Blog da ABUB

Dia Mundial do Estudante? Como participo?

O Dia Mundial do Estudante é uma iniciativa da Comunidade Internacional de Estudantes Evangélicos (IFES, na sigla em inglês). Na sexta-feira 18 de outubro de 2019, movimentos missionários estudantis como o nosso se reunião por todo o mundo para orar uns pelos outros! Em contextos polarizados, este ano o tema será “Uma nova humanidade”, em oração para que a unidade dos estudantes cristãos de todos os povos, origens e denominações ilumine os campi e escolas e que o evangelho quebre barreiras para que mais estudantes façam parte do corpo de Cristo! No site da IFES (inglês, espanhol ou francês), você pode marcar que estará orando, escolher um país para orar, além de enviar e baixar cartões de oração de grupos de todo o mundo.

Quer saber mais o que fazer? Confira abaixo o relato e as dicas do grupo da ABU Juiz de Fora (MG).


Relato do Dia Mundial do Estudante

*Por Joubert Costa, participante da ABU Juiz de Fora (MG) e estudante na UFJF

Em 2018 nós da ABU Juiz de Fora (MG) fizemos uma programação especial para o Dia Mundial do Estudante, pois o grupo local compreendeu a importância de estarmos orando e intercedendo pelos estudantes espalhados pelo mundo que tem aceitado o desafio de serem missionários em seu contexto acadêmico. Ela aconteceu no horário do encontro do grupo local, no apartamento de um dos membros. Foi muito especial, pois estavam conosco Rakel e Sofie, duas intercambistas da NKSS Noruega que passaram seis meses conosco.

Cantamos algumas canções e tivemos um período separado para orarmos pelo movimento estudantil espalhado pelo mundo. Nós pegamos alguns pedidos de estudantes do mundo todo no site da IFES: imprimimos as fotos disponíveis e traduzimos os textos com os pedidos e agradecimentos dos estudantes de grupos como a ABUB em todo o mundo. No dia, nos dividimos em grupos menores e cada grupo ficou responsável por ler e orar por um grupo de um país. Oramos por pedidos de estudantes da Serra Leoa, Espanha, Singapura, França, Lituânia e Noruega. Após a oração, cada grupo falou um pouco sobre o movimento pelo qual orou.

Foi uma experiência muito gratificante, poder orar por estudantes que nem conhecemos, mas que têm passado por muitos desafios e experiências semelhantes aos nossos. Ao final, ministrei uma rápida exposição e reflexão bíblica baseada em Mateus 16:24-28, em que Jesus nos convida a negarmos a nós mesmos, tomarmos nossa cruz e segui-lo, e encerrei compartilhando sobre a história de dois jovens moravianos.

Que legal! Agora quero organizar o Dia Mundial do Estudante! Como preparo?

Uma sugestão para a preparação é orar antes, combinar um dia e horário, divulgar e convidar outros estudantes que talvez ainda não conheçam a ABUB, e usar o material disponibilizado pela IFES para oração e leitura.

E quais atividades podemos fazer?

Minha sugestão é traduzir e imprimir os pedidos disponibilizados no site da IFES junto com as fotos, se dividir em grupos e distribuir um pedido para cada grupo. Ao final compartilhar rapidamente sobre o pedido que vocês oraram. Vale muito a pena conhecer um pouco mais do que outros estudantes têm vivido ao redor do mundo e poder orar pela vida deles!

O material que a IFES disponibiliza é muito útil, pois compila cartões de oração com pedidos e agradecimentos de estudantes dos mais diversos grupos universitários cristãos espalhados pelo mundo. Este ano também há perfis com dados das regiões. Navegue pelo site para descobrir o que mais há! O material é acessível, muito claro, objetivo e prático para organizar dinâmicas de oração e intercessão!

Nenhum Comentário

Comentar

O conteúdo deste campo é privado não será exibido ao público.
CAPTCHA
O teste abaixo serve para verificar se você é um ser humano e para prevenir submissões automáticas de spam.