Blog da ABUB

11/11 | Todos por um

Semana da Generosidade: Entre os dias 7 e 13 de novembro de 2019 realizamos esta campanha para meditarmos sobre a generosidade bíblica e crescer enquanto indivíduos e um movimento missionário generosos. Em recursos, compartilhamos um material que os grupos podem aplicar ao longo dessa semana. Aqui no blog e nas redes sociais, haverá um texto diferente para cada dia. Acompanhe! Seja generoso!

Por Brendon Figueiredo, da ABU Itabira (MG)

A sociedade caminha a passos largos para um individualismo exacerbado, ao qual se aplica bem o ditado popular “cada um por si e Deus por todos”. O evangelho, entretanto, nos diz o contrário. Fazemos parte de algo maior, algo em que o ditado que se encaixa melhor é “um por todos e todos por um”. É aí que encontramos terreno para viver a generosidade.

Ao dizermos “todos por um” percebemos implícita a ideia de pertencimento, um propósito que une a todos, que nos leva a cooperar uns com os outros. No texto de Romanos 16, por exemplo, Paulo agradece diversos nomes. Grande parte não são famosos no meio cristão, mas todos têm algo em comum: ajudaram Paulo em sua missão. Em diversos níveis e de várias maneiras essas pessoas foram generosas com ele. Algumas deram comida, outras, abrigo. Na caminhada estudantil também é assim: nem sempre o nosso nome será o de destaque, mas Deus nos impulsiona a sermos generosos da mesma maneira.

A generosidade é um chamado de Deus para nós, cristãos. Em 2 Coríntios 9:11, Paulo diz: “Vocês serão enriquecidos de todas as formas, para que possam ser generosos em qualquer ocasião e, por nosso intermédio, a sua generosidade resulte em ação de graças a Deus” (NVI). Ou seja, tudo o que temos é a serviço do Reino. Deus nos dá não para que retenhamos, mas para que jorremos ao nosso redor.

Enquanto estudante, há diversas situações ao nosso alcance para desenvolvermos a generosidade. Assim como fazia a igreja primitiva, na qual todos compartilhavam de tudo entre si, nosso tempo, nossos dons e também nossas finanças devem estar a serviço do Reino no contexto estudantil.

Romanos 12:1-2 diz que não devemos nos conformar com este mundo, e sim transformá-lo. Para nós, estudantes, uma das maneiras de praticar isso é sendo generosos por meio de nossas vidas. Em Cristo, somos protagonistas do movimento estudantil, e nele há um leque de maneiras de transmitir a generosidade de Cristo. Como você pode ser generoso em seu contexto?

Nenhum Comentário

Comentar

O conteúdo deste campo é privado não será exibido ao público.
CAPTCHA
O teste abaixo serve para verificar se você é um ser humano e para prevenir submissões automáticas de spam.