ABUB, juventude e políticas públicas!

A ABUB integra o Conselho Nacional de Juventude (Conjuve). Ore para que sejamos um conselheiro que anuncia e vive a justiça do Reino de Deus!

Por Morgana Boostel

Desde 2008 a ABUB integra o Conselho Nacional de Juventude, órgão consultivo da Secretaria Nacional da Presidência da República. No final de 2009, a ABUB foi reeleita para o biênio 2010-2011.

O Conjuve é espaço de diálogo entre a sociedade civil, o governo e a juventude brasileira. É um órgão consultivo e tem por objetivo assessorar o governo federal na formulação de diretrizes da ação governamental; promover estudos e pesquisas acerca da realidade socioeconômica juvenil; e assegurar que a Política Nacional de Juventude do Governo Federal seja conduzida por meio do reconhecimento dos direitos e das capacidades dos jovens e da ampliação da participação cidadão.

O Conjuve é formado por representantes do poder público e da sociedade. Pelo poder público participam 20 membros dos ministérios que desenvolvem programas e ações voltados para a juventude, representantes do Fórum de Gestores Estaduais e da Frente Parlamentar de Políticas Públicas de Juventude.

A sociedade civil é representada por 40 membros e participa por meio de entidades, movimentos sociais, redes de jovens, e de organizações não-governamentais que trabalham com os mais diversos segmentos juvenis e de especialistas na temática do juventude. A ABUB integra o conselho na cadeira de juventudes religiosas.

Como cristãos, precisamos viver o Evangelho de forma integral e assumir nossas responsabilidades perante a sociedade. Nosso testemunho deve compreender todas as nossas ações (orar, anunciar verbalmente, agir). Nosso envolvimento com o meio em que vivemos deve revelar nossa busca incessante pela manifestação do Reino de Deus neste mundo.

Devemos buscar a justiça, denunciar a exploração e a exclusão, defender o oprimido e lutar pelo reconhecimento da dignidade de todos os homens e mulheres, independentemente da religião que professem, da etnia a que pertençam, da orientação sexual que sigam, do lugar em que vivam ou da idade que possuam, pois fomos TODOS feitos à imagem de Deus e TODOS merecemos ser tratados com dignidade e amor.

A evangelização e o envolvimento sócio-político fazem parte do dever cristão e ambos se complementam, pois a fé sem obras é morta. No Pacto de Lausanne lemos:

“[evangelização e envolvimento sócio-político] são ambos necessárias expressões de nossas doutrinas acerca de Deus e do homem, de nosso amor por nosso próximo e de nossa obediência a Jesus Cristo.” A responsabilidade social cristã – Pacto de Lausanne

Por isso, ressaltamos aqui a importância do envolvimento sadio da juventude evangélica neste processo de discussão, elaboração e implementação de políticas públicas de/para os jovens em nosso país. Temos muito a contribuir e somos chamados para fazer diferença em nosso meio.

 

Agradeçamos:

  • Pela participação da ABUB nesse importante espaço desde 2008.
  • Pela aprovação de marcos legais (Proposta de Emenda Constitucional da Juventude) no legislativo. Com este avanço, a juventude será pensada independente de quem estiver no poder. Veja este artigo sobre a aprovação.

 

Orem e lutem por:

  • Efetivação das políticas de juventude em nosso país, para que todos os jovens brasileiros tenham acesso aos mesmos direitos.
  • Pelo envolvimento de mais abuenses nos conselhos e fóruns municipais e estaduais;
  • Pelas representantes da ABUB no CONJUVE, Morgana Boostel e Márcia Aguilar.

 

Joelhos dobrados, páginas abertas – Oremos pela ABU Editora!

Estamos muito gratos a Deus pela maneira como mobilizou tantas pessoas durante o Congresso Nacional, em julho, a intercederem e se envolverem com a nossa editora! Ore conosco pelos grupos de voluntários que se dispuseram a servir na Missão junto à ABU Editora durante esse semestre: que eles sejam capacitados pelo Espírito Santo ao desempenharem suas tarefas e ao encorajarem outros a também fazer o mesmo!

Gostou do conteúdo?

Compartilhe nas redes sociais e faça mais pessoas conhecerem a ABUB.