Chorando com os que choram!

Queridos Amigos,*

Há uma semana atrás enquanto os cristãos do mundo todo celebravam a Quinta-feira Santa, estudantes quenianos foram confrontados com a oportunidade de fazerem o que Pedro se negou a fazer – confessar que sim, eles conheciam Jesus.

Relato dos sobreviventes indicam que aqueles que disseram que eram cristãos foram imediatamente mortos.

22 estudantes do Focus-Quênia foram mortos enquanto oravam, em um total de 148 mortes.

Eu tenho seguido as atualizações da página do FOCUS no Facebook e do twitter @focuskenya.

No dia do massacre eles postaram celebrações da Páscoa, fotos do Novo Comitê Executivo-Estudantil Nacional e as notícias do cerco na Universidade de Garissa. Dois dias depois, eles confirmaram o pior: que os membros do Focus, em uma reunião de oração, estavam entre os primeiros alvos do ataque terrorista.

Obreiros se juntaram aos sobreviventes no estádio Nyayo. Outros obreiros e líderes estudantis foram ao hospital em Nairóbi para orar e consolar estudantes feridos.

No domingo de Páscoa os grupos do Focus, em todo o país, oraram e coletaram ofertas. Mensagens de solidariedade e oração vieram de movimentos da IFES em todo o mundo.

Na quarta-feira, a agonia em identificar corpos continuou no mortuário de Chiromo em Nairóbi, onde os corpos dos estudantes foram levados! O escritório do Focus hospedou 20 familiares de vítimas e todos os obreiros locais ofereceram consolo e suporte às famílias.

George Odhiambo Ogalo, Secretário Geral do Focus, complementa como os integrantes do Focus têm respondido às mortes ao continuar no ministério da oração, suporte emocional e acomodação. Mas ele também sabe que muitas outras necessidades chegarão nos dias e semanas que virão: “Haverá uma grande necessidade de despedidas e por isso Focus está organizando um culto memorial em Nairóbi (ocorreu no dia 09/10) para reunir estudantes, associados do FOCUS, líderes eclesiásticos, alguns representantes do governo e outros apoiadores. Nós esperamos manter este acompanhamento tanto em grupo quanto individualmente”.

Em meio a esta aparente escuridão, a luz do Senhor brilha quando nós ouvimos um pouco do relato dos sobreviventes. Ainda mais, a alegria em saber que os estudantes cristãos não ‘são uma perda’, mas estão descansando em paz com seu Criador, a quem tanto amavam, alguns dos quais tinham ido buscar Sua face na reunião de oração, naquele trágico dia.

Rose, líder do grupo do FOCUS na univeridade de Garissa, foi uma que sobreviveu milagrosamente ao ataque. Lucas Owako, Diretor do Ministério Estudantil do FOCUS escreveu: “Eu estou com Rose no mortuário, procurando na lista quem sobreviveu e quem faleceu: pelo menos cinco membros do Comitê Executivo e muitos outros líderes e integrantes se foram.

O único consolo é que muitos destes estudantes conheciam e amavam a Jesus e nesta noite descansaram de seus árduos trabalhos em um mundo cruel. Eles não são uma perda. Eles foram ao encontro daquele que amavam. Não que nós não devêssemos chorar. Nós choramos, mas nós “sabemos que há algo mais”.

De longe é fácil se sentir impotente. Mas nós podemos orar. Então nós oramos por graça, para que os estudantes se recuperem tanto fisica quanto psicologicamente.

Nós oramos pelo Focus/Quênia e pelo luto das famílias de nossos queridos estudantes da IFES e todos os demais que morreram no massacre.

E oramos pelos terroristas – no Quênia e no mundo todo. Nós sabemos que o terrorista Saulo se tornou Paulo e apóstolo de Jesus – nosso Deus pode realizar milagres como este hoje!

Se você deseja doar para o Focus/Quênia – há estudantes com lesão medular, custos com funeral e despesas associadas com viagens, hospedagens – você pode fazer isso online. Se você prefere outra opção de doação, por favor entre em contato conosco por info@ifesworld.org.

Com esperança,

Penny Vinden
IFES Comunicações Globais

*texto traduzido de IFES Prayerline – versão original

(Em 2012/2013 a ABUB recebeu dois estudantes Quenianos e enviou dois estudantes brasileiros para servir o FOCUS. Aprendemos muito do amor pulsante que eles têm por Jesus, da disposição em servir e acolher. Nós choramos com nossos irmãos Quenianos! Choramos com nossa família IFES! Queremos convidar os grupos locais a levantarem um clamor pelas famílias e por FOCUS!).

Gostou do conteúdo?

Compartilhe nas redes sociais e faça mais pessoas conhecerem a ABUB.