Blog da ABUB

Creio porque é absurdo!

Thárik Uchôa - ABU Goiânia
Estudante de Direito

“Credo quia absurdum”
“Creio porque é absurdo!”

Esquivando-me do contexto, a frase exposta por Tertuliano de Cartago, escritor cristão do século III, contém em si um princípio do Evangelho: o absurdo.

O absurdo sobressalta os olhos, sobressalta a concretude, coloca-nos boquiabertos, coloca-nos diante do Sagrado, perante o qual a única coisa possível é tirar as sandálias, tirar o utensílio que se conFORMA aos nossos pés e mergulharmos na imensidão do Divino com os pés nus no chão. É como se ouvíssemos o apóstolo Paulo, grande expoente do cristianismo, dizendo “Porque os judeus pedem sinal, e os gregos buscam sabedoria. Mas nós pregamos a Cristo crucificado, que é escândalo para os judeus, e loucura para os gregos.

Escândalo, absurdo, loucura...Tudo em conexão com a fé, essa mesma fé que justifica Abraão em meio ao dissabor de um pai que recebe a solicitação de sacrificar o “filho da Promessa”.

Para um descrente um baita absurdo.

Logo, a fé perpassa por isso mesmo:a  loucura. Não devaneio ou delírio, mas a loucura da confiança em Deus, diante da impossibilidade de uma solução.

Assim, a vida em suas disparidades por vezes apresenta o Mar Vermelho e nesse momento a única coisa que se pode fazer é acreditar que o bordão estendido vai abri-lo. Ou ainda, crer que cuspe e barro (lodo) vão nos fazer ver, já que apresentamo-nos cegos desde o nascimento.

Desse modo, o ser humano pode encontrar diversos meios racionais para sua suposta confissão de fé cristã: desde o preservar uma tradição familiar; ou pelo caráter moral de Cristo - como Thomas Jefferson, terceiro presidente dos EUA, pretendeu ao escrever “A bíblia de Jefferson”.

Mas enquanto o absurdo verdadeiramente não penetrar na consciência do indivíduo, tudo não passa de opacidade ou vazio de significado. “A saber: Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo.”

O coração deve estar verdadeiramente inclinado ao absurdo da ressurreição, do contrário, será apenas o balbuciar de palavras.

Tags:

4 Comentários

letra de uma das minhas musicas

Eu li o texto, e estou muito esperanço, pois sou compositor cristão,e fiz uma musica sobre Absurdo mas quando estudei o sentido da palavra Absurdo,fiquei em duvida se posso usa-la na canção,queria muito entrar em contato com o autor do texto alguém pode me inoformar o contato dele? vou postar a canção aqui, e queria que vcs me dessem a opinião sobre a letra,pois estou em conflito se posso usar a palavra absurdo ou não vejam:O NATURAL É ACEITAR QUE ACABOU ABANDONAR O QUE SONHO PRA NÃO SENTIR TODA ESSA DOR MAS USE A FÉ QUE TE RESTOU DEUS SE AGRADA DE UM CLAMOR DEUS VAI FAZER ACONTECER,O ABSURDO,BASTA EU CRER DEUS VAI ALÉM ,COMO NINGUEM FAZ DO IMPOSSIVEL MAIS UM CAMINHO ESTOU SEGURO NADA PODE IMPEDIR TEU PODER FAZ MARAVILHAS ME INSPIRA A VENCER

Sábias e lindas palavras!

Sábias e lindas palavras!

Concordo com você

Obrigado pelo mimo! Obrigado por passar o tempo falando sobre isso. Eu sinto fortemente sobre isso e realmente gosto de ler mais sobre este assunto. Dresses

Maravilhoso texto. Exelentes

Maravilhoso texto. Exelentes palavras! Que o conformismo deste século não desacredite os jovens que optaram pela 'loucura' de servir ao único Deus, o Deus do improvável, o Deus do impossível. Que Deus abençoe este ministério, é o que desejo de todo meu coração. Henrique Dantas - Direito/UFG

Comentar

O conteúdo deste campo é privado não será exibido ao público.
CAPTCHA
O teste abaixo serve para verificar se você é um ser humano e para prevenir submissões automáticas de spam.