Em oração pelas diretorias e pelos Conselhos Regionais

Conta a história, que José Miranda Filho, ex-presidente da Aliança Bíblica Universitária do Brasil, se converteu (ou terminou de converter-se) numa reunião administrativa do grupo de Fortaleza (CE). Necessário para a boa organização e o cuidado com a missão estudantil, os eventos administrativos (ou de governança, termo mais acertado) também são oportunidades de colocarmos na prática o serviço para o qual Deus nos chama e manifestar, assim, suas boas novas. Por isso, queremos lhe convidar a orar por estas instâncias e pelos voluntários que se dedicam a cuidar deste aspecto do ministério.

 

Ore pela boa administração da missão estudantil, especialmente a nível regional.

As sete regiões da Aliança Bíblica Universitária do Brasil possuem diretorias regionais que, junto com a assessoria, auxiliam na formação e administração. Estes estudantes e profissionais são eleitos nos Conselhos Regionais (CR), eventos semestrais que reúnem representantes de todos os grupos locais daquela região para acompanharem as novidades, necessidades e dificuldades da missão. Assim, todas as Alianças Bíblicas Universitárias, de Secundaristas e de Profissionais podem se informar e servir aos seus colegas, bem como eleger e acompanhar o trabalho da diretoria regional.

Ore pelos próximos Conselhos Regionais nas regiões Sul, Centro-Oeste, Nordeste, Minas Gerais, e São Paulo e Mato Grosso do Sul.

A região Norte teve seu evento em março e está com sua diretoria renovada. Dentre os novos, está Êmile Lopes, da ABU São Luís (MA), eleita 2ª Secretária de Literatura. A estudante conta que desde que conheceu a Aliança Bíblica Universitária ela tem sido abençoada: “Novos amigos, novas conquistas, momentos difíceis (mas que graças a Deus temos superado juntos), pessoas sendo transformadas, tudo isso tem contribuído para me dar uma visão diferente sobre ser cristão e fazer a diferença na universidade”.

É esta mesma experiência que Êmile quer vivenciar na diretoria regional. “Que Deus possa me transformar através dessas experiências e me usar de acordo com a vontade dele, para que junto com os outros nortistas o movimento se fortaleça cada dia mais”, compartilha.

 

Ore por Êmile e pelos outros diretores recém-eleitos da região Norte, para que Deus os capacite e prepare. Interceda também pelos que poderão integrar as diretorias dos Conselhos Regionais que terão eleição: Centro-Oeste, Minas Gerais, e São Paulo e Mato Grosso do Sul.

“Que Deus possa estar nos dando não somente sabedoria para administrar nossas responsabilidades na diretoria, como também alegria e amor uns para com os outros, intrepidez e discernimento para realizar aquilo que é a vontade dele”, pede Êmile.

Arthur Dias, da ABU Juiz de Fora, é um dos que deixará a diretoria da região de Minas Gerais no próximo CR. Ele atuou como 1º coordenador da Aliança Bíblica de Secundaristas (ABS) e ressalta a seriedade da função, muitas vezes esquecida no impulso da eleição: “Não tenho problemas em dizer que foi um erro entrar para a diretoria regional. Não sabia muito sobre o cargo e não havia orado sobre. Foi uma ação impensada e impulsiva, o que me levou a um não planejamento da minha própria vida para priorizar o trabalho”.

 

Ore para que os candidatos às diretorias tomem esta decisão com sabedoria e em oração, observando os outros compromissos que têm e administrando seu tempo para poderem servir conforme necessário.

O estudante de mestrado atuou mais no primeiro ano, quando tentava descobrir ações específicas que norteariam o trabalho. Com o tempo, as atividades diminuíram: “De uma indefinição passamos para uma situação de muito trabalho. Exigia uma grande disciplina do tempo e respeito a prazos”. Sobrecarregado, Arthur sentiu-se desgastado e, por isso, preocupa-se com o esgotamento dos futuros eleitos. “Creio que para ser um diretor regional seja preciso orar muito antes e planejar toda a sua vida acadêmica e fora da universidade (igreja, família, relacionamentos)”, aconselha.

Ore com Arthur: “Peço que Deus mantenha as forças e principalmente dê sabedoria à futura diretoria em saber gastar forças com mais eficiência. Talvez seja um grande desafio escolher quais são as demandas e prioridades, para otimizar o esforço que será gasto, e para que ao fim do mandato, os diretores sejam revigorados, mesmo após dois anos de trabalho.”
Mesmo assim, Arthur está grato: “Foi um tempo de muito aprendizado, principalmente dos meus limites, do que posso ou não fazer, e do que não sei fazer.”

Ore para que o Espírito Santo console os diretores que deixam seus mandatos. Ore para que os demais participantes das regiões demonstrem gratidão pelo serviço deles. Agradeça junto a Deus pela sua fidelidade e seu serviço.

Sem eleição no próximo Conselho Regional da Nordeste, Marylin Viana, secretária de comunicação da região, compartilhou como podemos orar pela diretoria que já está trabalhando, guiará o evento e continuará a trabalhar nos próximos meses:

“Pedimos que orem pela [nossa] saúde física e emocional; [e por] sabedoria nas escolhas e fortalecimento na fé.”

No entanto, além das diretorias, os próprios Conselhos Regionais precisam de nossa intercessão. Mesmo um evento menor como esse, de dois a quatro dias, pode gerar dificuldades. Marylin comenta que uma das maiores complicações é a distância e o deslocamento, além da captação de recursos para pagarem a viagem.

 

Ore para que os estudantes levantem os recursos necessários e façam uma viagem segura até o local dos Conselhos Regionais por todo o Brasil.

E as bênçãos são muitas! Marylin conta: “Apesar de diversos relatos de dificuldades pré-Conselhos Regionais, todos eles vem com relatos das vitórias… E é justamente esses testemunhos que fortalecem uns aos outros. Poder nos reunir como região mostra que o movimento está vivo e atuante. É muito gratificante encontrar as carinhas novas, todas são respostas de oração. Cada estudante, principalmente os novatos, retorna aos seus grupos locais com um novo gás, isso é ótimo! Influencia no modo como lidam com as atividades administrativas. [Eles também] levam novas ideias a partir do compartilhar dos demais grupos, e as relações de amizades se estreitam”.

 

Ore para que Deus use os Conselhos Regionais e os relatórios apresentados para contar histórias da missão nas escolas, universidades e mercado de trabalho, compartilhando ideias de atividades e encorajando uns aos outros.

Entre outros motivos, Marylin pediu que oremos “para que Deus esteja a frente de cada decisão, votação, conversa e momentos diversos”. A boa administração do movimento é como abrir o caminho para que a missão aconteça. Ela também nos lembrou de intercedermos para “que durante a exposição das finanças [da região], os grupos possam se sentir impelidos a contribuir e compreendam as questões e necessidades do movimento em âmbito regional e nacional”.

 

Ore pelas discussões e decisões. Ore para que Deus dê aos participantes o desejo de contribuir em serviço e financeiramente, para que se conscientizem quanto às necessidades de suas regiões.

Com grupos tão diversos Brasil afora, ela também pediu oração “pela unidade e fortalecimento da região [Nordeste]”, mas podemos estender isso para todo o país. O Conselho Regional também é um momento em que novos grupos encaminham pedidos de filiação e podemos ver o crescimento do corpo da missão estudantil.

Ore, por fim, para que possamos viver como um só corpo e para que Deus envie mais trabalhadores para o campo missionário estudantil.

Gostou do conteúdo?

Compartilhe nas redes sociais e faça mais pessoas conhecerem a ABUB.