Uma só missão: reconciliação

“Portanto, se alguém está em Cristo é nova criação. As coisas antigas já passaram; eis que surgiram coisas novas! Tudo isso provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por meio de Cristo e nos deu o ministério da reconciliação(…)” II CO 5:8 – NVI

Ainda estamos em junho, mas as férias já chegaram para muitas universidades e escolas. Neste tempo de pausa, centenas de estudantes dedicarão parte de seu descanso para os Cursos de Férias, cujo tema baseado em II Coríntios será “Uma só missão: Reconciliação”.

“Tentando ser sucinta, eu diria que, quando penso em Curso de Férias, penso em reflexão profunda. Mergulho na Palavra de Deus. Imersão. E uma imersão não apenas individual, mas também coletiva, com diversos outros companheiros. Um aprendizado que não “fica para trás”: é levado no coração e, pela misericórdia de Deus, se torna em prática a cada dia… não apenas em meio ao movimento da ABUB, mas na vida como um todo”, compartilha a estudante Rute Curvelo da ABU Macaé (RJ).

Os Cursos de Férias ocorrem em sete cidades, nas diferentes regiões que formam a ABUB:

14 a 21 de junho em Lavras (MG) – Minas Gerais
16 a 22 de junho em Seropédica (RJ) – Leste
16 a 22 de junho em Blumenau (SC) – Sul
12 a 19 de julho em Jataí (GO) – Centro-Oeste
20 a 27 de julho em Bauru (SP) – São Paulo/Mato Grosso do Sul
26 de julho a 01 de agosto em Teresina (PI) – Norte
26 de julho a 02 de agosto em Igarassu (PE) – Nordeste

A secretária de formação, Nilsa de Oliveira, fez uma breve apresentação do livro tema e propósito deste encontro:

“Os coríntios receberam duras palavras de exortação, que os entristeceram, mas elas geraram arrependimento e maturidade, fizeram deles líderes-servos. Somos desejosos de líderes assim, de cristãos maduros, edificados e santificados por meio de Cristo. Pensamos em II Coríntios especialmente pelo exemplo do ministério de Paulo a partir do seu relacionamento com Cristo, pelo papel de proclamador da reconciliação, pois nele temos o exemplo de uma liderança que persevera com ousadia, porque ele sabe quem o capacita para o ministério”.

Em Jataí, Blumenau e Teresina também ocorrerão Conselhos Regionais (evento administrativo/planejamento da missão estudantil) e/ou Encontros Regionais de ABS (estudantes de ensino médio, com programação especial para os adolescentes).

Esperamos que os Cursos de Férias sejam encontros verdadeiros com Deus e auxiliem os estudantes em suas vivências nos campi e escolas. Esta foi a experiência da estudante de Assis (SP), Natália Custódio:

“Em 2012 fui ao meu primeiro Curso de Férias, em que estudamos o livro de Tiago. Eu estava em uma fase muito complicada e me sentia frustrada, deprimida e muito distante de Deus, apesar de continuar indo à igreja. Quando começaram as exposições do Phil Rout [obreiro da região SP/MS] sobre um livro tão desafiador como Tiago, me senti incomodada em relação a minha postura diante de Deus – tão legalista e muitas vezes falsa. Senti que precisava mudar. Ou eu mudava ou eu seria sempre uma religiosa que vivia de aparência.

Foram quatro dias assim até que eu pedi para a Aline Cavalcanti [obreira da região SP/MS] ler o que havia escrito, uma espécie de confissão/desabafo de tudo o que eu estava sentindo e vivendo e nós passamos quase toda a tarde. Senti que os pesos e nós do coração foram embora. Depois de muito tempo me senti livre e bem de novo. Costumo dizer que foi neste evento que me converti de verdade”, relata.

Interceda pelos Cursos de Férias. Que o Espírito Santo conduza os estudantes à compreensão do ministério da reconciliação e que eles se sintam encorajados pelo testemunho de Paulo – seja por meio do que ouvirão de II Coríntios, oficinas, palestras, oração e momentos de comunhão. Ore também pelas questões práticas que envolvem a organização, como recursos financeiros, segurança, alimentação, dentre outros. Há muito trabalho para quem está à frente destes Cursos de Férias. Que Deus os sustente e lhes dê ânimo novo.

Gostou do conteúdo?

Compartilhe nas redes sociais e faça mais pessoas conhecerem a ABUB.