Eventos

Eventos do último bimestre

Data: 
05/11/2020 - 19:00 - 12/12/2020 - 18:00

Dando continuidade ao tema que trabalhamos em outubro, em novembro e dezembro traremos aspectos práticos da vivência missionária por meio de oficinas e eventos online. Confira abaixo a agenda completa deste último bimestre.

Todos os horários citados são de acordo com a hora de Brasília. Todos podem se inscrever – participantes da ABUB ou não.

Para os eventos fechados, as inscrições serão feitas apenas pelos formulários cujos links estão abaixo. As oficinas possuem um único formulário; escolha todas as que você quer participar e inscreva-se de uma só vez.

Em alguns casos, as oficinas sugerem para efetivar a inscrição uma doação de R$ 7 ou mais para o Fundo Geral da ABUB. Essa doação não é obrigatória! Todos os que ministrarão atividades são voluntários e concordaram com essa oferta. Porém, se você não puder contribuir, nos escreva para que possamos lhe enviar um documento liberando-o do pagamento: abub@abub.org.br, (11) 93285-3368. Queremos que todos aproveitem!

Importante: nos formulários (exceto grupos de estudo bíblico) é necessário conta Google para respondê-los; neles há um link para fazer esta doação, depois de pagar baixe o comprovante (em pdf ou imagem de até 1MB) para anexar no formulário e enviá-lo. Sem essa conclusão (anexar comprovante e enviar formulário) sua inscrição não é confirmada e não temos como receber seus dados. Fazer o pagamento não conclui a inscrição! Na dúvida, entre em contato conosco.

Agenda geral

 

Eventos e links de inscrição

Eventos encerrados estão mais abaixo, caso queira saber o que já rolou.

25 de novembro - Entrevista sobre vivências missionárias com Nilsa de Oliveira e Natan de Castro

Evento ao vivo e aberto no nosso canal do YouTube, às 20h, esta entrevista levantará histórias de experiência do campo missionário para inspirar os estudantes. Na condução estará Higor Valin, que foi estudante na ABU São Paulo (SP), assessor auxiliar da região Centro-Oeste e hoje está mobilizando recursos para tornar-se obreiro desta mesma região. Os entrevistados, Nilsa e Natan, são secretários de formação do nosso movimento. Ela se graduou em economia doméstica e é mestre em tecnologia educacional em ciências da saúde, foi assessora da região Leste e participou da ABU Seropédica (RJ). Natan, que trará narrativas sobre pioneirismo, é formado em música e atualmente estuda teologia. Antes de ser secretário, Natan foi assessor da antiga região Centro-Oeste. Fique de olho no canal dia 25 às 20 horas para não perder a entrevista e enviar suas próprias perguntas!

1º de dezembro - oficina “Cuidado com a criação como semente de fé”

O evento, que será na terça-feira 1º de dezembro, das 19h às 21h, será apenas para os 50 inscritos neste formulário geral. Todos podem se inscrever.

Como cuidamos da criação de Deus enquanto cristãos? A oficina trará provocações, reflexões e nos desafiará na consciência de uma perspectiva de responsabilidade com a criação e o exercício da fé cristã. Repensar biblicamente nossa relação com o meio ambiente e nossas práticas de impacto.

Clique aqui para se inscrever.

Quem é? Graduanda em engenharia de alimentos na Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Jessica Nayara participou da ABU Uberaba (MG) e foi parte da dupla de 2019-2020 do intercâmbio ABUB-NKSS. Desde que retornou ao Brasil, Jessica tem apoiado a ABUB no diálogo com a temática cuidado com a criação.

4 e 5 de dezembro - minicurso “Pioneirismo na missão estudantil”

Esse evento nasce do diálogo entre as regiões Sul, Norte e Centro-Oeste, que se entendem prioritariamente como pioneiras na missão estudantil da ABUB. Partindo da compreensão de que o crescimento nessas regiões pode acontecer por meio do pioneirismo, iremos:

  • ouvir o que a Bíblia traz sobre o pioneirismo;
  • compreender maneiras práticas de realizar pioneirismo na missão estudantil;
  • ter momentos de oração;
  • e claro, diálogo e reflexão.

O encontro remoto iniciará na noite de sexta-feira, 4 de dezembro, e concluirá na manhã do sábado, 5. Haverá exposições bíblicas, oficinas, compartilhar e muito mais.

As inscrições podem ser feitas neste formulário específico.50 vagas disponíveis, com limites por regiões da ABUB (dez para cada uma das regiões organizadoras, cinco para as demais). Para mais informações, acesse pioneirismo.abub.org.br.

5 de dezembro - oficina “Planejamento para a missão em 2021”

Sentem-se perdidos com o futuro de seu grupo missionário estudantil? Às 16h do sábado 5 de dezembro (1h30 de duração), o engenheiro Denis Nakahara trará seu conhecimento do mercado de investimentos e da gestão de uma ONG de educação em São Paulo (SP) para uma oficina que instrumentalizará os grupos da missão estudantil a refletirem sobre como organizar suas atividades no próximo ano. Denis, que foi da ABU São Paulo (SP), nos dará essa oportunidade de ouvir outras experiências e nos preparar para trabalhar em 2021 com os recursos que temos. Terá 50 vagas.

Inscreva-se neste formulário geral (clique aqui!) para essa oficina.

Quem é? Denis participou da ABU São Paulo (SP) quando estudou engenharia de produção na Universidade de São Paulo. Pós-graduado em finanças corporativas pelo Insper, ele é sócio da MOV Investimentos e presidente da ONG Agente - Valorizando Gente. Possui 10 anos de experiência em corporate finance, M&A e investimentos em real estate e direitos de propriedade, tecnologia, energia renovável e agribusiness. Casado, gosta de correr, fazer trekking e café.

 

12 de dezembro - Sarau de encerramento e reunião de oração nacional

Às 15h desse sábado, teremos um encontrão nacional com até 100 participantes de todo o país. Com o objetivo de agradecer a Deus e lembrar do que ele nos ensinou este ano, acontecerá um sarau artístico de encerramento online. Como a oração é um elemento importante da missão, também teremos momentos de intercessão na programação.

Está no ar o edital para que os artistas possam se inscrever com suas expressões dentro de duas temáticas com três eixos cada. Em “Visão, vocação e vivência missionária” as artes buscarão resumir o tema trabalhado neste semestre no movimento. Já na linha “Lamento, gratidão e lições de 2020” trarão um balanço para que possamos seguir rumo a 2021 renovados e com a certeza da esperança em Cristo.

No site sarau.abub.org.br também um formulário específico para inscrição dos participantes, que deverão se preparar para estar presentes em vídeo via plataforma Zoom.

Fique atento às atualizações neste site (clique para ler mais e para se inscrever).

Eventos com inscrição encerrada

5 de novembro - oficina “Percebendo as necessidades ao meu redor: serviço em tempos de pandemia”

Das 19h às 20h30. Ministrada pelos participantes do Siga-me, Carol Lopes e Estêvão Marinato, essa oficina abordou uma perspectiva bíblica da percepção das necessidades ao nosso redor. Corriqueiramente, em meio à pandemia elas passam despercebidas aos nossos olhos. Na oficina, buscou-se entender as demandas dos nossos amigos, comunidade e sociedade, bem como foram sugeridas abordagens práticas que nos ajudem a agir com amor para com nosso próximo.

Quem são? Recifense de Olinda (PE), Carol é formada em medicina e tem servido ao longo de 2020 em Juiz de Fora (MG) como parte do programa de discipulado e serviço Siga-me. Estêvão é sua dupla, também dedicando-se à ABUB neste ano. Graduado em arquitetura e urbanismo, o carioca morou no Espírito Santo e estudou em Viçosa (MG).

6 e 7 de novembro - Encontro de Pesquisadores

Com o objetivo de aprofundar nosso trabalho no meio estudantil, realizamos um encontro virtual com pesquisadores acadêmicos. Participaram pesquisadores de iniciação científica, pós-graduação, independentes e professores, bem como interessados em adentrar na academia e refletir sobre esse espaço a partir da fé. Saiba mais sobre o evento neste link.

8 de novembro - palestra “A generosidade que completa o trabalho de Deus | SALVO

Assessora de mobilização de recursos, Tályta Alencar, deu esta palestra ao vivo (está gravada) no nosso canal no YouTube. A partir de Êxodo 36, a palestra aprofunda como Deus usa a generosidade em seu trabalho de transformar nosso coração e o mundo. A transmissão foi a abertura da nossa Semana da Generosidade -- confira abaixo mais informações Clique aqui para ver a palestra no YouTube.

Quem é? Tályta é formada em administração e participou da ABU Imperatriz (MA). Entrou para a equipe do escritório nacional como assessora de mobilização de recursos em 2012. Atualmente fazendo um MBA em gestão de projetos, em 2021 Tályta passará a integrar a equipe da secretaria executiva, liderança do movimento. Há alguns anos, ela tem abordado o assunto da generosidade nos encontros de formação e ajudado obreiros e estudantes a levantar apoio financeiro e mantenedores.

10 a 14 de novembro - estudos bíblicos Semana da Generosidade

Como podemos aprender sobre generosidade na Palavra de Deus e colocar esta característica em prática em nossa vida pessoal e em nossos grupos de ABS, ABU e ABP? Em diversos dias e horários ao longo dessa semana rolaram grupos de estudo bíblico indutivo (EBI) com abessenses, abeuenses e abepenses de todo o Brasil.

14 de novembro - oficina “Deus, o shabbat e eu”

Ministrado por Vaninha Ramos, a oficina traz uma abordagem equilibrada, reflexiva e bíblica acerca do shabbat como um princípio divino a ser seguido pela humanidade. Pensar em descanso numa sociedade que supervaloriza ter/produzir/consumir para ser configura-se como um ato de resistência, pois nos coloca no lugar para onde o Senhor nos convidou desde o Éden. O convite ao descanso é um convite à fé no Deus que trabalha para os que nele esperam. É uma atitude de submissão a Deus. É a convicção de que nele podemos encontrar abrigo, paz e descanso para o nosso corpo e nossa alma.

Quem é? Vaninha é professora de Língua Portuguesa e assessora da ABUB na região Nordeste. Ela mora em Aracaju (SE) e já deu várias versões dessa oficina, inclusive no Curso de Formação Missionária.

15 de novembro - oficina “Vivência transcultural: lições sobre um mochilão de volta ao mundo”

Katsue Takeda explica: “Desde pequena, quis viajar e conhecer diferentes culturas. No fim da faculdade, me vi no meio de uma crise existencial: ‘Onde é que está a vida abundante que Jesus ofereceu em João 10:10? Qual o propósito da minha vida?’. Finalmente, fiz uma viagem de volta ao mundo sozinha por quase um ano, cheia de perguntas na mochila. Nessa oficina, compartilharei algumas das lições aprendidas, especialmente relacionadas à missão de Deus em contextos transculturais e oportunidades de ações fora do Brasil.”

Quem é? Katsue estudou administração de empresas na Universidade de São Paulo e, além do mochilão, viveu por cinco anos na Ásia. Ela serve na Igreja Metodista Livre da Saúde, no movimento Frontiers e no movimento Vocare, do qual somos parceiros. Além disso, leciona no curso Perspectivas e na MEAB. Diverte-se com jogos de estratégia, trabalho e jogando tênis - não necessariamente sempre nesta ordem.

15 de novembro - lançamento Caderno de oração e estudo: consciência negra

O dia 20 de novembro foi Dia da Consciência Negra e, com a ajuda de participantes do antigo projeto ABUB Contra o Racismo, além da colaboração de outros abeuenses negros, lançamos este caderno com cinco pedidos de oração ilustrados que podem guiar cada dia da semana. Também há um estudo bíblico que foi aplicado em grupos nacionais (leia abaixo). Com este material, queremos encorajar o seu grupo a organizar conversas, reuniões de estudo e de oração sobre a situação dos negros e negras no Brasil e no meio estudantil. Confira aqui.

16 a 21 de novembro - estudos bíblicos Semana da Negritude

A Palavra de Deus diz que tratar pessoas com parcialidade, privilegiando uns acima de outros, é pecado (Tiago 2:8-9), mas em nossa sociedade ainda vemos racismo desde atos individuais até em diversas estruturas. Mesmo entre cristãos, muitos de nós desconhecem até a negritude presente na Bíblia. Aproveitando a reflexão maior do dia 20 de novembro, queremos convidá-los a estudar a temática em grupos com gente de todo o país.

Em diversos dias e horários ao longo dessa semana aconteceram grupos de estudo bíblico indutivo (EBI) com abessenses, abeuenses e abepenses de todo o Brasil.

Nenhum Comentário

Comentar

O conteúdo deste campo é privado não será exibido ao público.
CAPTCHA
O teste abaixo serve para verificar se você é um ser humano e para prevenir submissões automáticas de spam.