Caneta, documento, água e oração

Nos próximos dias 4 e 11 de novembro acontecem em todo o Brasil as provas do Enem, o Exame Nacional do Ensino Médio, porta de entrada para as principais universidades públicas do Brasil. Na bolsa dos vestibulandos estarão as canetas esferográficas pretas de corpo transparente, o cartão de confirmação, um documento de identidade com foto e talvez água e alimentos, mas não pode faltar a oração. Como missão cujo campo de atuação são os estudantes secundaristas e universitários, a Aliança Bíblica Universitária do Brasil quer convidá-los a orar pelo Enem.

ABU no Enem - Uberaba

Ore pelas atividades de evangelismo e serviço

Como a abeuense Bárbara de Abreu Francisco contou em um texto publicado em setembro, diversos grupos da Aliança Bíblica Universitária (ABU) organizam uma atividade chamada de ABU no ENEM. A ação

“visa demonstrar o amor de Cristo aos vestibulandos nos dias das provas (…). É uma forma de anunciar a redenção também nesse momento dos estudantes. Aos 17 anos, pessoas são pressionadas a decidir o “rumo de suas vidas” em uma prova de múltipla escolha. Em contrapartida, Cristo vem para nos dar sentido à vida e fazer dessa fase um momento de oportunidades e aprendizados.”

Abraços, água, canetas e apoio são oferecidos às portas da prova para acalmar e ajudar os estudantes. Além do serviço, é também uma oportunidade para anunciar a graça de Jesus e divulgar a ABU para aqueles que podem estar na universidade no próximo ano.

Em 2017, a iniciativa foi realizada em diversas cidades, como Cacoal (RO) e Campinas (SP). Este ano, muitas mais estão preparando e precisam de intercessão. Ore para que Deus guie os estudantes ao organizar a ação, e que ele use a vida de cada um dos abeuenses envolvidos para alcançar os vestibulandos e dar-lhes paz neste momento tão importante de suas vidas.

“Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas serão acrescentadas a vocês. Portanto, não se preocupem com o amanhã, pois o amanhã trará as suas próprias preocupações. Basta a cada dia o seu próprio mal.” – Mateus 6:33-34

ABU no Enem São Carlos

Interceda pelos que prestarão o Enem

Muitos estudantes que participam da Aliança Bíblica de Secundarista (ABS) farão a prova. É um momento de ansiedade, por isso ore para que Deus lhes dê calma para que descansem no Senhor e coloquem em prática o que têm estudado.

Com o resultado do Enem, eles decidirão os próximos anos e seguirão para universidades que podem ou não ter núcleos da ABU. Interceda para que Deus os direcione e os prepare, para que sejam sal e luz na universidade e que aprofundem e firmem sua fé, seja encontrando abeuenses ou iniciando núcleos eles mesmos. Que possam chegar no ensino superior dispostos a aprender mais de Deus e ensinar sobre ele aos seus colegas, sem estarem focados apenas na carreira ou nas outras atrações deste momento.

Se for da vontade de nosso Senhor, que eles sejam abeuenses atuantes e impactem as universidades. Porém, se Deus os levar a outro caminho, que cumpram a vontade do Senhor onde forem, mantendo-se firmes na fé.

Mas para além dos abessenses, muitos outros cristãos que ainda não conhecem a missão estarão nas cadeiras do Enem. Ore para que eles manifestem a presença de Deus tanto na prova quanto depois dela. E que, se Deus os chamar para a carreira universitária, ore para que conheçam o ministério estudantil, tenham a oportunidade de participar de nossa formação e serem relevantes nas universidades que entrarem.

Interceda também pelos vestibulandos que virão a conhecer a Deus em seu período universitário. Que Deus prepare esta próxima geração que adentra o ensino superior e semeie em seus corações a Palavra, usando os grupos de ABU e muitos outros meios para alcançar suas vidas com a mensagem do Evangelho.

Não deixe de orar para que Deus também console o coração e direcione a mente dos estudantes caso os resultados não sejam os desejados. Que possam confiar que Cristo é o Senhor de suas histórias e que cuidará de suas vidas onde quer que forem.

“Eu sei, Senhor , que não está nas mãos do homem o seu futuro; não compete ao homem dirigir os seus passos.” – Jeremias 10:23

Gostou do conteúdo?

Compartilhe nas redes sociais e faça mais pessoas conhecerem a ABUB.