do Centro-Oeste e 1 do Norte. Iniciamos com a oração, seguindo uma contextualização da criação dos propósitos do EBA, uma rápida apresentação individual, e finalmente, abriram-se os debates com o compartilhar dos grupos presentes.

Ficou nítida a felicidade do grupo com o agir de Deus e com o chamado de muitos estudantes e novos assessores no Brasil. Observamos que o desenvolvimento da ABS no Brasil depende crucialmente de dois fatores, primeiro e principalmente, a iniciativa missionária estudantil, e segundo, a necessidade de mentoria\assessoria para orientar o grupo de ABS no seu dia-a-dia.

Ainda foram apontadas outras questões sobre a estrutura de um movimento estudantil que envolve a constante mudança dos líderes e da fragilidade financeira. Alguns secundaristas também têm muita dificuldade de se articular por conta do veto dos pais que muitas vezes rejeitam a proposta por não conhecerem a ABS ou por não entenderem o chamado dos filhos. Existem, entretanto, por todo o Brasil diversos depoimentos de pais que reconhecem o desenvolvimento espiritual, pessoal e ministerial de seus filhos após a entrada na ABS.

Os debates neste primeiro dia de fórum foram muito bons e os estudantes se mostraram animados, ficou claro o espírito de praticar a palavra ministrada pelo Bispo Robinson Cavalcanti, segundo a qual, “Aqueles que optaram pelo caminho do sacrifício foram os que marcaram a Historia da ABUB”.

Gostou do conteúdo?

Compartilhe nas redes sociais e faça mais pessoas conhecerem a ABUB.