É possível agradecer por 2020?

“Deem graças ao Senhor, porque ele é bom.
O seu amor dura para sempre! […]
Ao único que faz grandes maravilhas,
O seu amor dura para sempre! […]
Àquele que conduziu seu povo pelo deserto,
O seu amor dura para sempre!
Àquele que se lembrou de nós quando fomos humilhados
O seu amor dura para sempre!
E nos livrou dos nossos adversários;
O seu amor dura para sempre!
Àquele que dá alimento a todos os seres vivos.
O seu amor dura para sempre!
Deem graças ao Deus dos céus.
O seu amor dura para sempre!”
Salmo 136:1, 4, 16, 23-26 (NVI)

Todo dezembro alguém faz aquela piada: “Os responsáveis pela retrospectiva deste ano vão ter trabalho!”, não é mesmo? Este ano, essa piada já começou em março… Não é complicado enumerar as dificuldades que encaramos em 2020 como humanidade, nação, igreja, família ou indivíduos. Não foi um ano fácil, e a contagem do dia 31 de dezembro não irá deixar tudo para trás de forma mágica como muitos gostariam. Como agradecer a Deus por um ano assim?

No sarau que estamos organizando para o dia 12 de dezembro, queremos, em primeiro lugar, lembrar dos motivos que temos para lamentar e, em seguida, agradecer. (Inscreva-se aqui para participar.) A gratidão não nasce do esquecimento do que foi difícil, mas do reconhecimento de que Deus esteve presente em todo o tempo, do que ele fez por seu povo e da presença fiel de seu amor na história.

Certamente não foi simples para o povo de Israel enfrentar a escravidão, a peregrinação e a conquista da terra prometida. Entretanto, no Salmo 136, vemos como eles observaram a história e destacaram o amor constante de Deus. Este é o desafio que temos hoje: olhar para 2020 e repetir “o seu amor dura para sempre”!

 

Anunciando um amor eterno

O Salmo 136 era, muito provavelmente, lido por um dirigente e o repetitivo verso “o seu amor dura para sempre” seria a resposta do público. De novo e de novo as pessoas repetiam essas palavras que explicam todo o restante da poesia: a gratidão ao Senhor; a bondade de Deus; a sua criação; o cuidado pelo seu povo, o qual ele sustenta mesmo em tempos de adversidades. Tudo isso se resume em um amor eterno. Amor expresso na natureza, na história e na fidelidade sempre presente de Deus. Amor, cuja resposta que o salmista nos chama a dar é a gratidão.

Os motivos de gratidão a Deus são muitos e é importante notar, como já dissemos, que alguns deles envolvem momentos históricos que não foram fáceis, como a escravidão no Egito e as lutas do povo israelita por Canaã. Além disso, o povo nem sempre foi fiel ao longo desses episódios. No deserto, revoltaram-se; na terra prometida, “cada um fazia o que lhe parecia certo” (Juízes 21:25). Porém Deus, ao contrário, manteve-se fiel, não apenas livrando seu povo, mas também continuando a os sustentar. Um pouco mais à frente na história, vemos que o Senhor ainda se manifestou fiel e amoroso ao enviar seu filho, Jesus.

Ainda que passemos por muitas dificuldades – e bem sabemos que neste ano enfrentamos várias delas –, independentemente de nossas falhas, nossa vida deve ser a manifestação da gratidão a Deus. Devemos repetir sempre e incansavelmente sobre seu amor eterno para que as pessoas possam conhecê-lo. Nossa caminhada deve ser uma poesia como a desse salmo, que ressalte Deus em sua criação, na história e na salvação.

 

Agradeça conosco

  • Deem graças ao Senhor, pois sua bondade nos guiou em 2020. Deus nos deu pessoas dispostas a servir, criatividade e capacidade para adaptar o que precisávamos. Com isso, organizamos uma campanha por perseverança na missão, um curso de quatro semanas, uma Assembleia Geral e diversos materiais e oficinas online. O seu amor dura para sempre!
  • Deem graças ao Deus dos céus, pois ele nos sustentou em meio a tantas crises. Agradeça a Deus por sempre nos suprir em todas as necessidades, para além do que sonhamos. O seu amor dura para sempre!
  • Deem graças a Cristo Jesus, pois sua salvação continua a moldar estudantes, profissionais, assessores e todos envolvidos na ABUB. Agradeça pela graça que nos transforma e que, pelo Espírito Santo, podemos manifestar para alcançar outros estudantes e profissionais em nossos contextos. Que o Senhor continue a nos capacitar para que nossa vida seja uma repetição constante do verso “o seu amor dura para sempre”!

Gostou do conteúdo?

Compartilhe nas redes sociais e faça mais pessoas conhecerem a ABUB.