Entre nós

Servindo a comunidade no acesso à universidade!

Camila Reis
Turismóloga, ex-abeuense de Caratinga (MG))
Eliezer Silva
Estudante de Engenharia da Computação
Vice-presidente da ABUB/Leste

Um caderno de anotações passadas. Nas folhas encontram-se percepções e sonhos de um grupo, a ABU São Mateus (ES), cultivados e compartilhados em uma reunião realizada no dia 25 de outubro de 2010. Revisitam-se lembranças e emails trocados naquele processo:

A proposta da reunião hoje é olharmos para a realidade de São Mateus e nos voltarmos para as pessoas e suas necessidades. Com certeza seria um grande passo sairmos desta reunião com uma carta de intenções do grupo (...) "os sonhos", que como grupo temos, visando manifestar o Reino deste Rei que reconcilia o homem com Deus, consigo mesmo e com a natureza através de Cristo. Assumindo nossa posição de agentes de um novo Reino dentro da Universidade, e criando uma ponte entre a Universidade e a Cidade”. (Eliezer Silva)

Nossas expectativas centravam-se em transformar em ações aquilo que o evangelista João escreve na sua segunda carta: “Filhinhos, não amemos de palavra, nem de língua, mas por obras e em verdade”.

Então, ao assumirmos nossa posição de servos, as necessidades foram identificadas, e de fato a criação geme, carecendo da manifestação da Graça do Pai. Orações foram feitas Àquele que nos convoca continuamente a amar por obras e em verdade. E Ele, que sonda os corações, e traz à realidade as coisas que ainda não existem, como aquelas que foram sonhadas por esse grupo de estudantes um tempo atrás, foi conduzindo a história, abrindo caminhos, estreitando relacionamentos entre o Grupo Base, a Universidade e a Comunidade local e trouxe à existência o Prevest ABU São Mateus.

Em junho de 2011, iniciamos nossos primeiros passos em uma trilha, que cremos ter sido desenhada e iniciada tempos atrás. A Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) que tem sido uma grande parceira disponibilizou uma sala; professores surgiram, com ou sem experiência em sala de aula, mas com disposição em compartilhar conhecimento, trocar experiências, mostrar um caminho possível de ser trilhado, também, por aqueles que não dispõem de recursos financeiros para tal. E, acima de tudo, compartilhar o amor de Cristo.

[foto: estudantes da ABU São Mateus em um treinamento de missão estudantil]

Aplicamos uma prova de seleção, pois tivemos que limitar as vagas, e a demanda foi grande! Alunos da rede pública fizeram a prova, e para nossa surpresa, as notas obtidas revelaram a importância e necessidade de ajudá-los. As notas não foram boas, mas deram sentido e significado ao trabalho iniciado. Eles carecem, também, deste espaço de estudo, e que seja este um dos meios que os possibilitem o ingresso em uma Universidade Federal.

E assim, a ponte entre a Universidade e a Cidade, sonhada tempos atrás, tem sido construída, dia a dia, para honra e glória Dele! Que ela seja uma via de mão dupla, por onde passam estudantes a caminho da universidade e daqui há algum tempo profissionais a caminho da comunidade e a serviço do Rei. Esperamos ser um meio para promoção do conhecimento, com qualidade. Desejamos marcar a história dos 36 alunos aprovados, jovens que têm tirado um tempo para se preparar para a vida acadêmica e a todos os outros que virão...

Mas muito mais que isso, oramos e trabalhamos para que seja também um tempo em que Cristo se torne conhecido através de nós e do nosso serviço a eles. Que eles se sintam valorizados e amados, por nós, que já recebemos o amor e a valorização por meio Daquele que de verdade nos amou e por nós se entregou.

* O cursinho pré-vestibular começou dia 01 de junho e tem aula às segundas, quartas e sextas-feiras em sala disponibilizada pela Universidade Federal do Espírito Santo - Campus São Mateus. Ao todo são 10 professores voluntários: 8 estudantes da ABU e 2 professores universitários.

Nenhum Comentário

Comentar

O conteúdo deste campo é privado não será exibido ao público.
CAPTCHA
O teste abaixo serve para verificar se você é um ser humano e para prevenir submissões automáticas de spam.