Crer é também andar

Por Reinaldo Percinoto Junior 

“Sabemos também que o Filho de Deus veio e nos deu entendimento, para que conheçamos aquele que é o Verdadeiro.” (1 João 5:20)

A verdade esteve aqui - IPL 2012

Desde 2009, com ênfase maior a partir do “Congresso Nacional 2010”, em Belo Horizonte, temos trabalhado com as seis prioridades estratégicas do documento “Pedras Vivas”, tendo como pano de fundo a nossa trilogia para esta década: “Uma só Vida, uma só Verdade, um só Senhor”.

Em 2011 decidimos focar os aspectos e desafios relacionados ao tema de “uma só Vida”, relembrando durante todo o ano, em nossos encontros nacionais e regionais, que viver pra valer é algo intimamente ligado e dependente da Vida “que estava com o Pai e nos foi manifestada”: Jesus Cristo! (1 Jo 1:2-4)

Agora, no ano que se iniciou há pouco, queremos preservar o que recebemos ao mesmo tempo em que damos guarida a um novo elemento: Jesus Cristo, que contém e é a Verdade única, universal e absoluta da nossa existência. Sem perder de vista que “a crença em Deus acha-se inseparavelmente associada a crenças sobre Deus” (Alister McGrath), desejamos recordar que esta “uma só Verdade” também aponta para a encarnacão e seu aspecto relacional. Pois é essencialmente uma Pessoa!

Assim, começamos 2012 nos reunindo nacionalmente no Instituto de Preparação de Líderes (IPL), para estudar o evangelho de Lucas e, sob o tema “A Verdade esteve aqui”, descobrirmos juntos que o Messias-Verdade pisou nosso mundo, sujou os pés, comeu com religiosos e não religiosos, acolheu os “pecadores” e desalojou os “justos”, encarou uma terrível morte de cruz, ressuscitou dos mortos, foi elevado aos céus e hoje permanece conosco por meio de Seu Espírito Santo. Enfim, ele deixou e continua deixando marcas!

Dentro de alguns meses, mais precisamente entre os dias 07 e 10 de Junho, voltaremos a nos reunir nacionalmente, na cidade de Campinas, para termos o Congresso Nacional 2012, onde estudaremos a primeira epístola de João, sob o tema “Andar como Ele andou”. Um momento importante para o movimento, pois além da eleição de parte da nossa diretoria nacional, também teremos oportunidade para continuar refletindo sobre “aquele que é o Verdadeiro” (1 Jo 5:20), e as implicações pessoais e comunitárias de “andarmos” como ele andou (1 Jo 2:5,6).

Pouco tempo depois, no mês de Julho, acontecerão os nossos Cursos de Férias (CF’s), pela primeira vez em número de sete, com a nova distribuição geográfica que estamos adotando! E o tema comum a todos eles, com base no estudo da carta de Tiago, será “Andar com fé eu vou…”. Há alguns minutos atrás eu perguntei à minha esposa o que isso lhe lembrava. E ela, sem titubear, respondeu: “a música do Gilberto Gil”! É verdade. Mas tem mais coisa por trás deste aparente clichê. De acordo com o apóstolo, o que significa “andar com fé”? Ele está preocupado com que tipo de fé, e pra onde isso me leva? Isso difere da “fé” proposta pelo ícone da nossa MPB? Qual dos dois tipos é mais popular, inclusive entre os cristãos de nossos dias? Enfim, queremos enfrentar essas e outras questões propostas por Tiago em sua carta.

Por fim, esse “andar” duplo me remete às imagens de seguir (“como Ele”) e confiar (“com fé”), dois requisitos essenciais e inseparáveis no discipulado proposto pelo Mestre.

Vamos juntos nessa caminhada?

Reinaldo Percinoto Junior
Secretário Geral da ABUB

Gostou do conteúdo?

Compartilhe nas redes sociais e faça mais pessoas conhecerem a ABUB.