Conexão ABU e Rede Fale: métodos diferentes, a mesma visão

Por Elias Albuquerque, ABU Marabá, Rede Fale e Elites (Equipe Líder em Trabalhos Ecológicos e Sociais)

Vários fatores podem contribuir para uma excelente parceria entre organizações, mesmo que elas tenham uma missão aparentemente diferente.

Possuir princípios em comum é um destes fatores “excelentes”.

Para exemplificar uma parceria que tem várias conexões e tudo para dar certo, pode-se considerar a ABU e a Rede Fale.

Em Marabá no Pará, a ABU sempre teve em seus estudos e trabalhos a preocupação em abordar assuntos de justiça social. A primeira vez que aconteceu foi no ano de 2003, quando Alexandre Rosa, um dos membros fundadores do grupo, junto com uma equipe,  entrou na sala de aula onde estudava e começou a falar sobre a exploração sexual de menores e a distribuir folhetos que abordava a questão.

Por isso, quando entrei na ABU, foi fácil assimilar a relação de trabalho com questões sociais e ambientais.

O fato é que o cristão não vai permanecer para sempre na universidade. Logo, se o abeuense vê o trabalho da evangelização como sendo algo que termina na academia, tem-se a possibilidade de acomodar-se depois de formado. Mas quando o grupo de ABU trabalha na perspectiva do Reino, entende-se que a visão da ABU é conectada à da Rede Fale.

O coordenador regional da Rede Fale no Pará,  Carlos Eduardo, e que já fez parte da ABU, sempre fala que o propósito da universidade não é o de formar pessoas para o mercado de trabalho. E sim o de formar pessoas com habilidade e aptidão em determinado setor para ajudar a sociedade progredir. O salário é uma forma de gratificação por um trabalho prestado à sociedade e não se  limita a relações mercadológicas. Se assim for, o ser humano deixa de ser pessoa e passa a ser “oportunidades para se enriquecer”, valendo o que tem, não o que é.

Por isso, quando se entende que o trabalho da ABU e da Rede Fale estão na perspectiva do Reino, o cristão desde a Universidade facilmente conectará os conhecimento em determinada área científica com sua fé e com sua atuação profissional.

Enquanto abeuense está dando uma resposta para os outros universitários, mostrando que é diferente e que se importa com as pessoas. E enquanto ‘falante’ está reunindo os conhecimentos adquiridos na academia e na ABU para dar uma resposta a sociedade, em todos os setores, seja ambiental ou social.

Por exemplo, um estudo bíblico no campus que aborda alguns versículos que falam de questões de justiça social pode ser trabalhado em harmonia com os projetos da Rede Fale. Logo tem-se a seguinte equação: estudo bíblico + questões de justiça social = Reino de Deus.

Se você entendeu que o Reino se manifesta e que ele já chegou, entenderá que tanto a ABU quanto o Fale trabalham para o Reino, que podem caminhar juntos com modos de trabalho diferentes, com metodologias diferentes, mas com a mesma visão, a visão do reino, onde com a mesma ferramenta do Estudo Bíblico Indutivo pode se abordar a justiça social (Fale).

Você que é cristão, universitário e tem sede de justiça, bem-vindo à ABU e Rede Fale. O trabalho não parou, o combate não cessou, a luta continua contra tudo aquilo que escraviza o homem.

Gostou do conteúdo?

Compartilhe nas redes sociais e faça mais pessoas conhecerem a ABUB.